TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO POLÍTICA SOCIAL ELENCADA: SAÚDE

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO POLÍTICA SOCIAL ELENCADA: SAÚDE        

2.1   POPULAÇÃO TOTAL E SEU PERFIL        

2.2   A IMPORTÂCIA DO SUS        

2.3  O ATENDIMENTO DO SUS E MIRACEMA DO TOCANTINS        

2.4  A SAÚDE EM MIRACEMA DO TOCANTINS        

2.5  A SAÚDE ATUALMENTE EM MIRACEMA DO TOCANTINS        

3      CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Miracema do Tocantins é uma cidade que tem uma população que sempre lutou por uma saúde digna, décadas atrás a situação já foi bem precária, mas atualmente podemos perceber algumas melhoras, pois é uma política social que ainda está ganhando seu espaço no município.


  1. DESENVOLVIMENTO POLÍTICA SOCIAL ELENCADA: SAÚDE
  1. POPULAÇÃO TOTAL E SEU PERFIL

Localizada na região central do Estado do Tocantins, Miracema do Tocantins é uma cidade de porte médio possuindo uma área de 2.656,090 km² Com uma população estimada em 19.934 habitantes, segundo estimativas do IBGE em 2014, com aproximadamente 94% morando na área urbana. Do total de habitantes a maioria são mulheres, 52%%. A cidade de Miracema do Tocantins se caracteriza por uma população jovem, onde 42% dos habitantes têm até 19 anos e somente 6.6% da população têm mais de 60 anos. As características geofísicas da região, com seus ecossistemas de cerrado, seu clima tropical seco, e as precárias condições de vida da maior parte da sua população.

  1. A IMPORTÂNCIA DO SUS

A Constituição Federal de 1988 instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS), que tem sua origem no movimento conhecido como Revolução Sanitária, nascido nos meios acadêmicos na década de 1970. Seu principal pilar era a defesa da saúde como direito de todos. O movimento teve como marco a 8º Conferência Nacional de Saúde, em 1986, que, além de ajudar a propagá-lo, produziu um relatório final que serviu de base para os debates na Assembléia Constituinte O processo de implantação do Sistema Único de Saúde – SUS tem sido marcado por intensos debates que refletem a presença de interesses antagônicos em relação a sua consolidação, tanto como política pública calcada na universalidade, equidade, integralidade, participação da população e dever do Estado, quanto às dificuldades para construir modelos assistenciais ancorados na concepção ampliada de saúde, que foi a base do processo de proposição do próprio SUS.

 Para garantir saúde pública de qualidade a toda população, o Brasil ainda precisa percorrer um longo caminho. Mas, se de um lado tem desafios como a carência de médicos em muitas regiões, a distribuição irregular dos profissionais em seu território e a falta ou inadequação da estrutura de atendimento em diversas unidades, do outro tem o mérito de ser o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o compromisso de contar com um sistema universal, integral, igualitário e gratuito de saúde.

 Na estratégia adotada pelo SUS não há hierarquia entre os níveis de governo, mas cada uma das esferas, federal, estadual e municipal tem competências distintas. O principal financiador da saúde pública no país é a União que, também, tem a responsabilidade de formular políticas na área. Essas políticas devem ser implementadas por estados e municípios. Cabe aos governos estaduais organizar o atendimento em seu território e aos municípios gerir as ações e os serviços ofertados à população. Eles os municípios são os principais responsáveis pela saúde de seus habitantes. Se um município não tem todos os serviços, deve pactuar com cidades vizinhas o encaminhamento das demandas a outras localidades.

  1. O ATENDIMENTO DO SUS EM MIRACEMA DO TOCANTINS

A gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), em Campo Maior, que era feita pelo Estado, agora a responsabilidade do município, ou seja, da Prefeitura Municipal, que efetivamente agora assume a gestão plena com o controle da regulação dos procedimentos médicos feitos pelos estabelecimentos vinculados ao SUS. A monitoração será feita pela Secretaria Municipal de Saúde, através de seus auditores (dois enfermeiros e um médico). O hospital de Miracema do Tocantins é uma referência regional. Para se ter uma idéia é atendida, em média, 9.500 pacientes por mês no HRM. São atendimentos ambulatoriais, internações e emergências. Todos esses procedimentos são pagos pelo SUS, que agora será gerenciado de forma efetiva pelo município.

  1. A SAÚDE EM MIRACEMA DO TOCANTINS

Segundo o IBGE Miracema do Tocantins tem aproximadamente 19.934 habitantes, uma cidade considerada de médio porte, mas que ainda não é tratada com prioridade total quando o assunto é saúde. Com o decorrer do tempo tivemos alguns avanços, mas a população é ciente de que poderia existir mais força de vontade do poder público. O município possui 15 unidades de saúde entre hospitais e postos de saúde, mas infelizmente a maioria é particular o que dificulta muitas vezes o acesso de muitas pessoas que ainda não tem condições de pagar por um atendimento médico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com