TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profisional

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.501 Palavras (19 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

                            UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO: CERES – GO

CURSO - ADMISTRACÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

ACADÊMICOS:

KESLEY AP BARBOSA                                                                     RA 412316                    

ROGÉRIO NUNES ESTÁQUIO                                                         RA 407724

ULLY MARIA CARVALHO DOS SANTOS                                         RA 429944

PROFESSOR EAD – EUDES

TUTORES A DISTANCIA - MARCEL CIBIM, LUIZ GUSTAVO FERNANDES, DANIEL GRANIERI, GIOVANA DORNA, RENATO TORRES, MONICA SATOLAN.

                                                       

                                                          CERES – GOIÁS

MAIO / 2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

Competências Profissionais

Gestão de Projetos

Administração Mercadológica

Administração de Micro e Pequenas Empresas

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Desafio Profissional elaborado para fins de avaliação do curso de Administração oferecido pela Universidade Anhanguera junto a Uniderp Centro de Educação à Distância, sob a orientação do tutor presencial e interativo do Pólo de Ceres

CERES – GOIÁS

MAIO / 2016

SUMÁRIO

Introdução                                                                                                   4                                                                                                                                                 

Matriz de SWOT                                                                                                  5-6-7

Plano de Negocio                                                                                           8-9-10-11

Fluxo de caixa                                                                                                                 12-13-14-15

Implementação da Empresa                                                                                   15

CONCLUSÃO                                                                               16

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS                                                     17                   

INTRODUÇÃO

Ao introduzir este trabalho abordaremos a finalidade e criação de um Plano de Negocio de um empreendimento chamado, Top Cópias Encadernação no ramo de prestação de serviços, que terá o seu foco voltado para clientes da cidade de Ceres e região. O investimento será no valor de R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais) e a estimativa é para obter lucro de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), no primeiro ano. As empresas de encadernação de pequeno porte, como todas as outras que buscam o lucro, enfrentam dificuldades no mundo moderno, como novas tecnologias e mercado globalizado, onde as mudanças acontecem numa velocidade surpreendente, provocando turbulência mesmo em setores mais estáveis da economia, sobre esse aspecto, abordaremos a criação deste negocio de forma clara e precisa na área de copias e encadernação atendendo sempre da melhor forma possível e cumprindo com os prazos oferecidos para conquistar o grande mercado de trabalho. Introduzirei todo meu conhecimento vivenciado no decorrer deste estagio abordando os pontos fracos e fortes de forma clara e precisa, elaborando a Matriz de SWOT identificando as oportunidades do negócio, pois concederemos toda e qualquer informação necessária para a realização deste Plano de negocio. Este desafio profissional foi desenvolvido em grupo no intuito de auxiliar no desenvolvimento dos estudos requeridos pelas disciplinas norteadoras.

RELATÓRIO

A lista de documentos pode variar muito em relação à atividade pretendida. Alguns documentos e informações são obrigatórios para todas as atividades, examinamos o mercado e elaboramos uma simples tabela identificando toda a trajetória deste desafio, analisando as mais diversas opiniões, definindo idéias que venha apresentar maior viabilidade para esse Plano de Negocio juntando todo o nosso conhecimento e informações obtidas até o momento, identificando forças e fraquezas, ameaças e oportunidade. A empresa escolhida é de prestação de serviços cujas documentações necessárias são:

        01 cópia autenticada do RG e CPF

01 cópia autenticada do comprovante de residência dos sócios

01 cópia autenticada da sede da empresa

FORÇAS

FRAQUEZAS

  • Experiências
  • Capacidades
  • Conhecimentos
  • Habilidades
  • Falta de colaboradores no comércio
  • Na área de encadernação para treinamento interno

 

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

  • A empresa preocupará com a qualidade dos materiais para copias e impressão,
  • Clientes mais exigentes procurando

 Produtos diferenciados.

  • Cópias de qualidade e baixo otimização do serviço e qualidade no atendimento.
  • Retaliação da concorrência com base em preços        
  • São situações externas e não controláveis pela empresa
  • Instabilidade econômica.

