TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Glamour

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO ANGRA DOS REIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO – 3º PERÍODO

DISCIPLINAS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

DIREITO E LEGISLAÇÃO

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

Sumário:

  1. Planejamento...........................................................................................pág. 04
  2. Introduzindo novas Tecnologias de Gestão............................................pág. 05
  3. Equipe feliz, cliente satisfeito...................................................................pág. 06

Referências bibliográficas.........................................................................pág.07

Introdução

O objetivo deste trabalho é mostrar de que maneira o administrador José Antônio da Silva aplicará a adoção de novas Tecnologias de Gestão ao assumir a gerência do Hotel Boa Vida. O empreendimento, mesmo sendo o maior da região no litoral do Nordeste brasileiro e contando com uma infraestrutura para eventos, lazer e esportes, não tem obtido o sucesso almejado por seus sócios. O Hotel Boa Vida teve sua imagem comprometida após a divulgação na mídia de que o mesmo fora avaliado pelos clientes de forma negativa, por não apresentar um bom atendimento. Após assumir a gerência do hotel e realizar uma pesquisa interna, José Antônio percebeu, de forma geral, que a insatisfação dos colaboradores é altíssima, que há problemas de comunicação entre a equipe e que é nítida a insatisfação dos colaboradores com o estilo de liderança adotado até então, e que os mesmos não enxergam oportunidades de crescimento dentro da empresa, ficando assim desmotivados e impossibilitados de desenvolverem um bom trabalho. Identificados todos os problemas, José Antônio parte para os desafios, começando com a ferramenta S.W.O.T. fazendo uma análise do ambiente e verificando a posição estratégica da empresa no cenário atual, colocando todo o seu conhecimento a favor do Hotel Boa vida, a fim de motivar seus colaboradores e melhorar a imagem do hotel perante os clientes, fazendo assim a empresa voltar a ter lucro num curto espaço de tempo.

Planejamento

Através da ferramenta S.W.O.T. fizemos a análise das Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças do Hotel Boa Vida. Percebemos que o cenário da empresa é bastante promissor, tendo em vista sua excelente infraestrutura interna. Mesmo tendo diversos problemas, detectamos que a maioria deles é de nível administrativo, gerados em sua maioria pela insatisfação de seus colaboradores.

Forças

Fraquezas

  1. Localização no litoral
  1. Número de clientes reduzido
  1. O maior da região
  1. Falta de mão de obra qualificada
  1. Infraestrutura de lazer e esporte
  1. Alto índice de insatisfação dos colaboradores
  1. Centro de convenções
  1. Sazonalidade

Oportunidades

Ameaças

  1. Aproveitamento da infraestrutura do hotel para eventos.
  1. Trabalhadores desmotivados
  1. Dar descontos para empresas da região em época de baixa temporada
  1. Imagem comprometida na mídia

:

Introduzindo novas Tecnologias de Gestão

Com o cenário atual desenhado com a ajuda da ferramenta S.W.O.T. identificamos onde estão os pontos vulneráveis da empresa e entendemos que seja necessária a adoção de novas tecnologias de gestão para reverter o quadro negativo do Hotel Boa Vida. Com a globalização e a turbulência do novo contexto mundial, a adoção de novos paradigmas é vital para a continuidade da empresa. Dentre as estratégias de mudança, optamos a princípio pela adoção da ferramenta Benchmarking, que nos ajudará nas etapas de planejamento, coleta de dados, análise e comparações e a elaboração e implementação do plano de mudanças. O Benchmarking é uma maneira de estudar e analisar o que as outras empresas estão fazendo de melhor, para então tentar fazer o mesmo, ou melhor. Muito importante nesta fase é contarmos com a participação do máximo possível de funcionários. Para os serviços de lavanderia e restaurante, optamos pela Terceirização, pois entendemos que com esta nova tecnologia de gestão, a empresa ficará concentrada apenas nas tarefas essencialmente direcionadas ao cliente, além de reduzir custos operacionais e obter um melhor comprometimento com os resultados. Por fim, adotaremos parte da metodologia da Reengenharia, cujo objetivo é fazer cada vez mais com cada vez menos e cujo processo é identificar as necessidades dos clientes, mapear e medir o processo atual, analisar e modificar o processo atual, aplicar o Benchmarking para identificar alternativas, redesenhar o processo e monitorar resultados, conforme detalhada na tabela abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com