TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.301 Palavras (18 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA:

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

PROFESSOR

SUMÁRIO

1.    EXPORTAÇÃO        

1.1. Procedimentos para Exportação............................................................................................

1.2.  Custos para Exportação        

2.    INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA         

2.1.  Oportunidades de Exportação         

2.2. Estrututas e Características do Mercado        

2.3. Níveis de Preços e Práticas Comerciais................................................................................

3.  LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO

3.1. Entrada no Mercado Alvo.....................................................................................................

3.2. Formas de Distribuição.........................................................................................................

4.  PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO        

Referências Bibliográficas...........................................................................................................

EXPORTAÇÃO

Exportar e manter relações comerciais com empresas de outros países sempre foi o sonho de muitos brasileiros. Com a globalização, aumentou a competitividade das empresas, abertura de novos mercados e a possibilidade de se inserir no comércio mundial.

A pauta de exportações brasileiras sempre foi centrada em grandes empresas, mas em face de diversas ações do Governo Federal e de outros órgãos, um novo horizonte surgiu às pequenas empresas.

        A disseminação da cultura exportadora e a realização de parceiras permitiram que hoje a participação das pequenas empresas no volume exportado pelo Brasil chegue a 12%, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior – SECEX.

        Exportar ficou bem mais fácil, e nesse trabalho teremos a oportunidade de acompanhar as ações desenvolvidas por uma empresa de confecção de moda praia que estabeleceu como meta inserir seus produtos no mercado internacional.

        O Estado do Rio de Janeiro é o um importante centro de confecções da Região Sudeste, nas mais diversas linhas de produção, com participação importante nos mercados local, regional, nacional e menor expressão no mercado externo.

        No estado são elaboradas peças nos segmentos de: roupa íntima, roupa de dormir, roupa esporte, moda praia, roupas em jeans masculina e feminina, roupa infantil, roupa masculina e a chamada “modinha” onde empresas menores produzem uma variedade de modelos em

        As empresas do setor vêm demonstrando crescente preocupação com a competitividade e a necessidade de investirem em capacitação profissional, na implantação de sistemas de qualidade, melhoria do design e na inovação dos produtos, processos e métodos gerenciais, fortalecendo o setor para torná-lo uma referência nacional e internacional.

        No que se refere ao segmento moda praia observamos que trata-se de setor potencial de exportação, pois esse segmento sempre sinalizou oportunidades em vários países.

        Segundo depoimento de empresas localizadas nas cidades comerciais, que frequentemente procuram o SEBRAE, em busca de informações sobre os procedimentos para exportar, por se depararem com pedidos de clientes do exterior.

        Assim, a intenção desse projeto é identificar o potencial das empresas, e adequá-las com foco no mercado externo.

Procedimentos para Exportação

        O objetivo da empresa é elaborar um plano de internacionalização de produtos relacionados à moda praia, estabelecendo algumas ações de adequação e promoção comercial que o empresário deverá implementar.

Como objetivos específicos, iremos realizar as seguintes tarefas:

- realizar visitas nas empresas concorrentes

- conhecer o histórico da empresa e seu processo produtivo

- conhecer detalhadamente o produto de exportação da empresa

- analisar a situação atual da empresa

- analisar mercados potenciais para o produto

        Para atingir esses objetivos serão realizadas visitas às empresas que tem o foco em exportar seus produtos. Analisando os produtos com maior potencial exportador.

        Para isso serão realizadas entrevistas com os empresários e colaboradores chaves neste processo. Assim, a intenção desse projeto é identificar o potencial das empresas, e adequá-las com foco no mercado externo.

        

        Com base em informações da Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, observamos um crescimento no consumo de moda praia, conforme demonstrado nas tabelas a seguir, apontando sinal positivo para iniciar um processo de exportação.

Volume de Exportações Brasileiras

NCM: 61.12.41.00 – Maios e biquínis de banho

ANO

Valor Exportado

  US$ FOB

2001

4.972.253,00

2002

5.674.827,00

2003

9.504.329,00

Fonte: SECEX

NCM: 61.12.31.00 – Shorts e sungas de banho

ANO

Valor Exportado

US$ FOB

2001

106.229,00

2002

75.223,00

2003

254.386,00

Fonte: SECEX

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (254.2 Kb)   docx (424 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com