Matriz de SWOT

   Objetivo da SWOT é levantar estratégias para, no contexto do planejamento estratégico, manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando-se de oportunidades e protegendo-se de ameaças. A análise também é útil para revelar pontos fortes que ainda não foram plenamente utilizados e identificar pontos fracos que podem ser corrigidos. Diante da predominância de pontos fortes ou fracos, e de oportunidades ou ameaças, podem-se adotar estratégias que busquem a sobrevivência, a manutenção, crescimento ou desenvolvimento da organização.

Informações - Planejamento Estratégico do Negocio:

Matriz SWOT.

           

           O SWOT é uma técnica que ajudará a auxiliar na elaboração do planejamento estratégico das Organizações que começou a ser desenvolvido nos anos 60-70, nas escolas americanas. O objetivo é focalizar a combinação das forças e fraquezas da organização com as oportunidades e ameaças do mercado.  

              Os pontos fracos e fortes - serão constituídos dos seus recursos, que incluem os recursos humanos (experiências, capacidades, conhecimentos, habilidades); os recursos organizacionais (sistemas e processos da empresa como estratégias, estrutura, cultura, etc.); e os recursos físicos (instalações, equipamentos, tecnologia, canais, etc.).
             
Oportunidades - serão situações externas e não controláveis pela empresa, da quais podem influência-lá positivamente.

              Ameaças - são situações externas e não controláveis pela empresa, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afetá-la negativamente.  

            Objetivo - SWOT é levantar estratégias para, no contexto do planejamento estratégico, manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando-se de oportunidades e protegendo-se de ameaças.

             As definições de pontos fortes e fracos da organização são uns dos principais desafios dessa técnica. Para solucionar esse problema buscam-se identificar quais aspectos da organização são duradouros e imutáveis durante períodos relativamente longos e quais aspectos são necessariamente mais responsivos às mudanças no mercado e às pressões de forças ambientais. A função principal da Matriz SWOT é levar ao estabelecimento de objetivos para a organização.

  • O SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise do ambiente ou de cenários, porém a sua utilização é bastante diversificada e essa é das metas principais do nosso empreendimento. O homem está em constante busca de novas invenções e mudanças. O futuro desperta a imaginação das pessoas, tanto em razão da própria curiosidade, inerente ao homem, quanto ao medo causado pela insegurança desse contexto mutável em que estamos inseridos.

A empresa que iremos abrir no mercado, uma empresa de encadernação tem como tradução de visão ser uma marca referência em encadernação de qualidade, ao publico e a comunidade em geral da cidade de Ceres e região, a comunicação com os funcionários irá além das nossas expectativas, foram meses de palestras, reuniões bastante amigável, com profissionais qualificados na área. O nível de comprometimento dos futuros colaboradores é considerado alto, pois o ambiente de trabalho com certeza será agradável, e todos trabalharão satisfeitos e comprometidos com a empresa.

 

PLANO DE NEGOCIO

           Os aspectos do Subsistema Institucional da empresa, a visão geral do empreendimento e do planejamento dependerá de alguns aspectos:

Metas: Tornar-se líder de mercado e criar valor excepcional para nossos acionistas.

Objetivos: São declarações específicas que se relacionam diretamente a uma determinada meta e fornecem detalhes sobre o que deve ser feito e quando deve ser feito.

           É o que chamamos de Modelo de Gestão que é o produto do Subsistema Institucional e pode ser definido como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia. As crenças e valores são conceitos que formam a cultura organizacional, e que, por sua vez interagem e conduzem a criação do modelo conceitual a ser adotado para gerir a empresa. Ao determinar os objetivos e as estratégias, as empresas também devem estabelecer indicadores para controlar o andamento das ações. É necessário sempre realizar uma avaliação contínua, fazendo correções a todo tempo.

Apresentação do Negocio

           Esse empreendimento será de pequeno e médio porte para melhorar o trabalho e o atendimento da população, em relação a copias, encadernação, cortes de papeis, recargas, vendas de cartuchos e Xerox de melhor qualidade, para os alunos e comunidade em geral.

