TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS SOBRE CONTABILIDADE FINANCEIRA E CARGA DE TRIBUTAÇÃO

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

ROSÂNGELA APARECIDA MERLI LOPES

DADOS SOBRE CONTABILIDADE FINANCEIRA E CARGA DE TRIBUTAÇÃO

[pic 3]

Bandeirantes

2015

ROSÂNGELA APARECIDA MERLI LOPES

DADOS SOBRE CONTABILIDADE FINANCEIRA E CARGA DE TRIBUTAÇÃO

Trabalho apresentado ao Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Matemática Comercial e Financeira, Planejamento Tributário, Contabilidade Aplicada à Administração. Seminário V. 4º e 5º Semestres.

Professores: Marcelo Caldeira Viegas, Regiane A. Brignli, Paula Cristina O. Klefen H Manganotti, Regis Garcia, Liciana Barbosa Fukuy.    

Bandeirantes

2015

1.INTRODUÇÃO

Nossa abordagem gira sobre a questão da utilização da matemática financeira na contalibidsde das empresas, e, ao mesmo tempo, disponibilizamos importantes dados, esclacimentos e informações uteis sobre  a carga tributária brasileira que é bastante grande, cuja incidencia penaliza grandemente os pequenos empresarios.

2. MATEMATICA FINANCEIR PARA  ADMINISTRAR EMPRESAS

Como afirma Costa (2015) logo que surgiu a contabilidade empresarial que a matemática financeira tem sido adotada para auxiliar na administração da empresas,  pois é um importante instrumento auxiliar para os empresarios, principalmente quando estes precisam tomar decisões importates e decisivas em relação ao seu pratrimônio, já que a contabilidade se tornou ainda mais importânte depois do advento da chamada concorrenciua de mercado. Desde então os empresarios perceberam que as empresas que tiverem melhor desempenho na questão da contabilidade, irão se destacar cada vez mais na corrida pela competitividade.

A contabilidade ganhou ainda mais importância quando passou a usar a chamada mais valia da matemática financeira, isso quer dizer que não apenas o raciocinio lógico é que conta, mas também os raciocinios cada vez mais complexos para solucionar os grande problemas da contabilidade das empresas. Assim os contadores passaram a se utililzar das tecnicas e dos teoremas matemáticos para a resolução dos problemas e para obter os resultados esperados pela contabilidade. (KAROLLYNNY, 2012, passim). (AIRES, 2015, p. 01).

A matemática financeira não precisa de um especialista para saber entendê-la, basta ter uma formação empirica e um bom conhecimento lógico para tornar o processo de orçamentos, as remuneraçõe e custos de uma empresa mais faceis de contabilizar. A matemática financeira é precisa e confiável, tanto pelo lado dos empresario, quanto pelo lado da fiscalização.

Dessa forma, a matemática financeira aparece como um instrumento auxiliar bastante útil e necessário para os empresarios que desejam efetuar uma avaliaão sobre os recursos de que dispoem, oferecendo uma visibilidade bem clara,  como em termos de demonstrar maior rentabilidades nos investimentos de curto prazo, ou seja, a matemática financeira consegue identificar os resultados das estratégias que os empresarios usou para suas palicações. (AIRES, 2015, p.

O mais interessante, e que merece destaque, é que a matemática financeira não se aplica somente a contabilidade das empresas. Ela tanto pode, como é utilizada no cotidiano das pessoas, para gerir os orçamentos domésticos, bem como para uma infinidade de outras áreas financeiras, nas quais a avaliação econômica e contabil se faz necessaria. Claro que ela deve ser adequada as características de cada segmento, mas o importante mesmo é que os adminstradores podem recorrer  a matemática financeira para melhor administrar suas empresas. (AIRES, 2015, p. 01).

Para Menezes (2010, p. 01) a matemática financeira está sendo usada  no mercado econômico, diariamente, especialmente com aqueles empresarios que sãos os gestores de suas empresas, e precisam tomar decisões importantes para seus negócios.

O objetivo é tratar os componentes financeiros com poder de decisão, e transmitir maior conhecimento e credibilidade no mercado. Nesse caso, poder usufruir dos conhecimentos da matemática financeira signfica atingir seus conteúdos de maneira mais eficas e promover mais satisfação para as empresas. Ao se tratar com taxas de juros, por exemplo, que são na verdade movimentações financeiras até rotineiras, com o uso da matemática financeira é possível de esclarecer dúvidas, e de atingir resultados que demonstram o capital total e exato que há para sustentar a vida econômica da empresa. (AIRES, 2015, p.01)

 De outro lado, não há como não reconhecer que o grande sustentáculo da gestão de um empresa é o fator gerencial, e a matemática financeira é capaz de fazer a ligação dos gestores com o setor financeiro e suas informações para que o gestor seja capaz de enxergar os caminhos que deve seguir para conseguir mais lucratividade. . (AIRES, 2015, p.01)

A matemática financeira serve também para fazer a ponte entre componentes de outros setores da empresa para assim obter resultados mais concretos e abrangentes, ou seja,  ajuda ao mesmo tempo, a manter uma boa margem de lucros, ou reduzir ou mesmo parar com investimentos que não estão rendendo lucros. . (AIRES, 2015, p.01)

2.1 RESUMO DA SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA  E OS IMPACTOS NAS OPERAÇÕES DAS EMPRESAS

O impacto da carga tributaria na empresas brasileira é bastante grande, pois existem muitos tributos a serem pagos pelas empresas, que as afetam das mais diferentes formas, por isso é necessario que o empresario ou futuro empreendedor possua amplo conhecimentos sobre a situação tributária que irá enfrentar,

Para entender tudo isso, é preciso que o empresario considere as várias formas dos preços na margem de lucro da empress, em especial, o empresario precisa saber sobre os chamados tributos incidentes, que são aqueles que recaem sobre as receitas de vendes dos produtos e serviços como: IPI, ICMS, ISS, PIS/COFINS, e as contribuições previdenciárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com