TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BSC Nas IES Públicas

Por:   •  2/9/2017  •  Artigo  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

Síntese sobre o artigo:

Competências e Estratégias Competitivas na Gestão Empresarial

Escrito por Roberto Scola

Acadêmico (a): Raquel Maria Berton

Curso: Administração

           Competências e Estratégias Competitivas na Gestão Empresarial

        Neste artigo o autor presenta um modelo alinhado de estratégia empresarial, processos internos e competências organizacionais, nas quais visam um crescimento empresarial sustentado.

        É o inicio de tudo para uma organização apresentar sua missão, sua visão e seus valores, estes três tópicos eram para ser a direção dessas empresas, segundo o autor “esses princípios norteados são importantes para focar, orientarem, motivar e instruir”. Porém com o passar esses princípios vão se perdendo de vista pelas empresas, ou seja, elas perdem o seu foco prejudicando assim o desenvolvimento da organização e muitas vezes levando-a ao fracasso. É muito válido se ter consciência do que seja estratégia, competência e processos internos para se mantiver um alinhamento coerente é importantíssimo para os gestores empresariais.  O autor apresenta vários autores que abordam o tema ”estratégia”, colocando um paralelo entre ideias, sendo possível observar qual a melhor se encaixaria para dentro de determinada organização. Entre os autores citados se observa que a finalidade da estratégia é atingir resultados, revelar o objetivo, o propósito e as metas da empresa. A estratégia também necessita de posicionamento, ou seja, encontrar uma posição em que a empresa consiga se defender contra as forças externas ou de influencia-las.  Porém a estratégia não é definida somete com conceitos básicos de estratégia genérica, ou de posicionamento, ela também se apresenta em outras abordagens como: estratégia empreendedora, sua essência é construir um significado para a estratégia, nesta abordagem o autor destaca que “a visão é a bússola que orienta a empresa para o futuro”. Sem visão como saber se a organização esta atingido a metas e os resultados almejado? É preciso ir além, buscar mais um conceito de formulação de estratégia, por exemplo: a ideologia central, características duradouras da organização, ser fiel a sua ideologia central, pois é a partir dela se criam metas que estimulam o crescimento.

        “Quando uma organização define seu posicionamento estratégico, sua ideologia central e sua visão estratégica, ela esta se esforçando para construir sua personalidade”, dentro desse contexto de identidade empresarial, é possível se deparar com mudanças de mercado, então é ideal que as empresas passam também repensar seus pressupostos. Apesar dos pressupostos empresariais conferirem foco, eles precisam ser revistos quando o contexto de mercado competitivo muda.

        “Em uma boa estratégia, as atividades se completam de forma a gerar efeito valor econômico”, a estratégia é bem sucedida através do desempenho de muitas atividades além da interação entre elas, quando essas atividades possuem compatibilidade existirá uma estratégia diferenciada caso contrario, não haverá sustentabilidade nenhuma.

        Alguns processos internos são importantes para empresa na escolha de sua estratégia de posicionamento, se a empresa escolhe uma estratégia voltada à liderança de custo, a empresa deve ter seus processos internos mais voltados a operações. Já se a empresa escolhe se posicionar com uma estratégia de diferenciação, ela deve ter seus processos internos mais voltados à inovação, criar novos conceitos, novos produtos.  Já a empresa que direciona sua perspectiva na estratégia de enfoque, ela deve se voltar a atender clientes específicos, satisfazer e até antecipar as necessidades dos clientes. A escolha da estratégia sempre deverá ser acompanhada por um processo interno fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com