Dados da Empresa

Nome: TOP Cópias  

Tamanho/Porte: Pequeno e Médio Porte

Produtos/Serviço: Encadernação e Cópias

Número de Funcionários: 4 funcionários

Localização

Endereço: Rua Dos Palmares nº34 próximo a Faculdade de Direito. Ceres - Goiás.

Endereço Eletrônico: www.topcopia@hotmail.com.br

Telefone: (62) 3397-1045


Nome do negócio:

TOP Cópias Encadernação

Área de Atuação

Prestação de Serviço

Nome e qualificação dos proprietários

Sócia Proprietária: Jonas de Oliveira Salles

Sócia Proprietária: Eduardo Costa

Qualificação: Ambos, Bacharel em Administração de Empresas

Vastas experiências na área de Vendas de produtos e desenvolvimento de políticas comerciais da área de prestação de serviço.

Justificativa

           Atender a seus propósitos e buscar seus objetivos, a TOP Cópias encontrará respaldo em valores próprios, os quais guiam o comportamento e atitude de seus colaboradores e também na empresa como um todo. 

AMEAÇAS E OPORTUNIDADE DO NEGÓCIO

Oportunidade

        Cópias de qualidade e baixo custo, otimização do serviço e qualidade no atendimento, concorrentes sem administração profissional e clientes mais exigentes procurando produtos diferenciados.

Ameaças:

Greves nas escolas e universidades, no qual não se saberá a previsão de término.

Abertura de outra empresa no qual venha a ser criada que possa realmente concorrer com nossa.

Principais Produtos e Serviços do empreendimento

Os principais consumidores do nosso produto serão os alunos da faculdade e do colégio próximos à localização da nossa empresa.

[pic 3]

  • Encadernação.
  • Impressão gráfica em geral.
  • Cópias colorida

          A base de qualquer negócio é um produto ou serviço. “Esta empresa terá por objetivo oferecer algo de maneira diferente e melhor, para que o mercado-alvo venha a preferi-lo e até mesmo pague um preço mais alto por ele”. A empresa TOP Copia será criada com o intuito de poder proporcionar a seus clientes os melhores serviços de encadernação, de maneira informatizada e segura. A empresa oferecerá as estudantes que necessitam de rapidez e comodidade na encadernação de monografias, teses e dissertações em capa dura, oferecemos também o serviço de impressão monocromática (cor preto) em impressora jato de tinta e cópia preto e branco ou colorida, em papel branco de 75 gramas tamanho A4 para ser entregue no mesmo dia.

Metas e Qualidade

Iniciaremos nossas atividades com a meta de oferecer aos nossos clientes muito mais do que um serviço de encadernação e copias. Ofereceremos resultados inteligentes, personalizados e adequados às suas necessidades. A empresa preocupará com a qualidade dos materiais para copias e impressão, que adquire para a prestação dos serviços. Por isso, compraremos produtos de alta qualidade, conhecidos no mercado, optando, sempre que possível, por produtos e materiais que não agride o meio ambiente, o treinamento de nossos funcionários será um diferencial competitivo e uma necessidade constante para a execução dos serviços de forma padronizada e com qualidade.

 

Composições da Equipe

Tarefas a serem executadas:

Encadernação. Jonas de Oliveira Salles

Impressão gráfica em geral. Eduardo Costa

Copias colorida. Marcelo de Alencar

Transporte de Equipamentos: Fernando Pessoa

           

 As demais funções como a gerência, supervisão operacional, e divulgação serão desempenhadas pelos sócios, não sendo atribuídos salários para tais ocupações, somente o pró-labore.

