TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desligamento do Reino Unido da União Européia

Por:   •  24/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

1- Porque o Reino Unido se desligou da comunidade econômica europeia ?

Desligamento do Reino Unido da União Europeia

Muitos acreditavam que seria pouco provável a concretização do desligamento do Reino Unido da União Europeia, porém, a vitória dos 52% para sair (leave) e 48% para permanecer (remain) não foram elásticos.

Partes dos votos britânicos foi contra os migrantes, o risco que eles representam ao sistema de segurança social e as conquistas do welfare-state do pós II Guerra. (Welfare State - Estado do Bem-estar : Termo que server basicamente para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e segurança social a todos os cidadãos).

Também parte dos britânicos decidiram afastar-se da União Europeia, pelo fato de que as pessoas simples não sentem as vantagens de estarem em um bloco econômico, juntamente com a quebra do status quo britânico. (Status Quo ou Statu é uma expressão do latim que significa “estado atual”).

2- Citar e comentar: pontos a favor e pontos contrários.

Consequências Negativas

Creomar Souza Lima, assessor de Relações Internacionais e professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), afirma que a saída do bloco afeta a economia do Reino Unido porque benefícios comerciais do bloco serão revistos.

Uma análise do Tesouro britânico afirma que os prejuízos seriam "permanentes" e levariam a uma redução do PIB de 6% até 2030.

O ministro da Economia, George Osborne, disse que a saída deixaria um rombo nas contas públicas de 30 bilhões de libras (quase R$ 150 bilhões), que teria de ser coberto com aumentos de impostos, cortes na saúde, educação e defesa, e anos de políticas de austeridade.

A consultoria britânica Global Counsel disse que a União Europeia tornou-se um parceiro comercial menos atraente em nível mundial e perde poder global.

Consequências Positivas

Economia de recursos financeiros da União Europeia, em relação a ajuda econômica de outros países do antigo bloco, tanto para crescimento e desenvolvimento da comunidade como na doação de recursos para refugiados de guerras e perseguições religiosas.

Fontes de Pesquisa

  • http://www.iela.ufsc.br/noticia/razoes-do-brexit-porque-os-britanicos-sairam-da-uniao-europeia
  • http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/estado-do-bem-estar-social-historia-e-crise-do-welfare-state.htm
  • http://www.significados.com.br/status-quo/
  • http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2016/06/brexit-economia-relacoes-com-o-brasil-e-o-futuro-da-uniao-europeia
  • http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36555376

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com