TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casas Soberba

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Gestão de RH

Unidade de Ensino: Taubaté - Unidade 1

NOME

Elaine de Jesus Socio

RA

8413998742

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Gestão de RH

Unidade de Ensino: Taubaté - Unidade 1

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Edilene Aparecida Veneruchi de Campos

Anhanguera Educacional

2015

RELATÓRIO: Casas Soberba

Introdução: O Propósito deste relatório, é a reestruturação da Casas Soberba, sendo uma empresa de tradição e sucesso, a Casas Soberba tem filiais espalhadas pelo interior do Brasil. Por meio desde estudo, utilizo o modelo de criação de Nonaka e Takeuchi, e o Conhecimento Organizacional. Nós devemos fazer cumprir os objetivos da empresa, elaborando um plano de ação, gestão e criação de conhecimento.

Objetivos: Os objetivos gerais são, que a empresa volte assumir os compromissos e entrega-los em data certa, e não a tão longo prazo, uma vez que o consumidor preza por agilidade sem perder a qualidade, incentivar a interação dos funcionários de todos os níveis da empresa para disseminação de conhecimento sem portanto serem de certa forma tratados como inferiores, Implantar um projeto de inovação com base no conhecimento adquirido, renovar as regras e regulamentos da empresa, para que o funcionário se sinta melhor, e feliz em seu ambiente de trabalho. Convencer com ações os diretores, gestores e gerentes da empresa, que a socialização é a melhor forma de crescimento para toda e qualquer unidade empresarial, e que a inovação é o alicerce do sucesso. Repensar o papel de cada funcionário da empresa também será colocado como um grande passo, incentivando a liderança e a transformação do conhecimento de tácito para explícito.

Procedimentos: Uma Ferramenta recente que poderia ser utilizada é o “ba” Virtual, ela utiliza ferramentas informáticas como por exemplo o uso de salas de bate papo, vídeo conferência, criação de banco de dados, possibilitando a troca de conhecimento entre os funcionários e diretores, e através desse meio formar um grande banco de dados, colocando à disposição de todos da empresa todo o conhecimento adquirido por tais meios e transformando o conhecimento tácito em explicito. Em continuação deste projeto, pode-se também criar documentos à serem distribuídos entre os trabalhadores, quase como um manual, e assim todos os indivíduos tem em mãos todo o conhecimento tácito dos colegas mais experientes, transformado agora em conhecimento explícito e que novamente será considerado como conhecimento tácito, quando o trabalhador colocar o que está escrito neste “manual” em prática segundo suas próprias experiências.

Dessa forma colocaremos em prática os modos de conversão de conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi: Socialização (os chats por exemplo), Externalização (a transformação das discussões em banco de dados e posteriormente um “manual”), Combinação, e Internalização que desta forma estaria destacada dentro desde proposto Manual, onde o colaborador da empresa tem em mãos todas as normas, objetivos e metas de trabalho.

Outra proposta seria uma análise de cada trabalhador, análise de habilidades, de capacidades, o que talvez pode levar o trabalhador a ser recolocado dentro da empresa em uma atividade que explore melhor suas qualificações e habilidades, criando um trabalhador mais contente e um resultado positivo para a empresa.

Desenvolvimento:

Primeiramente a empresa deve mudar o seu nome, Casas Soberba deixa uma impressão ruim no consumidor, algo negativo, visto que soberba é um dos 7 pecados capitais, talvez desses não seja a melhor palavra para ilustrar uma empresa. A Missão e a Visão da empresa também devem ser modificadas, uma proposta é que a visão da empresa seja mais ampla, sempre beneficiando o consumidor e também visando o benefício da comunidade, a benfeitoria social.

A Casas Soberba, deve contratar uma empresa de informática que lhes dê soluções em rede, como compartilhamento de documentos em um banco de dados, o uso de chat em um horário determinado dentro da jornada de trabalho com uma pessoa que servirá como incentivador, que coordenará essas conversas, levantar os problemas da empresa e sugerir que os empregados proponham soluções, suas melhores formas de trabalho, seus maiores fracassos, seus maiores êxitos, e dessa forma esse “incentivador”, será o responsável de coletar todo este material e formar um grande banco de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (168.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com