TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público

Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público

Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Contabilidade e Orçamento Público apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor

Anhanguera Educacional

2016

  1. O que é a Lei Rouanet?

É uma lei Federal nº 8.313/91, que incentiva a Cultura, popularmente conhecida como Lei Reounet, nome do ministro da Cultura, Sérgio Paulo Rouanet, e foi crianda durante o Governo Collor, no ano de 1991.

Foi por meio desta Lei que houve a criação do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), formado por por três mecanismos: o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Incentivo Fiscal (Mecenato), e o Fundo de Investimento Cultural e Artístico (FICART).

O PRONAC, tem como função principal, captar recursos para fomentar a atividade cultural e artística.

  1. De acordo com os textos lidos, quais as vantajens para as empresas que doam recursos para o desenvolvimento de projetos culturais?

A empresa que investir no desenvolvimento de projetois culturais tem o abatimento nos impostos de renda e podem utlizar sua marca na parte destinada a patrocinios, e tendo assim sua marca vinculada aos projetos.

Além disso, as empresas acabam patrocimnando gratuitamente, se for audiovisual investimento é 100% ressarcido, o investimento é feito antes e depois é ressarcido pelo governo.

  1. Na sua opnião, qual a importância da Lei Rouanet no desenvolvimento da cultura no Brasil. Esta lei é eficaz ou limitada?

É de grande relevnaica para a Cultura Brasileira, uma vez que mantém o mais forte e presente. Como reflexo dessa descentralização governamental e consequente transposição da responsabilidade para o empresariado, o setor cultural ficou enfraquecido e a criação da Lei Rouanet tinha objetivo de resguardar as consequências da avalanche cultural importada que estaria por vir com o neoliberalismo implantado.

Além disso, direto para o setor cultural do Brasil, gernado e incentivando novas profissoes, os captadores de recursos, gestores cultural, produtores cultural.


REFERÊNCIAS

AVISBRASILIS, Avis Brasilis Comércio de Artigos Ecológicos, Culturais e Editora. Lei Rouanet. Vinhedo: AVISBRASILIS. Disponível em:< http://www.avisbrasilis.com.br/lei-rouanet>. Acesso em: 04 de Out. de 2016.

SILVA, F. C. S. Entendendo a Lei Rouanet. São Carlos: UFSCAR. Disponível em:. Acesso em: 04 de Out. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (164 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com