TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Hospital Israelita Albert Einstein

Por:   •  6/11/2020  •  Resenha  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

Alunas: Abda Ribeiro Grassioti Belo (2016100131) e

Gabriela da Silva Ramos (2016102808)

Disciplina: Tópicos Avançados I em Organizações e Sistemas

Atividade 1 (Caso 1)

Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)

Conteúdos do caso analisado

IIa - Perguntas do estudo de caso com as suas respectivas respostas.

  1. De acordo com o Caso HIAE, três capacidades internas foram identificadas e relacionadas às rotinas e processos organizacionais que as sustentam, são elas: geração e incorporação de novos conhecimentos científicos; investimento e uso eficaz de novas tecnologias; e adoção e controle contínuo de melhores práticas em atendimento médico assistencial. Com isso, acreditamos que por serem de altas capacidades, os concorrentes teriam de demandar enorme esforço para alcançá-los, além de terem custo elevado (o que um hospital público, por exemplo, “não teria” condições) e possuem ainda grandes parcerias estratégicas que consideram relevantes para dar à instituição visibilidade e experiência, como a Universidade de Israel.

  1. Podemos observar na trajetória da instituição, que seus objetivos estratégicos foram sempre guiados pela busca de uma reputação que demonstre ser o melhor hospital em termos de recursos tecnológicos e humanos na América Latina; e ter excelência no atendimento médico-assistencial. Além da busca pelas parcerias de excelência para compartilhar conhecimento como: universidades, agências de fomento, congressos, hospitais internacionais. Com isso, podemos ver que seus objetivos estavam sempre atrelados a infra-estrutura e tecnologia.

  1. Com base no modelo VRIO, podemos analisar que o HIAE sustenta sua vantagem competitiva através da busca por novas tecnologias médico-hospitalares das quais o hospital terá a capacidade de utilizar por muitos anos, como a adequação de novos processos e tecnologias com o intuito de fomentar a inovação de forma eficiente e controlada.O fato de o Hospital Albert Einstein ter sido o pioneiro no ramo daimplementação de tecnologias médico-hospitalares na América Latina, junto com a sua política de buscar melhorias contínuas e controladas fez dele um hospital de referência na América Latina, uma vez queseus pacientes buscam seus serviços médicos e assistenciaispor conta de suas várias certificações.Como o fato de ter sido a primeira instituição fora dos Estados Unidos a receber a Certificação da Joint Comission International (JCI) em 1999 e posteriormente recertificada três (03) vezes e ainda ser certificada pela ISO no âmbito externo.
  1. O HIAE adequa equilíbrio entre criatividade e ordem através do seu sucesso por meio do seu conjunto de capacidades internas, características de um modelo inovador, que sustenta e é sustentada por uma burocracia profissional adquirida ao longo de toda a sua história. Esse modelo implementado favorece a inovação constante que ocorre no HIAE sem deixar de lado o rigor e o controle dos processos especializados que lhe conferem uma reputação de qualidade superior no ramo de atendimento hospitalar.

IIb- Matriz contendo os principais pontos fortes e fracos do caso analisado.

Pontos fortes:

O seu sucesso ocorre através de um conjunto de capacidades internas, que tanto sustenta quanto é sustentada por uma burocracia profissional que adquiriu características de um modelo inovador no contexto hospitalar. É notável que O HIAE tem uma forte preocupação com seus pacientes e eficiência operacional. Buscando sempre à adequação dos custos, à valorização das evidências no exercício da prática médica, o desenvolvimento de novas formas de atendimento extra-hospitalares e à busca de tecnologias de alta capacidade resolutiva ambulatorial. É tanto que em sua fase atual está buscando a incorporação e a difusão de conhecimento para adotar as Best Practices for Patient Care (melhores práticas na assistência ao paciente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com