TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Delegação de Autoridade

Por:   •  11/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAG

                                                  EDUARDO VIGNATTI

HELLEN C. MACEDO

LARISSA C. BARRETO

JANAINA FAVORITO

RITA C. BENUTO

DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE

CASCAVEL

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAG

 EDUARDO VIGNATTI

HELLEN C. MACEDO

LARISSA C. BARRETO

JANAINA FAVORITO

RITA C. BENUTO

DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE

Trabalho apresentado com requisito parcial de conclusão da disciplina de fundamentos da organização do curso de bacharelado em ciências contábeis.

Professor(a): Vandete Sonego

        

CASCAVEL

2018

  1. INTRODUÇÃO

A delegação é um dos instrumentos para se descentralizar. Delegar significa atribuir a outrem, no todo ou em parte, a responsabilidade pelo planejamento, decisão ou execução de alguma coisa. Descentralizar requer delegações extensivas e sistemáticas ao longo da cadeia hierárquica. O princípio, enunciado por Fayol da exclusividade, da responsabilidade diz que ninguém se livra da sua própria responsabilidade pelas atividades dos subordinados por meio da delegação. Isso significa que mesmo que um chefe tenha delegado uma atividade, continuará responsável por ela perante sua própria chefia. Assim, ao delegar uma atividade, o chefe deve zelar para que o que foi delegado seja executado da forma desejada. Outro ponto a ser salientado é que delegação não é a mesma coisa que descentralização. Saber como delegar autoridade em uma empresa é muito importante para que haja uma distribuição de tarefas e responsabilidades, fazendo com que cada vez mais funcionários tenham embasamento para tomar decisões e definir estratégias em suas funções. É importante que o líder faça um monitoramento sistemático do processo de transferência de atribuições durante sua execução. Esse acompanhamento é essencial não apenas para garantir que a tarefa saia conforme o planejado, mas também para fazer com que o subordinado sinta que tem apoio e ganhe confiança para assumir uma maior autonomia.

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

No processo de delegação administrativa, podemos identificar quatro etapas:

  1. Definição das metas: Determinação com clareza do que se deseja alcançar, e do que se espera de quem recebeu a delegação;
  2. Delegação da permissão para agir: Determinação na autoridade para assumir compromissos, empregar recursos e praticar os atos necessários para cumprir o que se espera e para alcançar as metas;
  3. Criação da obrigação de executar o que foi delegado da forma esperada: Responsabilidades de quem recebeu a delegação de cumprir as tarefas da melhor forma possível e prestar contas dos resultados;
  4. Criação da obrigação de avaliar a execução: Responsabilidade de quem delegou de exigir informações sobre o andamento do trabalho e a prestação de contas dos resultados; de avaliar os resultados e, quando necessário, de orientar a execução e motivar os executantes.

O que pode ser delegado ?

Basicamente: detalhes e rotinas; o dia-a-dia das operações; assuntos que dizem respeito a apenas um encarregado e algumas decisões.

Como delegar

O primeiro passo é verificar se a pessoa delegada está preparada e tem condições de faze-la, quem recebe a delegação deve conhecer os princípios da organização: seus objetivos, suas políticas e normas que interferem com a delegação recebida.

  1. CONSIDERAÇOES FINAIS

A delegação de autoridade é uma ferramenta atual, e que está muito em alta no mercado de trabalho, além de ser um importante aliado na gestão e liderança de equipes de trabalho, é focada no processo de transmitir tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com