TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como reviver bem

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório Comparativo Etapa 1 - Passo 3: Paralelo entre Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.

Após apreciação do conteúdo apresentado nos links da ATPS (Atividade Pratica Supervisionada) podemos analisar que muito se falou e quase tudo tem mudado em relação a visão que tínhamos da época do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin e o que presenciamos hoje em nossa carreira profissional.

O que nos chamou a atenção é a situação vivida por Chaplin no filme, onde o mesmo e seus companheiros de trabalho são vistos como máquinas e executam trabalhos repetitivos durante sua jornada, são mantidos sobre vistas grossas de seus superiores e acabam sobrecarregados e estressados devido ao seu trabalho e carga horária.

Outra situação que acontece é a falta de valorização de sua mão de obra, pois o colaborador não tem reconhecimento nenhum, nem se quer recebe um elogio por parte de seus superiores e colegas de trabalho. A realidade naquele tempo era de total descaso com a parte pessoal e intelectual dos empregados das fábricas, contudo acreditamos que a forma com que era visto o colaborador comparado nos tempos de hoje evoluiu muito, entretanto acreditamos que muito ainda há para ser melhorado.

Quanto aos tempos de hoje, acreditamos que com a visão que o empregado tem hoje da empresa onde atua e a visão que o empregador tem de seu colaborador é uma relação de parceria e de respeito onde o empregador vê o colaborador como um recurso humano, como um ser humano com interesses próprios, problemas pessoais, hábitos e com um aspecto cultural diferenciado do que era visto nos tempos antigos.

Essa comparação se da pelo avanço no departamento de Recursos Humanos, pelo desenvolvimento dos seres humanos e pela aprendizagem que tivemos ao longo dos anos. É notável o avanço e a evolução, entretanto ainda há muito a ser melhorado. Hoje em dia ainda temos casos de empresas que possuem os chamados popularmente por “chefes” e ainda temos muitos casos de pouca participação ativa por parte dos gerentes de departamentos na área de recursos humanos, em sua grande maioria está sendo aplicado o método de ARH (Administração de Recursos Humanos) onde se torna mais dinâmica e participativa por parte dos gerentes departamentais a função de recursos humanos, fazendo com que esses gestores mais modernos participem mais ativamente do processo de seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento de pessoas, tornando assim a relação colaborador X recursos humanos mais estreita, possibilitando maior facilidade de cumplicidade dos colaboradores ativos com a empresa onde atuam.

Pensando dessa maneira se torna mais fácil o reconhecimento por parte dos superiores para com seus colaboradores, podendo assim entender mais facilmente a necessidade particular de cada um, e podendo agir e reconhecer de maneira quase que instantânea o valor de cada colaborador e dificuldades por eles enfrentadas no seu dia a dia, agindo dessa forma podemos cada vez mais possibilitar melhorias salariais e benefícios como forma de reconhecimento pelo serviço prestado por esses colaborados. Fazendo a gestão de  recursos humanos com base nesses princípios podemos manter os colaboradores na empresa e fazer com que os mesmos se sintam cada vez mais reconhecidos e valorizados nas organizações que atuam.

Conseqüentemente a qualidade do produto ou serviço oferecido no mercado atual é melhorando e muitas vezes isso influencia até mesmo na capacidade produtiva de uma organização fazendo assim com que a organização cresça e até mesmo se expanda para novas áreas pouco exploradas.

A visão de colaborador como parceiro e não como recurso rende a empresa e ao colaborador excelentes frutos, tornando o dia a dia e convivência departamental ou organizacional mais agradável e sustentável.

Entretanto não há somente pontos positivos na Administração de Recursos Humanos, existem também os contras devido à dispersão de profissionais da área de Recursos Humanos, e a alta burocraticidade de alguns processos de ARH que muitas vezes não são totalmente compreendidos por esses gestores atuais. Mas se pesado em uma balança fictícia podemos concluir que a ARH moderna revolucionou a maneira de gerir a área de recursos humanos e que ela é extremamente mais útil e melhor que a maneira antiga.

 

Analise de Gestão Empresarial.

Centro de Integração Empresa Escola.
Rua Rui Coelho de Oliveira Filho, nº 119 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição filantrópica, mantida pelo empresariado nacional, de assistência social, sem finalidades lucrativas, que trabalha em prol da juventude estudantil brasileira.

O maior objetivo do CIEE, com mais de 50 anos de existência é encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior oportunidades de estágio ou aprendizado, que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.

Missão

Contribuir para promoção humana por meio de ações que possibilitem a inclusão no mercado de trabalho, o desenvolvimento de habilidades e o exercito da cidadania

Visão

Ser reconhecida nacionalmente como um modelo de instituição filantrópica voltada para a iteração educação/trabalho por meio de ações socialmente sustentáveis

Valores

  • Responsabilidade social
  • Comunidade bem atendida
  • Transparência, ética e imparcialidade
  • Confiança e credibilidade
  • Aprimoramento constante
  • Soluções rápidas e inovadoras
  • Profissionais capacitados, valorizados e motivados
  • Dedicação e lealdade
  • Trabalho em equipe
  • Crescimento continuo e autossustentável
  • Foco em resultados


Analise do ponto do Gestor.

Renata Cardoso Gonçalves – Líder de Equipe – CIEE Sorocaba.

  1. Como é realizado divulgado uma vaga para admissão dentro?

R: Abrimos o processo seletivo em nosso portal através do site www.ciee.org.br, expomos todos os requisitos e perfil desejado para que todos que atendam as necessidades possam se encaminhar como interessados.

  1. A seleção dos candidatos desejados como é definida?

R: Analisamos os melhores currículos e entramos em contato com o interessado para poder realizar uma entrevista pessoal.

  1. Quem são os responsáveis por selecionar o aprovado?

R: Este processo de aprovação parte inicialmente do resultado de uma psicóloga treinada para avaliar os perfis de capacidade através de provas e testes, em seguida recebemos uma quantidade de finalistas onde a Líder de equipe (Eu) e a Analista administrativa cargo superior ao meu, realizamos uma outra entrevista com os candidatos em busca de uma percepção de contratar um colaborador que vista  a camisa da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com