TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CICLO HIDROLÓGICO: O QUE É , QUAL SUA IMPORTÂNCIA.

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO AMBIENTAL

MARCIO JOSÉ DE LIRA

CICLO HIDROLÓGICO:

O QUE É , QUAL SUA IMPORTÂNCIA.

[pic 3]

Arcoverde

2015

MARCIO JOSÉ DE LIRA

CICLO HIDROLÓGICO:

O QUE É , QUAL SUA IMPORTÂNCIA.

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental- Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Poluição e resíduos sólidos ,Química Ambiental, Recursos hídricos, ética, Politica e sociedade.

Orientador: Prof: Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima ,kenia Zanetti Molinari, Tais C. Berbet ,Maria Carolina de Araújo ,Vinicius P. Rincão.  

                                                         Arcoverde

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................5

2.1A IMPORTÂNCIA DO CICLO HIDROLÓGICO PARA A SOCIEDADE E PARA ATMOSFERA E QUAIS OS ITENS QUE O COMPÕE  .......................................6

2.2 RELACIONAR A AÇÃO ANTRÓPICA COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS E A POLUIÇÃO  INTERFERE NESTE CICLO E NA QUALIDADE DA ÁGUA ...........7

2.3 QUAL A IMPORTÂCIA DO CICLO HIDROLÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO LOCAL..........................................9

3 CONCLUSÃO  ..................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS................................................................................................12

 


1. INTRODUÇÃO                                                                                                              

                             

                                Este trabalho tem como objetivo discutir sobre os problemas ambientais, urbanos e de saúde pública especificadamente sobre o que é o ciclo hidrológico e sua importância e algumas sugestões de minha autoria do que poderá ser feito para evitar a poluição dos recursos hídricos .

2. DESENVOLVIMENTO         

                             

    O ciclo da água é o permanente processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso). A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração. A água, indispensável para a manutenção da vida, é encontrada na natureza e está distribuída nos rios, lagos, mares, oceanos e em camadas subterrâneas do solo ou em geleiras. O ciclo da água na natureza é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, visto que vai determinar a variação climática e interferir no nível dos rios, lagos, mares, oceanos. O calor irradiado pelo sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos ocorrendo o fenômeno da Evaporação. Nesse momento, ocorre a transformação do estado líquido da água para o seu estado gasoso, à medida que se desloca da superfície da Terra para a atmosfera. O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens ou nevoeiros. Neste momento, ocorre o processo de Condensação, ou seja, a transformação do estado gasoso da água para seu estado líquido, sendo as nuvens, as gotículas de água líquida suspensas no ar. Com muita água condensada na atmosfera, se inicia o processo de Precipitação, onde as gotículas suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva. Em regiões muito frias a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo. Quando o vapor de água condensado cai sobre a superfície terrestre, ocorre a Infiltração de uma parte dessa água que vai alimentar os lençóis subterrâneos .Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la a devolvem à atmosfera por meio do processo de Transpiração .A água também pode evaporar ou escoar sobre o solo e abastecer os rios, que deságuam em mares e oceanos, reiniciando todo o processo do ciclo da água.

2.1A IMPORTÂNCIA DO CICLO HIDROLÓGICO PARA A SOCIEDADE E PARA ATMOSFERA E QUAIS OS ITENS QUE O COMPÕE

               Água, molécula química H2O, é uma substância componente da hidrosfera presente nos três estados físicos da matéria em constante mudança: sólido, o gelo (com solidificação / fusão há 0°C), líquido (há temperatura ambiente, entre 21 e 23 °C) e gasoso, vapor d’água (normalmente ocorrendo com a evaporação).O ciclo desta substância é de extrema importância para a manutenção da biosfera, estabelecendo meios e condições fundamentais ao metabolismo dos seres vivos e contribuindo com as transformações estruturais do ambiente, por exemplo, processos erosivos e sedimentares da litosfera. A renovação cíclica deste recurso abiótico pode ser considerada conforme dois aspectos: a partir de um processo cíclico curto (pequeno ciclo) ou por um processo cíclico longo (grande ciclo). No pequeno ciclo, com implicações puramente temporais (temperatura, umidade e zonas de pressão), destaca-se principalmente a periodicidade pluvial (as chuvas), submetendo a água contida nos ambientes aquáticos (lagos, rios, oceanos e geleiras), a processos de evaporação. O vapor, atingindo as mais elevadas camadas da atmosfera, condensa-se formando as nuvens. Por consequência da condensação retorna à superfície terrestre (percolação) na forma de gotículas, flocos de neve ou partículas de granizo. No grande ciclo, bem mais complexo, é considerada a colaboração tanto dos animais quanto dos vegetais. Mecanismos de hidratação (absorção de água), transpiração (secreção) e respiração (obtenção de energia) dos organismos, geram concentrações relativas dependendo da amplitude de um ecossistema, provocando déficit ou acréscimo hídrico considerável. A transpiração ocorrida nas folhas das plantas (transpiração estomática), além de proporcionar pressão de sucção nos capilares do xilema (vaso condutor de seiva bruta), incidindo na absorção de água do solo, devido à capacidade absorvitiva da radícula, realiza concomitantemente a fotossíntese. Em animais, a aquisição de um teor hídrico favorável às reações orgânicas, é estabelecida através da ingestão direta de água ou indireta na composição dos alimentos, devolvendo gradativamente ao meio, à medida que se faz necessária, excreção fisiológica, seja pela urina, pelo ato de defecação (nas fezes) ou pela sudorese (transpiração). A maior parte da água existente no planeta encontra-se no estado líquido. Cerca de 97% do total da água está nos oceanos, e cerca de 2% está nas calotes polares e glaciares, no estado sólido. Os cerca de 1% restantes estão distribuídos pelos lagos, rios, lençóis freáticos, nos seres vivos (uma percentagem ínfima) e como humidade no solo e na atmosfera.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com