TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Projeto de pesquisa: CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

Você sabia que a Administração Financeira existe desde antes da existência do homem? A função financeira se desenvolveu quando as trocas surgiram como meio de garantir a realização de necessidades e desejos. Os ganhos e as perdas decorrentes da troca sempre aconteceram mesmo antes do surgimento da primeira moeda. As civilizações se faziam valer dos cambos entre mercadorias e produtos como meio de pagamento da própria relação de troca estabelecida. A rigor finanças como conhecimento e ciência apenas foi reconhecida em decorrência das consequências oriundas da Revolução Industrial ocorridas no século XVIII, portanto aquilo que antes só ocorria nas relações de trocas entre poucos passou a uma escala mais ampla com o dinheiro assumindo um importante papel na evolução do homem e da sociedade. Desta forma os negócios e seus empreendedores puderam se beneficiar com o desenvolvimento das ciências empresariais, mas precisamente com advento da Administração Financeira. Após esse breve relato, podemos afirmar que nos dias de hoje uma empresa deve ser entendida como um ambiente integrado e sistêmico cabe ao administrador procurar suportes científicos e técnicos que as outras áreas de conhecimento viabilizam, também cabe mencionar que é improvável a qualquer empresa uma pequena dose de sucesso sem ao menos considerar a interdependência entre três importantes áreas do conhecimento: a Administração neste caso a financeira, a Economia e a Contabilidade. Dentro deste contexto a economia através da macroeconomia e da microeconomia assume importante papel financeiro das empresas. A contabilidade também tem seu papel junto ao administrador financeiro da empresa, ao contador cabe à atribuição de coletar e apresentar os dados financeiros, só assim com base na analise desses dados o administrador tomara suas decisões.

De uma forma resumida podemos dizer que o administrador financeiro possui três funções primordiais: a analise e planejamento financeiro da empresa, a administração da estrutura de ativo da empresa e a administração de sua estrutura financeira. Enfim podemos dizer que o principal objetivo da função financeira de uma empresa é de garantir a maximização dos resultados sem comprometer o grau de liquidez, ou seja, rentabilizar ao máximo os investimentos feitos pelos sócios sem que haja comprometimento da liquidez de curto, médio e longo prazo.

1. CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A Administração Financeira e Orçamentária esta presente em todos os setores funcionais da empresa onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setor, ou avaliar isoladamente um departamento em questão. O grande papel do administrador esta ligado diretamente à tesouraria, ou seja, ele deve cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada, saída e preservar o retorno exigido pelos acionistas. É essencial para a função administrativa o conhecimento dos procedimentos financeiros e contábeis disponíveis, o grande fracasso de grandes empresas é a falta da habilidade gerencial de seus administradores. Hoje na administração financeira é possível avaliar isoladamente um departamento em questão, isso tudo porque é possível analisar, verificar o planejamento e o controle financeiro, com isso é possível que o administrador possa ter uma tomada de decisões mais segura. Sabemos que para que tudo isso ocorra é necessário de alguns demonstrativos da contabilidade onde são descritos as realidades de todo processo da empresa como a demonstração do resultado do exercício, fluxo de caixa e o balanço patrimonial.

O administrador com seu grande papel e desafiador dentro da empresa deve aproveitar e valorizar bem os contadores que preparam os demonstrativos financeiros que possibilitam monitorar o desenvolvimento da empresa. Os modelos utilizados para prever os retornos e as falhas da empresa são uma parte essencial do processo onde inclui o principal papel dos contadores e administradores que é a tomada de decisões.

Os administradores financeiros trabalham bem quando entendem como reagir as mudanças na oferta, na demanda e nos preços e nos fatores econômicos, por isso é importante estar atento na economia e seus abrangentes, quanto maior seu conhecimento nos princípios econômicos será mais útil para produzir as vendas mais elevadas possíveis. Entretanto é importante ressaltar que essa não é uma das tarefas mais fáceis, pois fatores econômicos não são previstos com precisão e sempre estão sujeitas a grandes erros e falhas.

Em uma empresa não há melhor registro para começar a identificar a olho nu a apresentação da empresa do que o fluxo de caixa, ele é um dos principais demonstrativos financeiros por mostrar as entradas e saídas que o setor ou macro da empresa esta gerando. Com a entrada das diversas informações diárias inicia a fase de controle de dados da movimentação financeira, controle pessoal, controle de maquinas, veículos e equipamentos e o controle de estoques.

A boa administração financeira diz que todo investimento ou uso de capital merece uma rigorosa analise de viabilidade buscando sempre as alternativas melhores perante o custo do capital, é necessário que o administrador busque sempre conhecer o custo efetivo de cada uma destas fontes através de analise competentes para posteriormente tomar uma decisão mais certa e segura, por isso como já mencionamos é essencial que o administrador saiba todos os procedimentos financeiros e contábeis da empresa de uma forma geral. Para se apurar o custo de capital a maioria das empresas utiliza o método do calculo do Valor Presente Liquido (VPL). Outro método também muito utilizado é a Taxa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com