TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”.

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


Questões e respostas do texto “Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”.

QUESTÕES PROPOSTAS

PESQUISA DE MERCADO – Prof. Gisleine

1. Veja esta parte do texto: “Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo”, diz Staten, da Forrester. Entretanto como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição. Após os conceitos aprendidos em aula e na webaula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

R=Levantar dados estatísticos que demonstrem que há mudanças de comportamento em função do desenvolvimento de uma nova tecnologia, e entenderem que o mercado está em constante evolução que as corporações precisam se adequar a tais mudanças, para se destacarem e obter maiores e melhores resultados.

Portanto, dentre as opções, a Microsoft pode dispor de uma estratégia de marketing dirigida especificamente ao público corporativo, apresentando um produto com atributos que alavanquem a produtividade do público em questão, e utilizar também preços mais baixos que os concorrentes ou apresentar um portfólio com maiores ofertas de aplicativos, de modo que seu produto seja diferenciado, adequando-se às exigências do mundo corporativo, mas também interessante para os demais segmentos do mercado.

2. Na sua opinião, por que a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

R= Provavelmente devido à demora para reagir ao advento do iPhone e Android, que apresentou uma nova interface e aplicativos que impulsionaram a aquisição dos smartphones. Esse crescimento explosivo foi o motivo de reação para a Microsoft, e essa foi uma falha, que culminou na menor preferência pelos aparelhos com o sistema operacional Windows. Embora a reação tenha apresentado ao mercado um sistema operacional competitivo, a falta de aplicativos ainda é um dos principais gargalos para ser resolvido pela Microsoft.

MARKETING – Prof. Marcos Marques/Henry Nonaka

1. Veja esta parte do texto: “Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir á chegada do iphone e do sistema operacional Android.” Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

R= Em Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência. De acordo com Kotler e Ketler (2006) ) apud Marques (2013), o marketing é definido como a ciência e a arte de atrair, encantar e fidelizar clientes, criando relacionamentos à base de troca com eles, trocando sua satisfação pelos lucros da empresa. Hoje, muito mais que buscar novos clientes, a preocupação é criar formas de manter e aumentar a lucratividade dos atuais clientes. Como esse processo é também adotado pelos concorrentes, fica difícil a atração de novos clientes no mercado, provando a necessidade das empresas se preocuparem com a implantação de processos de fidelização.

2. Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

R= Produto é mais que uma oferta tangível. É algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser apreciado, adquirido ou consumido. Quando as pessoas pensam num produto, mais do que no próprio produto, elas pensam na satisfação que o mesmo lhes proporcionará.

3. Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

R= O mix de comunicação é composto por seis formas essenciais de comunicação. São elas: a propaganda, a promoção de vendas, as relações públicas e assessoria de imprensa, eventos e experiências, o marketing direto e as vendas pessoais.

- Propaganda: um dos itens mais famosos e utilizados do mix, que se utiliza dos meios de comunicação para chegar até o cliente. Propaganda vem do Latim Propagare: reproduzir doutrinas ou princípios. De acordo com Kotler (2006) apud Marques (2013), é qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de idéias bens ou serviços, por um patrocinador identificado. Existem várias formas de propaganda, entre elas pode-se citar: outdoors, espaços públicos, merchandising (estímulo que impulsiona o cliente a adquirir o produto, no ponto de venda).

- Promoção de vendas: consiste numa diversidade de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, visando estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço. São exemplos: concursos, jogos, loterias e sorteios, prêmios e brindes, amostras, feiras setoriais, exposições, demonstrações, cupons e reembolsos parciais.

- Relações públicas e assessoria de imprensa: uma variedade de programas utilizados para promover ou proteger a imagem da marca. Possuem apelo fortíssimo, devido a alta credibilidade, já que as matérias ou artigos têm mais credibilidade que os anúncios. Exemplos: kits para a imprensa, palestras, seminários, relatórios, doações, publicações, relações com a comunidade, lobby, revistas e jornais corporativos.

- Eventos e Experiências: o consumidor se torna pessoalmente envolvido, participando de eventos patrocinados pela empresa e projetados para provocar interações. Esses eventos podem estar relacionados a esportes, diversão, festivais, artes, causas, atividades de rua.

- Marketing Direto: com a utilização de ferramentas como mala direta, telemarketing, marketing pela internet e outros, com muita rapidez e interação é possível a comunicação com os clientes. As formas mais comuns são catálogos, malas diretas, telemarketing, vendas pela TV, e-mail marketing, correios de voz. Realmente o telemarketing, é importante ferramenta de comunicação, quando bem aplicado. Infelizmente, é comum empresas abusarem de sua utilização, indevidamente, programando ações por exemplo num sábado de manhã. Assim, uma ação que poderia até ser de boa receptividade por parte do cliente acaba por gerar insatisfação com a empresa. A mala direta é outro exemplo de excelente ferramenta com um incrível nível de mau uso. Quem de nós já não passou por aquela cena comum em filmes americanos do ator chegando em casa, pegando suas correspondências e jogando mais da metade no lixo? Pois é, por isso que para que essa ferramenta funcione, é preciso um mailing preciso e também muita criatividade na sua criação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com