TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Mielomeningocele

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 5

Mielomeningocele

A mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. Ainda hoje não se sabe as causas da doença sendo ela o tipo mais comum e também a mais grave de espinha bífida.

Espinha bífida aguda: geralmente uma pequena depressão cutânea, na região da espinha.

Meningocele: Neste caso, a coluna é dividida, mas a medula espinhal e os nervos não se projetam atrás desta divisão.

E a mais conhecida e mais grave que é a Mielomeningocele

Normalmente, durante o primeiro mês de gestação, os dois lados da espinha dorsal se fecham sobre a medula espinhal e todos os nervos e meninges que a acompanham, o comprometimento neurológico na mielomeningocele é comum, No entanto, como um exame de sangue pode não ser totalmente preciso e não ser completamente útil para o diagnóstico de mielomeningocele, outros testes podem ser feitos, como ultrassonografias, raios-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética.

Além disso, a mielomeningocele pode ser só diagnosticada após o nascimento, pois é visível. Nestes casos, o médico pode sugerir que a criança passe por exames neurológicos para saber se há perda de função em alguns nervos expostos pela doença.

        Sintomas:        

Fraqueza muscular das pernas, às vezes envolvendo paralisia.

  • Perda de controle e demais problemas intestinais e da bexiga
  • Insensibilidade parcial ou total
  • Convulsões
  • Problemas ortopédicos, como pés deformados, quadris irregulares.
  • Hidrocefalia

Ao contrario de outras condições crônicas devemos ter em mente que os transtornos neurológicos presentes na espinha bífida podem ser (e muitas vezes são) progressivos, esses transtornos começam a se tornam cada vez mais frequente, conforme aumenta a sobre vida dessa população. De fato o fisioterapeuta que mantem um contato mais frequente com esses pacientes precisam estar atentos a complicações neurológicas possíveis de ocorrer em pacientes que estão na adolescência e também adultos, com a mielomeningocele

CAUSAS: Os médicos não sabem ao certo por que a espinha bífida ocorre, eles identificam alguns fatores de risco:

ETNIA

A espinha bífida é mais comum entre brancos e hispânicos.

Sexo

Crianças do sexo feminino são mais afetadas do que crianças do sexo masculino.

Histórico familiar

Ter algum parente de sangue com histórico de mielomeningocele aumenta as chances de vir a ter um filho ou uma filha com a doença também, embora a maior parte dos casos da doença seja de crianças sem histórico familiar. Além disso, casais que tiveram uma criança com este tipo de espinha bífida têm mais chances de ter outro filho com o mesmo problema.

Deficiência de ácido fólico

O ácido fólico é a forma sintética da vitamina B9, encontrado muito em suplementos e alimentos fortificados. A deficiência deste nutriente aumenta o risco de espinha bífida e de outros defeitos da coluna vertebral.

Diabetes

Mulheres com diabetes que não controlam adequadamente a condição durante a gestação apresentam risco maior de ter um bebê com mielomeningocele.

Obesidade

obesidade pré-gravidez também pode aumentar o risco de defeitos congênitos do tubo neural, incluindo a mielomeningocele.

Aumento da temperatura do corpo

Algumas evidências sugerem que o aumento da temperatura corporal (hipertermia) durante causada por febre, por exemplo - pode aumentar o risco de espinha bífida e, portanto, de mielomeningocele

Prevenção

Fale com um médico para verificar qual a melhor forma de prevenir que a criança nasça com algum problema na coluna vertebral. O uso de suplementos de ácido fólico, em doses a serem decididas pelos médicos, é geralmente a alternativa mais indicada outros testes podem ser feitos, como ultrassonografias, raios-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e podendo detectar a doença antes do nascimento.

Tratamento

A mielomeningocele envolve cirurgia para colocar as meninges de volta no lugar e fecha à abertura das vertebras, a cirurgia é feita entre 24 e 48horas após o nascimento, realizar a cirurgia precoce pode ajudar a minimizar o risco de infecção que esta associada com nervos expostos e também pode ajudar a proteger a medula espinhal de trauma adicional durante o procedimento. O neurocirurgião coloca medula espinhal e tecido expostos dentro do corpo do bebe e cobre com musculo e pele, às vezes um schunt para controlar a hidrocefalia no cérebro do bebe, é colocada durante a operação na medula espinhal.

Intervenções da fisioterapia:

→ Estimular aquisições motoras;

→Manter boas condições neuromusculares;

→Prevenir as complicações no geral;

→Estimular independência e autonomia em todas as atividades de vida diária;

→Adaptar os equipamentos ortopédicos;

• Prevenção ou minimização de contraturas de membros inferiores (padrões sistêmicos assimétricos);

• Melhorar o processo de deambulação;

O fisioterapeuta ira avaliar os movimentos do bebe, o tônus muscular e vai realizar exercícios enquanto o bebe esta no hospital será avaliada movimentos antes e após a cirurgia para compara-las, e ainda os pais serão orientados a realização de exercícios em casa, como a forma de vestir o mesmo, para não prejudicar os ganhos já conquistados durante as sessões e nem o quadro clínico do paciente, a participação dos pais nas sessões de fisioterapia, na alimentar da criança, na higienização, cuidados diários em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (209 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com