TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dia Mundial da Aguá

Por:   •  23/5/2018  •  Monografia  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

Dia Mundial da Água

[pic 1]

Nome: Matheus Miranda Mesquita Botrel

Turma: 1B

Professor: Álvaro João

Introdução

   A água é um elemento essencial para a sobrevivência de vegetais e animais no Terra. Nesse sentido, quando falta água, a vida está ameaçada, uma vez que este recurso é a fonte de vida do planeta.

   O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de fevereiro de 1992, com o objetivo de alertar sobre a preservação dos recursos naturais, sobretudo, a água.

  O uso indiscriminado e inconsciente do homem, sobre o recurso mais importante para a vida, tem deixado rastros em todo o mundo, já que, todos estão assustados com o possível esgotamento do mesmo.

  Assim sendo, esse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da água, os problemas acarretados pela crise hídrica e algumas possíveis soluções para diminuir o enorme gasto.

Preservação da Água

   Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Em muitas regiões da terra, o ciclo natural vem sofrendo muitas alterações. Os intensos desmatamentos fazem com que a água precipitada em forma de chuva escorra mais rapidamente, reduzindo a infiltração no solo e a sustentação dos cursos d'água. Isto acaba levando ao desaparecimento no período de seca.

   A impermeabilização do solo das cidades, intensificada pelo uso do asfalto, cimento e calçamento, reduz a infiltração da água, deixando também de abastecer os cursos subterrâneos. Muitas cidades precisam dessa água, retirada com a perfuração de poços para atender as suas necessidades.

   A preservação dos rios é muito importante pois preserva grande parte da vida. Muitas cidades são formadas próximas a rios. As águas fluviais servem para abastecimento, alimento, uso doméstico, irrigação, produção industrial, fonte de energia, e meio de transporte. A distribuição da água pelo planeta não é regular. Em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e seu aproveitamento pelo homem.

 

   Poluição da Água

   A poluição representa uma ameaça real à qualidade da água, à saúde e ao meio ambiente. Produtos químicos tóxicos, como metais pesados, cádmio e mercúrio, empregados nas indústrias, produzem detritos que são despejados diretamente nos rios, lagos ou águas costeiras.

    Tais detritos podem matar os organismos vivos e se acumular nos tecidos dos peixes e crustáceos. Estes animais fazem parte da cadeia alimentar humana, e sua ingestão pode provocar graves danos à saúde.

    Nitratos e pesticidas utilizados na agricultura contaminam o lençol freático e são associados ao desenvolvimento de vários tipos de doenças. A poluição térmica, produzida pela água utilizada no sistema de refrigeração das usinas de energia, também reduz a sustentabilidade de rios e lagos.

[pic 2]

     A Escassez de Água

   Estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que 25% da população do planeta não têm acesso a água potável e cerca de 58% dos municípios no Brasil não possuem água tratada. Vale lembrar que o Brasil é um país que detém cerca de 12% da água doce do planeta. Além disso, cerca de 20 países já sofrem com a falta de água, o que corresponde a 40% da população mundial, o que gera muitos problemas sociais e de saúde pública.

   A situação parece contraditória, tendo em conta que todos aprendemos que a maior parte do planeta Terra é constituído de água (75%).

   Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabem, é que mais de 97% dessa água não pode ser consumida e nem utilizada em limpezas e higiene pessoal, porque ela é salgada. Da água doce que sobra, a grande parte está congelada e outra parte substancial está no subsolo.

   Enquanto isso, a água que existe nos reservatórios e entra nas redes de distribuição para serem utilizadas pelas pessoas corresponde a menos de 1%. E pouco sobra para consumo próprio, pois a produção agrícola exige uma grande quantidade de água para se desenvolver de forma satisfatória. Além disso, uma boa porcentagem dessa água também é requerida pelas indústrias.

   Infelizmente, isso não é tudo. Há água que poderia ser utilizada, mas acaba sendo contaminada por resíduos industriais e resíduos de aterros sanitários e lixões, entre outros.

   Segundo o livro “Blue Planet Run”, a escassez de água potável afeta uma em cada seis pessoas no mundo, e as doenças relacionadas à água de má qualidade são atualmente a principal causa de mortes. Nos últimos dez anos, mais crianças morreram de diarreia do que todas as pessoas envolvidas em conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial. Em muitos países, a crise da água é a principal razão para a pobreza da população. Estima-se que 25% dos habitantes de nações em desenvolvimento compram água por preços muito altos. Em alguns casos ao custo de mais de um quarto de seus orçamentos domésticos. 

 

Pegada Hídrica

   Pegada hídrica é o rastro que deixamos ao consumir água direta e indiretamente. E o consumo de água no planeta está ligado às diversas funções da água, tanto no cotidiano das pessoas, como na produção de alimentos, roupas, papel e entre outros. E a quantidade de água usada para esses meios é enorme e muitas vezes desproporcional. Para produzir um quilo de carne bovina, por exemplo, são gastos 15,5 mil litros de água, um pouco mais que os dez mil litros de água gastos para fazer um quilo de algodão. Esses são dados da “Water Footprint”, organização internacional sem fins lucrativos que promove estudos relacionados ao consumo de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (100.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com