PREVISÃO - FLUXO DE CAIXA


Para a abertura do empreendimento, contaremos com um capital social estimado no valor
R$65.000,00 que será aplicado da seguinte forma:

  • R$ 38.461,18 em investimentos fixos.
  • R$ 6.792,70 para investimentos pré-operacionais.
  • R$19.746,12 que ficará na conta corrente da empresa para eventuais despesas.
  •  Esse investimento, estimamos ter um faturamento bruto mensal no valor de R$ 82.419,73, isso será possível com a contratação de mais 3 funcionários mais o trabalho dos sócios, totalizando 1.467 horas de serviços a um valor de R$ 56,18 a hora e para isso,teremos um custo mensal R$9.888,00 com salários, pró-labore e seus respectivos encargos.
  • Para atender a essa capacidade produtiva, manteremos um estoque de materiais no valor de R$1.909,92.
  •  Por não se tratar de um custo fixo, o mesmo irá variar de forma proporcional a demanda de serviços.
  • Recursos – Para a abertura desse empreendimento serão aplicados recursos próprios

 

CAPITAL

65.000,00

INVESTIMENTO FIXO

38.461,18

INVESTIMENTO OPERACIONAL

6.792,70

CAIXA

19.746,12

DESPESAS/SALARIOS /PRÓ-LABORE

9.888,00

ESTOQUE DE MATERIAL

1.909,92

TAXA DE RENTABILIDADE

10,80%

TAXA DE LUCRATIVIDADE

6,18%

 FATURAMENTO BRUTO MENSAL

82.419,73

FLUXO DE CAIXA

[pic 4]

                 Ao prestarmos 1098 horas, atingiremos o ponto de equilíbrio, ou seja, pagaremos todos os nossos custos fixo. A partir disto, restarão 369 horas da nossa capacidade produtiva que representarão o lucro da empresa. A taxa de rentabilidade da empresa é de 10,80% a.m, bastante atrativa, tendo em vista que são superiores as taxas das instituições bancárias. Já a taxa de lucratividade de 6,18% significa que para cada 100 reais de serviços prestados, R$6,18 representam lucro. Após 09 meses, teremos o retorno do investimento inicial aplicado pela nossa expectativa. Este prazo é considerado bom, uma vez que está próximo da média do mercado.

GESTÃO FINANCEIRA

Farão partes da gestão financeira da empresa os procedimentos abaixo relacionados:

• Avaliação financeira de projetos

• Análise financeira da gráfica

• Cobrança

• Controle de prestação de serviço

• Pagamentos semanais

• Relatório mensal contabilidade

ANÁLISE 

SITUAÇÃO DA EMPRESA A TRIBUTAÇÃO

           

               No princípio da empresa, a alimentação do sistema de informação será realizada apenas pelo diretor da empresa e um assistente financeiro poderá aumentar até mesmo o quadro de funcionários da organização, mas, no entanto apenas 2 colaboradores serão responsável  por controlar a  estruturação e controle dessa empresa da qual atuará de forma abrangente no ramos de encadernação.

  • O Presente Plano de Negócio apontará a espécie de prestação de serviços pela seguinte tributação:
  • Simples Nacional.
  •  Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN)
  •  Na prática, a empresa prestadora de serviço deverá manter cópia da Lei Municipal de cada município em que irá prestar serviço, objetivando conhecer a legislação específica para a emissão da Nota Fiscal com retenção ou não.
  • Deverão ser observada, também, se a retenção exigida pelo município estará relacionada com os serviços constantes os incisos I ao XXII, art.3º,

  • LC 116/03, pois poderão pagar indevidamente o ISS na sede e o imposto ser devido no local de execução do serviço.

 

             A empresa TOP Cópias prestadora de serviços pelo Simples Nacional utilizará as Notas Fiscais, emitidas por meio eletrônico, autorizada pelo Município de Ceres onde possui o seu estabelecimento. As alíquotas do ISS variam de 2% (alíquota mínima, determinada pela Emenda Constitucional n.º 37 de 2002) a 5% (alíquota máxima, determinada pela Lei Complementar 116 de 2003) incidentes sobre o faturamento das empresas prestadoras de serviço ou estabelecimentos bancários e de crédito. Cada gestor deve se sentir responsável e comprometido com o seu orçamento. Para um ter um bom diagnóstico da empresa ela terá que ter valores corretos para que não haja falhas para os planejamentos futuros.

