TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas De Gestão: Balanced Scorecard (BSC) E Seis Sigma

Ensaios: Ferramentas De Gestão: Balanced Scorecard (BSC) E Seis Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  1.773 Visualizações

Página 1 de 3

Valparaiso /GO

2012

Introdução

Seis Sigma, é uma iniciativa capaz de auxiliar no processo de melhoria contínua dos níveis de qualidade. Entendida como uma ferramenta estratégica de gerenciamento de processos e produtos, possibilita combinar melhoria de qualidade e otimização de resultados financeiros iniciou-se na história desta ferramenta de gestão e como ela revolucionou a gestão de qualidade da Motorola. A ferramenta de gestão Seis Sigma pode ser definida como uma estratégia gerencial de mudanças com enfoque na avaliação quantitativa de um processo em relação à qualidade, por meio da variação do resultado perceptível pelo consumidor. Assim como o BSC, a ferramenta Seis Sigma também serve ao processo de tomada de decisão organizacional.

Desenvolvimento

Seis Sigma - é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela MOTOROLA para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes, também tem como prioridade a obtenção de resultado de forma planejada e clara, tanto na parte de qualidade como financeira.O propósito maior é chegar a 3,4 defeitos por 1 milhão de oportunidades, que é representado pelo Seis Sigma. Numa escala de 1 a 6, quanto mais próximo de 6, melhor é o desempenho do processo.

São dois os métodos utilizados pelo Seis Sigma:

O DMAMC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), também conhecido como DMAIC, para melhoria de um processo já existente, e o DMEDI (Design, Medir, Explorar, Desenvolver e Implementar), para criação de um novo processo.

A estatística é um instrumento básico para a ferramenta Seis Sigma. Os métodos estatísticos são os mesmos utilizados por programas de qualidade, mas em Seis Sigma são aplicados de modo sistemático e ordenado para cada passo. Por fim, Seis Sigma pode proporcionar o sucesso sustentado, definir metas de desempenho comuns, identificar valor para os clientes, acelerar a melhoria, promover aprendizagem e executar mudanças estratégicas.

Hoje em dia no meio das empresas há competitividade e por isso não basta querer só agradar e satisfazer os clientes, hoje tem que encantá-los também e para ajudar nesta busca existe o Balanced Scorecard – BSC.

Para as empresas implantar a estratégia BSC, são 04 passos:

- Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da empresa definir indicadores ligados com objetivo da empresa;

- Comunicar e criar vinculações envolvendo as pessoas no processos BSC;

- Planejar e estabelecer metas, para que as pessoas se identifiquem e quais são as suas contribuições;

- A prender a receber o Feedback estratégico buscando melhorar conforme passado.

O BSC serve também como meio de comunicação e envolvimento das pessoas na empresa.

Tendo como uma grande empresa do setor automobilístico como exemplo ela afirma que, antes de implementar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com