TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Ambiente de Negócios e Estratégia Empresarial

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Ambiente de Negócios e Estratégia Empresarial Atividade 2: Análise Setorial

Aluno: Ana Carolina Martini Passos e Silva | Matrícula: 104481

1. Introdução: O negócio escolhido é a Revista Inteligência Competitiva, da empresa Atelier Brasil Serviços e Soluções. Trata-se de uma revista acadêmica – científica iniciada em 2011. A revista digital publica artigos acadêmicos – científicos na área de Administração em Inteligência Competitiva há 7 anos, a cada trimestre, sem interrupção. A Revista Inteligência Competitiva tem como proposta ser um veículo acadêmico para a produção na área de Inteligência Competitiva, Competição e Competitividade. Está aberta a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para a divulgação de artigos científicos, ensaios e estudos de caso didáticos, cujos temas sejam de interesse tais como: Estratégia e Inteligência Competitiva; Campos e Armas da Competição – CAC; Análise da Cadeia de Valor; Análise de Cenários; Criação e implantação de Programas de Inteligência de Classe Mundial; Fontes de Inteligência e Técnicas de Coleta; Inteligência Tecnológica; Competitive Blindspots; War Game. A área de avaliação da Revista Inteligência Competitiva, é a de Ciências Sociais Aplicadas, em Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo no Qualis Periódicos - CAPES. São 304 revistas identificadas como sendo da área de Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo. Ao se abordar o perfil de formação (graduação) dos Editores foi possível observar que 23,6% são bacharéis em Administração, 8% são oriundos da Psicologia e 5,6% são de diferentes áreas da Engenharia. Constatou-se que 55,6% dos editores possui idade entre 21 e 40 anos de idade, seguidos por 35,2% com idade entre 40,1 e 60 anos e 9,2% com idade superior a 60 anos.

2. Ameaça de Novos Entrantes: Em se tratando de periódicos acadêmicos – científicos, o nível de ameaça é alto, uma vez que as barreiras de entrada no setor, são baixas. Os três maiores cursos em número de matrículas são administração, direito e pedagogia. O bacharelado em Administração é a graduação mais ofertada em todo Brasil, com cerca de 2.000 cursos.

3. Poder de Negociação de Fornecedores: Os fornecedores de uma revista digital são os profissionais de tecnologia da informação, os autores que submetem seus artigos para avaliação, os pareceristas e os profissionais que compõem o conselho científico. Ao considerar os autores que submetem seus artigos científicos como fornecedores, chega-se à conclusão que seu poder de negociação é baixo, uma vez que é a publicação que avalia, portanto, seleciona os artigos que serão publicados.

4. Poder de Barganha de Compradores: Se considerar que os compradores, são os leitores, usuários da plataforma, o poder de barganha é baixo. Estes podem escolher que artigo irão ler, mas não podem influenciar na avaliação, portanto decisão sobre a publicação dos artigos.

5. Ameaça de substitutos: Uma revista acadêmica – científica digital é um substituto da revista impressa. Porém, como a tecnologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com