TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Administração Financeira

Por:   •  29/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito de Administração financeira

As transações, circulação de dinheiro, transferências, esse conjunto de recursos refere-se as finanças. Para entender melhor, as finanças estão presentes no cotidiano de cada empresa , independentemente de seu porte. Estando presente nos níveis estratégico, operacional e gerencial, na coleta dos dados, sendo essencial para a tomada de decisão.

A Administração Financeira está relacionada diretamente com a Administração, Contabilidade e Economia, sendo baseada em conceitos econômicos e dados contábeis .É essencial para o planejamento , análise de investimentos , concessão de crédito, relacionados as atividades da empresa, visando redução de gastos e ao mesmo tempo, aplicando princípios financeiros e econômicos, para aumentar os lucros e valorizar as ações da empresa. Seu objetivo geral é a maximização do lucros .

A Administração Financeira é de vital importância dentro da empresa, sem ela não existe funcionamento de forma correta, pois ela retem informações dos outros setores, objetiva o lucro, maximiza os investimentos, controla os recursos financeiros de maneira eficaz ,entrada e saída, buscando nesse processo o desenvolvimento, crescimento e estabilização da empresa.

A gestão financeira envolve o planejamento, análise e controle das atividades financeiras, , tendo como principal objetivo ao aumento  no valor do patrimônio , através da geração de lucro líquido das atividades operacionais .

A administração financeira é de extrema importância, seus administradores tem que verificar melhores e mais lucrativas fundos de investimentos para melhorar a eficiência de ativos, resumindo , tem que encontrar ativos disponíveis com maior retorno e menor risco dentro do cenário econômico atual. Sendo responsabilidade também dos administradores  as alterações nas condições da oferta, demanda e preço,  utilizam de todas as ferramentas possíveis para suas tomadas de decisão. Uma correta administração faz com que a empresa tenha visão referente a sua situação financeira atualizada, e analisar melhor seus resultados. Podemos comprovar essas informações, através do número de empresas que decretam falências nos seus primeiros anos de existência, isso ocorre por má e/ou falta de administração financeira.

Para uma boa administração financeira é necessário planejamento. De acordo com Gitmam (1987) “Os planos financeiros e orçamentos fornecem roteiros para atingir os objetivos da empresa . Além disso , esses veículos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismo de controle estabelecendo um padrão de desempenho contra o qual é possível avaliar os eventos reais .”

O administrador através do planejamento consegue prever com antecedência as possibilidades de investimentos , endividamentos, além de mostrar os objetivos a curto e longo prazo da empresa.Para que isso seja possível tem que fazer uso de ferramentas confiáveis, uma delas é  fluxo de caixa.

O administrador tem que estar alerta para as consequências das variações da economia e mudanças políticas econômicas atuais.

Os três princípios que se baseia a administração de caixa:

a) Diminiuir o ciclo compra – produção – estoque, para aumentar o giro do estoque;

b) Estabelecer formas eficazes de cobrança;

c) Retardar ao máximo o pagamento das contas a pagar, sem prejudicar o conceito de crédito da empresa.

Temos que estar conscientes que maximizar o giro do caixa mesmo dentro de certas restrições, minimizará o nível de caixa operacional necessário e aumentará o lucro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com