FUNÇÃO E MISSÃO  

No Plano de Negocio

 

Função - Historicamente, a controladoria estava diretamente ligada à contabilidade, e a controles financeiros. Seu papel irá restringir e acompanhar registros contábeis controlar e limitar os sistemas de entrada, saída, estoque e pagamento, além de elaborar relatórios contábeis para alta administração e demonstrações contábeis para fins de publicação, a função da controladoria dentro desse empreendimento “consistirá em apoiar o processo de decisão, utilizando-se de um sistema de informações que possibilite e facilite o controle operacional, por meio do monitoramento das atividades da empresa”

Missão - A missão da controladoria é como “Zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global.” Lembrando então que a controladoria deverá esforçar-se para garantir o cumprimento da missão da organização e sua continuidade. Seu papel fundamental nesse sentido consiste em coordenar os esforços para conseguir um resultado global sinérgico, ou seja, superior à soma dos resultados de cada área de responsabilidade de uma empresa.    

PROCESSO DE ABERTURA DE UMA EMPRESA

           

          Hoje na área comercial a criação de empresa, ou seja, a sua abertura, primeiramente são as formas burocráticas e a sua complexidade na abertura, ou seja, a dificuldade e sem contar com o contexto econômico os gastos, sem contar que o retorno e lento e demorado. Porém todo empresa terá que passar pelos órgãos competentes para sua formalização. Finalizada a sua abertura vem o que de sua importância os serviços com qualidade, certificando a sustentabilidade de nossos parceiros e de nossa organização.

          A missão será atuar na área escolhida atendendo bem seus clientes de forma a obter resultados duradouros que garantam o crescimento da empresa, base de qualquer negócio é um produto ou serviço. “Uma empresa tem por objetivo oferecer algo de maneira diferente e melhor, para que o mercado-alvo venha a preferi-lo e até mesmo pague um preço mais alto por ele”. O controle do processo de planejamento de negocio surgirá para permite e verificar se todas as áreas da organização estarão desempenhando suas atividades de maneira correta. Os resultados atingidos serão comparados aos orçados, indicando a possibilidade de se apontar os desajustes ocorridos durante o processo a fim de solucioná-los. O processo de abrir e planejar um empreendimento devem ser executados junto a todas as áreas da organização, avaliando o resultado de cada uma individualmente e também de negocio como um todo.

                                                           

                                   

                                       

                                                   

                                                        CONCLUSÃO

             Conclui-se que o pequeno empreendedor moderno está cada vez mais atrás de seu sucesso e vem buscando isso de uma forma crítica e consciente. O conceito envolvido nesta empresa vem exatamente de encontro com esses desejos e expectativas de ser um empresário de sucesso, por isso a probabilidade de sucesso do empreendimento é alta. Levando-se em consideração os pontos abordados neste plano de negócios, percebe-se que, TOP Cópia será um Plano de negócio promissor e altamente rentável, pois possui profissionais totalmente qualificados e preparados com um vasto conhecimento tecnológico e empreendedor. Esse processo reflete as expectativas da alta administração da empresa de obtenção de resultados econômicos. Esta atividade foi importante para evidenciar a relevância de como elaborar um Plano de Negocio, bem como as atividades realizadas nas empresas, atributos necessário a tomada de decisão e seus processos em nossa futura atuação profissional. Neste trabalho analisamos a importância do planejamento estratégico como forma de atender à necessidade de obtenção das melhores diretrizes e planos para a empresa, analisou também a participação da área de controladoria neste processo. O mercado exige hoje um profissional cada vez mais gabaritado e competente a fim de atender o ambiente social que utilizam nas suas informações, esses profissionais devem admitir de certa forma os valores presentes no ambiente onde se juntam as pessoas. O empreendedor tem evoluído significativamente através dos tempos, dentro dessa conjuntura é evidente que a influencia da tecnologia sob a nova visão e incremento da profissão do Administrador.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORBA, Gabriel Spera. Os desafios das Micro e Pequenas Empresas no Brasil do Século XXI. 2006

CHIAVENATO, Id Alberto. Administração Teoria, Processo e Prática 5.Ed Barueri: Manuele,2013.

FARIA, Marília de Sant´Ana TACHIZAWA ,Criação de Novos Negócios : gestão de micro e pequenas empresas. São Paulo: FGV, 2002

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (357 Kb)   docx (78.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com