TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Gerais de Instituições Financeiras

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos Gerais de Instituições Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.191 Palavras (13 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

Conceitos Gerais de Instituições Financeiras 2

SENIOR CRED SERVICOS FINANCEIROS 5

QUEM SOMOS 5

MISSÃO 5

VISÃO 5

Publico Alvo 6

Constituição e Local de Atuação 6

Quadro de Funcionarios 7

Organograma. 9

Concorrência 10

Conceitos Operacionais 10

Experiencias Anteriores 11

Demanda de Estrutura e Recursos Financeiros 11 Referências Bibliográficas 12

Conceitos Gerais de Instituições Financeiras

A atividade de intermediação financeira exerce alguns papéis importantes dentro do panorama do mercado financeiro brasileiro. Deve, entre outros, minimizar a incerteza e os riscos a níveis compatíveis com as exigências de maximização dos ganhos, tendo que proporcionar cada vez mais segurança e agilidade no julgamento e previsão de melhores retornos.

Conceitos específicos de Instituições Financeiras e suas Atividades:

Bancos Comerciais: os bancos comerciais são intermediários financeiros que transferem recursos dos agentes superavitários para os deficitários. Entre suas principais atividades, estão: podem descontar títulos, fazer operações de abertura de crédito, fazer operações de crédito rural, de câmbio e comércio internacional, podem realizar captação de depósitos à vista e a prazo fixo, obtenção de recursos com instituições oficiais para repasse aos clientes, entre outras atividades que ajudam na circulação do dinheiro.

Bancos de Desenvolvimento: são agentes de financiamento, que apoiam empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país. É usado para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas, desenvolvimento do mercado de capitais. Seu objetivo é promover o desenvolvimento do País, aumentando o nível de competitividade brasileira. Desta forma, eleva a geração de emprego, e reduz as desigualdades.

Cooperativas de Crédito: normalmente, as cooperativas atuam em setores primários da economia, ou então são formadas pelos funcionários das empresas. Atuando no setor primário, melhoram a comercialização dos produtos rurais e facilitam para que cheguem até os consumidores. Já nas empresas, oferecem crédito aos funcionários, que contribuem mensalmente para manter a mesma. As operações de cooperativa são exclusivas para os cooperados.

Bancos de Investimentos: os bancos de investimentos fazem captação de recursos através de CDB e RDB, de venda de cotas de fundos de investimentos, de capitação e repasse de recursos. Os recursos adquiridos são direcionados a empréstimos e financiamentos para aquisição de bens de capital pelas empresas ou subscrição de ações e debêntures. Os bancos de investimento não podem utilizar os recursos para empreendimentos mobiliários, e possuem limites para investimento no setor estatal.

Sociedades de Créditos, Financiamentos e Investimentos: este tipo de instituição pode captar recursos através de letras de câmbio, e sua função é financiar bens de consumo duráveis aos consumidores através de crediário. Como é uma atividade de alto risco, o passivo das financeiras é limitado a 12 vezes seu capital mais reservas.

Sociedades Corretoras: as sociedades corretoras servem como intermédio para terceiros, para que estes possam operar com títulos e valores mobiliários. Para serem formadas, as corretoras dependem do BACEN, e para poderem exercer suas atividades, dependem da CVM. Entre suas atividades, as corretoras podem participar do lançamento de ações, auxiliando na distribuição, podem administrar carteiras e fundos de investimentos, podem intermediar operações de câmbio. As corretoras contam com profissionais especializados em análise de mercado, de setores da economia e de companhias. Dão o suporte para que os investidores tirem suas dúvidas e saibam sobre as melhores oportunidades de mercado.

Sociedades Distribuidoras: algumas de suas principais atividades são: a intermediação de oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários fazem a administração e custódia das carteiras de títulos e valores mobiliários, cuidam da formação, organização e administração de fundos e clubes de investimento, podem operar no mercado acionário por conta de terceiros, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, incluindo ouro financeiro; podem fazer a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias; realizam lançamentos públicos de ações; podem operar no mercado aberto e podem intermediar operações de câmbio. As sociedades distribuidoras são supervisionadas pelo BACEN.

Sociedade de Arrendamento Mercantil: as sociedades de arrendamento mercantil fazem operações com leasing, nas quais o locatário tem a opção de, no final do contrato, renovar o contrato, adquirir o bem por um valor residual ou devolver o bem locado à sociedade. A captação de recursos se dá através da emissão de debêntures.

Associações de Poupança e Empréstimo: são sociedades civis, onde a captação de recursos se dá através de caderneta de poupança. O principal objetivo é o financiamento imobiliário, e todos os associados possuem direito à participação nos resultados.

Sociedades de Crédito Imobiliário: são voltadas ao público de maior renda. A captação de recursos se dá através de Letras Imobiliárias, depósitos de poupança e repasses de CEF. Os recursos captados são destinados ao financiamento imobiliário diretos ou indiretos.

Investidores Institucionais: os principais são:

• Fundos Mútuos de Investimentos: condomínios abertos que aplicam seus recursos em títulos e valores mobiliários, com o objetivo de oferecer aos condomínios maiores retornos e menores riscos.

• Entidades Fechadas de Previdência Privada: são aquelas mantidas por contribuição de grupo de trabalhadores e da mantenedora. Parte de seus recursos deve ser destinada ao mercado acionário, por determinação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com