TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito empresarial

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.826 Palavras (20 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 20

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

Direito Empresarial

NOME: Claudia Fernanda RA: 8408136603

NOME: Dayane Teixeira da Silva RA: 8207989356

NOME: Hiago dos Santos SantiagoRA: 8093903732

NOME: Luan Sampaio Gonçalves RA: 1299312463

NOME: Patrícia Cerqueira Martins RA: 8483186879

CAMPINAS - 2014

Profissionalmente:É nada mais do que uma pessoa dedicada a sua profissão que agi em pura consciência e obtendo foco, informações e gerenciando pessoas com habilidade.

Atividade econômica:A atividade económica gera riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais

Atividade organizada: como diz o próprio nome é uma atividade organizada que gera rotatividade econômica, não valendo-se, necessariamente, de lucros. São atividades que são geradas dentro de uma economia de um determinado país.

Quaissão as condições para se tornar um empresário, na legislação atual e sair da informalidade

Para serum empresário na legislação atual, saindo da informalidade preciso que tenha:

- Ausência de impedimento legal para o exercício da empresa: Falidos, funcionários públicos, devedores do INSS, deputados e senadores e aqueles que foram condenados pela prática de crime que vede o acesso a atividade empresarial.

- Capacidade Jurídica: Condição de adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio.

- Efetivo exercício profissional da empresa: Só será considerado empresário aquele que o fizer em nome próprio e não em nome de outros, e o fizer com o intuito de lucro e não graciosamente.

Quem a legislação não considera empresário: Não considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza cientifica literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento da empresa.

Cite 5 característica do empresário:

- Ter conhecimento de gerencia de negócios;

- Pessoa física exerce empresa;

- Responsabilidade ilimitada;

- Persistência;

- Determinação.

Qual o conceito de empresário: Art:966 Considera-se empresário que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou á circulação de bens ou serviço.

Qual são os pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial: O seu nome, nacionalidade, domicilia estado civil, se é casado, o regime de bens, a firma, a respectiva assinatura autográfica, capital, o objetivo é a sede da empresa.

O que é uma empresa: Uma empresa é uma unidade econômica social, e integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentindo, faz uso dos fatores produtos (trabalho, terra e capital).

Condições para se tornar um empresário e o conceito de empresa:

Antes da modernização e evolução dos tempos, todo comerciante era considerado empresário, com a chegada do Código Civil Brasileiro, existe uma nova visão de empresário. Com o Código Civil Brasileiro agora é considerado empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.

Empresários são aqueles que seguem profissionalmente atividade organizada para produção ou circulação de bens, que esteja devidamente registrada no nome próprio do empresário. Para ser empresário é necessário que a pessoa seja ser maior de 18 anos, pois menores que 18 anos só poderão exerce a função se for herdeiro de uma organização ou se tiver liberação pela justiça.

Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza cientifica literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores salvo se o exercício da profissão constituir elementos de empresa, se a pessoa for realmente incapaz a nomeação vai ser dada por um representante, mais se ela for capaz terá um assistente que acompanhara os atos empresariais.

Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos trabalho, terra e capital.

As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade económica que desenvolvem. Deste modo, deparamo-nos com as empresas do setor primário (que obtêm os recursos a partir da natureza, como é o caso das agrícolas, pesqueiras ou pecuárias), as empresas do setor secundário (dedicadas à transformação de matérias-primas, como acontece com as industriais e as da construção civil) e as empresas do setor terciário (empresas que se dedicam à prestação de serviços ou ao comércio).

Outra classificação igualmente possível para as empresas é de acordo com a sua constituição jurídica. Existem empresas individuais (que pertencem a uma única pessoa) e societárias (constituídas por várias pessoas). Neste último grupo, as sociedades, por sua vez, podem ser anónimas, de responsabilidade limitada e de economia social (as chamadas cooperativas), entre outras.

As empresas também podem ser definidas de acordo com a respectiva titularidade do capital. Assim, mencionaremos as empresas privadas (cujo capital está nas mãos de particulares), as públicas (controladas pelo Estado), as mistas (o capital é partilhado por particulares e pelo Estado) e as empresas de autogestão (o capital é propriedade dos trabalhadores).

A gestão de empresas, no que lhe diz respeito, é uma ciência social que se dedica ao estudo da organização destas entidades, analisando a forma como são geridos os seus recursos, processos e os resultados das suas atividades.

Sociedade Limitada: Cada sócio tem a responsabilidade restrita de seus valores de quotas, mais todos respondem solidariamente pela integração ao capital social. Esta sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com