TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito empresarial

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 11

Direito Empresarial

  1. Profissionalmente: Quem exerce atividade profissionalmente envolvendo três ordens: habitualidade pessoalidade e monopólio.
  2.  Atividade econômica: Atividade empresarial; uma vez que quer explorar almejar o lucro de riqueza.
  3. Atividade organizada: é quando o empresário conjuga os quatro fatos de produção. Capital, mão de obra, insumos e a tecnologia.

Quais são as condições para se tornar empresário

Segundo o art. 966 do código civil, São considerados empresários aqueles que exercem profissionalmente a atividade econômica para a produção ou circulação de bens ou serviços.

A empresa pode ser  desenvolvida pelo empresário unipessoal no qual é constituída por uma pessoa que será responsável por todo o capital, também tem a sociedade empresarial que consiste em um contrato que se obriga ambas as partes há esforços ou recursos a execução de suas empresas.

Para se tornar empresário o individuo deve ser maior de 18 anos, menores de 18 anos só poderá exercer a função se neste caso for herança ou se tiver a liberação da justiça. Se caso este individuo ter algum tipo de doença crônica ou enfermidades que impeça ele de exercer a profissão só poderá exercer entretanto pela liberação de um juiz.

Neste caso o juiz vai verificar qual será o risco e beneficio caso o juiz autorizar, renunciará um responsável ou assistente dependendo da limitação do individuo.

Segundo o art. 978 C.C se casado o empresário possuir permissão conjugal dos seus imóveis e caso a empresa entre a falência e obtenha dificuldades em pagar as dividas os imóveis podem chegar a ser leiloados para a quitação das dividas obtidas pela empresa.

Segundo Rubens Requião: “ Empresário é o sujeito que exerce a atividades empresarial . E mais adiante cita : “ é um servidos da organização categórica mais elevada a qual imprime o selo de sua liderança assegurando a eficiência o sucesso do funcionamento dos fatores organizados.... “

Qual o conceito de empresário?

  • Segundo o C.C art. 966 empresário é aquele que exerce  profissionalmente a atividade econômica para a produção e circulação de bens ou serviços.

Quais as definições do empresário?

  • É o reconhecimento e a busca de oportunidades sem levar em conta os recursos a disposição com a confidencia em seu sucesso, flexibilidade para trocar o curso se necessário e a força de vontade para continuar.

Estabelece uma entidade nova para oferecer produtos e serviços algum que organiza gere e assume os riscos de um negocio.

Quem a legislação não considera  empresário ?

  • Não é considerado empresário aquele que exerce uma profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística.

Quais são os pressupostos fundamentais ao exercício da atividade profissional?

  • Segundo o C.C. deverá ter mais de 18 anos e ser capaz de exercer a função.

O que é empresa?

  • Segundo o C.C empresa é uma atividade econômica exercida profissionalmente por meio de fatores produtivos para a produção ou para a circulação de bens ou serviços, que possua o CNPJ (cadastro de pessoa Jurídica).

ETAPA 2

Tipos de sociedades no Brasil

  1. Sociedade Comum: São sociedades que não tem seus atos constitutivos escritos na junta Comercial.

  1. Sociedade em conta de participação: é uma sociedade formada entre o sócio ostensivo, uma empresa e os sócios participantes, investidores para a realização de um determinado negocio.

É a união formada por uma empresa que seria o sócio ostensivo os sócios participantes que entram com um curto investimento para a realização do negocio.

1.3- Sociedade Simples: as sociedades simples são denominadas anteriormente como sociedade civil, e são constituídas com a finalidade de prestação de serviços.

1.4: Sociedade em nome coletivo: São sociedades formadas unicamente por pessoas físicas sendo os sócios respondem solidariamente e ilimitadamente pelas obrigações da sociedade. Sem prejuízo da responsabilidade perante terceiros sócios.

1.5: Sociedade em comandita simples: é uma sociedade formada por dois tipos de sócios os comandidatos, pessoa física responsáveis solidaria e ilimitada pelas obrigações sociais e os o comoditarios são obrigados somente pelo valor de sua quota.

Neste tipo de contrato devem ser criminados os sócios comandidatos e os comandidatarios.

1.6: Sociedade Limitada: esta é a forma mais comum de sociedades, nela a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas de capital social, mais todos os sócios respondem solidariamente  pela integralização do capital social.

1.7: Sociedade Anônima: Na sociedade ou companhia o capital é dividido em ações que obrigam-se cada sócio ou acionista somente pelo preço de emissão das ações que descrever ou adquiri.

1.8: Sociedade cooperativa: A sociedade cooperativa reger-se-á pelo disposto no Novo Código Civil, ressalvada a legislação especial. São características da sociedade cooperativa:

I - variabilidade, ou dispensa do capital social;

II - concurso de sócios em número mínimo necessário a compor a administração da sociedade, sem limitação de número máximo;

III - limitação do valor da soma de quotas do capital social que cada sócio poderá tomar;

IV - intransferibilidade das quotas do capital a terceiros estranhos à sociedade, ainda que por herança;

V - quorum, para a assembléia geral funcionar e deliberar, fundado no número de sócios presentes à reunião, e não no capital social representado; direito de cada sócio a

VI -  um só voto nas deliberações, tenha ou não capital a sociedade, e qualquer que seja o valor de sua participação;

II - distribuição dos resultados, proporcionalmente ao valor das operações efetuadas pelo sócio com a sociedade, podendo ser atribuído juro fixo ao capital realizado;

VIII - indivisibilidade do fundo de reserva entre os sócios, ainda que em caso de dissolução da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com