TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETRIZES DE TREINAMENTO

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

1- Definição das necessidades de treinamento.

As necessidades de treinamento são diagnosticadas através do levantamento das necessidades da organização em aumentar o lucro, aumentar a satisfação dos clientes, aumentar a produção, aumentar as vendas, reduzir custos, reduzir acidentes, reduzir a rotatividade de pessoal, melhorar a qualidade, manter o processo de melhoria continua e conquistar seus objetivos conforme a política da organização, sua visão, missão e valores.

  1. Papel da ARH na definição das necessidades de treinamento.

O papel da ARH na definição das necessidades de treinamento é primeiramente incorporar a missão, visão, política e valores da organização, buscando identificar as competências essenciais para a execução das tarefas de acordo com o objetivo da organização.
Elaborar e aplicar questionários, aplicar uma avaliação de desempenho, prover uma discussão em grupo e reuniões inter-departamentis, aplicar uma pesquisa de clima e uma pesquisa de satisfação dos clientes e fornecedores. Com o resultado desses processos de coleta de informações criarem o que se chama de competências essenciais da organização.

2 - Projeto e planejamento do treinamento.

O projeto e planejamento de treinamento é o processo que fornece bases para o treinamento, define os critérios de avaliação dos resultados e monitoração do treinamento.
Define as restrições para a elaboração da especificação do programa de treinamento, os métodos de treinamento e critérios para seleção (cursos, seminários, estágios, EAD, data, local, instalações, custo, objetivos, etc.), seleciona-se o instrutor do treinamento, o mesmo se submeti a um exame critico antes de ser selecionado o fornecedor do treinamento.

2.1 - Papel ARH no projeto e planejamento do treinamento.

A ARH no projeto e planejamento do treinamento deve identificar analisar e selecionar o grupo de treinandos, por que o treinamento aplicado a gerentes não é o mesmo que se aplica aos colaboradores de nível técnico e vice e versa.

3 - Execução do treinamento.

A execução do treinamento é a convocação dos treinandos e a execução do treinamento planejado. É muito comum o instrutor se defrontar com treinandos desmotivados e desinteressados, onde o instrutor terá que desfazer toda esta resistência. Isto acontece porque os treinandos não estão cientes da real importância do aprendizado contínuo.

3.1 - Papel da ARH na execução do treinamento.

O papel da ARH na execução do treinamento é de apoio, sendo assim sendo é o pré treinamento que visa deixar clara para o instrutor do treinamento às necessidades de treinamento na organização e as competências a ser atingidas, informar o treinando sobre o motivo que o levou ao treinamento e as competências que devera ser desenvolvidas nele, e estabelecer o primeiro contato entre os treinandos e o instrutor. A ARH deve fornecer suporte durante todo o treinamento e fornecer uma todos os documentos, ferramentas, equipamentos e acomodações necessárias.

4 - Avaliação dos resultados do treinamento.

A finalidade da avaliação do treinamento é a de avaliar se o treinamento foi eficaz, se teve seus objetivos foram alcançados, é estar ciente do tipo de retorno que o treinamento ira trazer para a organização, para isso deve-se avaliado junto aos treinandos e comprovar o seu resultado.

4.1 - Papel da ARH na avaliação dos resultados do treinamento.

A ARH deve estabelecer avaliações a curto prazo para saber se o treinando absorveu o conteúdo programático abordado no treinamento e a longo prazo para verificar a melhoria no trabalho e a produtividade, assim deve-se elaborar uma coleta de dados e elaborar um relatório de avaliação que forneça dados que comprovem a eficácia do treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com