TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação da realidade, retratada no filme "Modern Times" e nos nossos dias

Resenha: Comparação da realidade, retratada no filme "Modern Times" e nos nossos dias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Resenha  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

O objetivo desse artigo é contribuir de forma substancial para a compreensão do tema Gestão de Pessoas e como as mudanças interferem dentro do ambiente oragnizacional, visando definir qual o papel do gestor dentro deste processo e como agir de forma estratégica em todas as etapas que englobam o processo de mudanças. Percebemos que, em função das constantes transformações pelas quais o mundo dos negócios passa, é necessário que novos modelos de gestão sejam adotados. Citaremos o papel da gestão de pessoas de forma estratégica em todas as etapas. A importância da informação e do conhecimento acerca das mudanças organizacionais também será abordada. Faremos uma comparação entre a realidade retratada no filme Tempos Modernos e na atualidade.

Quando falamos em gestão a primeira ideia que nos vêm à mente é gerência, mas descobriremos que a gestão envolve muitas outras competências, são estas que nortearão a conduta do gestor dentro das organizações.

Hoje a gestão tem um enfoque bem diferente de anos atrás, desde a primeira revolução industrial, quando as empresas visavam somente o lucro, criou-se o Departamento de Pessoal, que era responsável pela administração do pessoal. Logo depois, com o advento da leis trabalhistas, criuo-se o Departamento de Recursos Humanos que passavam a desenvolver outras atividades além da administração de pessoal. Por fim, após a mudança mais significativa, desde a revolução industrial, o Departamento de Recursos Humanos passou a ser denominado de Gestão de Pessoas, o qual possui uma dinâmica atual, atendendo às mudanças que foram implementas pelo avanço tecnológico e pela globalização da econômia.

PARALELO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Assistindo ao filme Tempos Modernos, fizemos uma análise da realidade das organizações da época. Existia uma desigualdade em relação aos direitos dos trabalhadores, especialmente aqueles que tinham funções mais simples, como os trabalhadores de chão de fábrica, por exemplo.

O filme retrata a vida de um trabalhador que, após uma extenuante jornada de trabalho, a que fora submetido por um longo período de tempo, se torna paranóico a ponto de confundir tudo que via pela frente com parafusos. A empresa, por achar que ele não era mais útil o despede. Em conseqüência de tudo isso ele acaba sendo internado em um hospital psiquiátrico. Algum tempo depois, sendo considerado recuperado, sai do hospital e se depara com um ambiente totalmente diferente daquele que deixara alguns anos atrás. O primeiro impacto negativo que recebeu, foi quando encontrou a fábrica em que trabalhava fechada. A tranqüilidade de antes dera lugar à correria diária, à poluição sonora, às confusões entre as pessoas, os congestionamentos, às multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria, enfim. Um novo cenário havia surgido totalmente desconhecido para ele.

Os problemas não param por aí, por desconhecer a real situação daquele momento, foi preso ao confundido com um comunista, por agitar um pano vermelho em plena era do comunismo, na tentativa inocente de devolvê-lo ao seu dono.

Daí por diante surge um problema após o outro, se envolve com uma moça que também passa por sérios dificuldades financeiras e que acaba por envolvê-lo em mais confusões.

Não é difícil perceber que todos estes problemas tiveram início lá no passado devido a carga excessiva de trabalho e as condições sub-humana em que trabalhara por muitos anos, sem ter nem mesmo as necessidades básicas atendidas.

A moderna gestão de pessoas nos mostra como os tempos mudaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com