TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS ESTATÍSTICOS DOS AEROPORTOS DE CARGAS E PASSAGEIROS

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.135 Palavras (29 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 29

                                                 

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC

MODAL AÉREO

                                                                   

                             

       

                                     Andressa Antunes

                                        Maria Gabriela

                                         Rayane de Liz

                                Curso de Administração

                                           Lages, 2015

                                                             SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................2

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................................3

2.1  TRANSPORTES AÉREOS NO BRASIL..........................................................................3

2.2  MODAL AÉREO: INFRA-ESTRUTURA E ESTIMATIVAS..........................................5

2.3  DADOS ESTATÍSTICOS DOS AEROPORTOS DE CARGAS E PASSAGEIROS.......7

2.4  PRINCIPAIS EMPRESAS DE AVIAÇÕES DO BRASIL..............................................10

2.5  TIPOS DE AERONAVES COMERCIAIS E DE CARGAS............................................12

2.5.1  FULL / ALL CARGO ( somente carga).........................................................................12

2.5.2  FULL PAX (aeronave de passageiros)............................................................................12

2.5.3  COMBI (aeronave mista)................................................................................................13

2.6  PRINCIPAIS AEROPORTOS DE CARGAS NO BRASIL..........................................13

2.7  SITUAÇÃO E CENÁRIO PARA 2015............................................................................12

METODOLOGIA...................................................................................................................15

CONCLUSÃO.........................................................................................................................16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................ 17

                                                        INTRODUÇÃO

                O transporte de carga pelo modal aéreo vem tendo um significativo aumento nos últimos anos principalmente nas exportações e importações, segmentos ainda dominados pelo modal marítimo. E com a necessidade de investimentos sejam eles públicos ou privados se fazem necessários para que a infra-estrutura nos aeroportos possa suportar o aumento da demanda tanto de passageiros quanto de carga que as estatísticas prevêem para os próximos anos principalmente após a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e com as Olimpíadas de 2016 que será realizada no Rio de Janeiro.

                O transporte aéreo de passageiros, e também de cargas, vem ganhando cada vez mais espaço  perante os demais modais. Um dos responsáveis por isso foi a Copa do Mundo que aconteceu no Brasil em 2014, que viabilizou melhorias em tudo ao que se refere a este modal, principalmente a infra-estrutura dos aeroportos brasileiros para poder atender o fluxo.

                Em 2006 o Brasil enfrentou um caos aéreo e que ainda ronda os aeroportos nos dias atuais. Atrasos, cancelamentos, aeroportos lotados. Algumas das causas desse caos aéreo são: má administração dos recursos, infra-estrutura precária dos aeroportos, o pequeno número de controladores de tráfego aéreo, entre outros.

                Capacidade e espaço físico para o funcionamento da malha viário o Brasil tem, porém os investimentos não são suficientes para trazer a excelência de serviço neste setor. E isto torna preocupante quando falamos de Olimpíadas. Pois, segundo a ANAC o Brasil administra um espaço aéreo territorial de 8.511.965 km² e um espaço aéreo sobrejacente à área oceânica que vai até o meridiano 10°W, somando um total de 22 milhões de Km².

                O presente trabalho destacará com base nestas colocações como se iniciou o transporte aéreo no Brasil, dando ênfase no que se tem feito em relação a infra-estrutura e a importância da aviação tanto de cargas como de passageiros para nossa economia.

                Será destacado que com o surgimento de novas empresas aéreas comerciais, que competem pelo mercado e a postura do país ao longo da história em relação ao modal aéreo, trouxeram um cenário positivo ao setor, com mais segurança e qualidade dos serviços nas aeronaves, nos aeroportos e nos terminais.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[pic 1]

2.1  TRANSPORTES AÉREOS NO BRASIL

               Em relação ao Transporte Aéreo, o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), de 19 de dezembro de 1986, no Art. 26 (Capítulo II - Do Sistema Aeroportuário) define o sistema aeroportuário, como: “o sistema aeroportuário é constituído pelo conjunto de aeródromos brasileiros, com todas as pistas de pouso, pistas de táxi, pátio de estacionamento de aeronaves, terminal de carga aérea, terminal de passageiros e as respectivas facilidades”.

               Sendo o Brasil um país de dimensões continentais, este sistema é de grande valia para garantir a segurança e a integração nacional. A fim de minorar os problemas provocados pelas grandes distâncias existentes entre as cidades, devem ser implantadas ações para ligar com rapidez e eficiência os principais centros econômicos e políticos do país. O modo aéreo, pelas suas características, apresenta-se como o ideal para implementação dessas ações, quando as mesmas se referem ao transporte de cargas de maior valor agregado e de passageiros, fazendo-se necessário conhecer suas características físicas, operacionais e legais, bem como começou ao longo dos anos em nosso País.            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (223 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com