TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de feedback

Trabalho acadêmico: Definição de feedback. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

UNIASSELVI - FAMEG

Acadêmicos:

FEEDBACK

Jaraguá do Sul/SC

2014

Acadêmicos:

FEEDBACK

Trabalho apresentado a professora Thais Pestana da disciplina de Teoria Organizacional como requisito parcial para obtenção da média semestral.

Jaraguá do Sul/SC

2014

Sumário

Introdução ..................................................................................................................04

1. Definição de feedback............................................................................................05

2. Importância do feedback nas organizações...........................................................05

3. Tipos de feedback..................................................................................................06

4. Características........................................................................................................07

5. Dar e receber feedback..........................................................................................07

6. Ausência de feedback............................................................................................08

Conclusão ..................................................................................................................09

Referências bibliográficas .........................................................................................10

Anexos .......................................................................................................................11

Introdução

O presente trabalho refere-se ao “feedback”. Explicando sua origem e definição, características, sua importância no século XXI, quais os tipos conhecidos, e suas ferramentas para que haja uma boa qualidade na organização que trabalha.

Estando divido em seis partes, temos como objetivo mostrar que o feedback não é uma opinião criticada por uma certa pessoa do nosso convívio organizacional, e sim uma informação para que possamos formular um modo de correção das nossas rotinas diárias. Além disso, mostraremos que estas correções não vêm apenas do meio administrativo, e sim de todos os nossos modos de convívios.

A metodologia utilizada foi por pesquisas bibliográficas, internet, análise de vídeos sobre o assunto, para que possamos ter uma explicação eficiente e eficaz.

1. Definição de feedback

Originalmente esta palavra vem da teoria de sistemas, que se aplica aos sistemas abertos como os seres vivos e as organizações. Na questão administrativa é uma palavra inglesa que tem como sua definição “realimentar” a um determinado pedido.

Consiste na informação, que é passada para uma segunda pessoa, sobre seu desempenho até aquele momento. Podendo criar um alto nível de satisfação no meio de sua organização, melhorando a qualidade do serviço prestado e no próprio sucesso organizacional.

Através deste recurso, a organização mantém um diálogo claro com seu profissional, podendo traçar objetivos de maior desenvolvimento e evoluir gradativamente. É um conceito fundamental em administração, pois se refere a uma importante ferramenta gerencial e de liderança.

2. Importância do feedback nas organizações

O objetivo fundamental do feedback é ajudar as pessoas a melhorarem seu desempenho através do fornecimento de informações, dados, críticas e orientações que permitam reposicionar suas ações em um maior nível de eficiência, eficácia, efetividade e excelência.

Podem e devem ser aproveitados como ações de parabenização frente a condutas e resultados positivos, e também enfatizar equívocos e discrepâncias de desempenho quando ocorrerem. Porém, a prática deve ser utilizada sempre de maneira construtiva. “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.” (DRUCKER, Peter)

Normalmente, quando o feedback é bem utilizado, as situações que buscam por qualquer tipo de punição diminuem consideravelmente, até porque a correta utilização do mesmo é preventiva e elimina um considerável número de situações que evoluiriam para um nível crítico, na ausência de orientação e correção.

Esperar demais para fornecer um feedback agrava as situações que precisam ser corrigidas e enfraquecem o melhor momento para comemorar vitórias obtidas.

3. Tipos de feedback

É importante que líderes e liderados entendam que o momento de feedback precisa ser encarado e vivenciado como um momento de desenvolvimento e reflexão.

Segundo o palestrante Carlos Hilsdorf existem quatro tipos de feedback:

Positivo: Reforçar o que a pessoa é e o que a pessoa faz. O comportamento pode e deve ser repetido. Quando não reforçamos comportamentos esperados, é possível que eles não mais se repitam.

Corretivo: Para corrigir a “rota” é necessário referencias ao passado. Manter a calma e não se exceder. Saber exatamente o que aconteceu, para não fazer deduções e cair em situações de preconceito, julgamento precipitado e ou estereótipos.

Insignificante: o feedback insignificante é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com