TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuidora De Medicamentos e perfumaria

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Empresa 1 : CERVOSUL DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS LTDA.

Setor: Distribuidora De Medicamentos e perfumaria

Porte: Grande

Cidade: Eldorado do Sul/RS

ETAPA 1:

1.  A empresa possui um banco de dados de clientes?

Sim, este banco é atualizado conforme contato com seus clientes seja semanal ou mensal, mantendo assim todas as informações as mais corretas possíveis.

2.  Como a empresa determina os preços dos produtos?

É feita uma avaliação com as tabelas de valores do mercado, deixando assim seu preço mais sugestivo para seus compradores.

3. Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?  

O maior foco da empresa é nas vendas possuindo representantes externos, no caso da Cervosul que é uma distribuidora de medicamentos, seus representantes vão de farmácia em farmácia para apresentar os produtos e fechar negócio.

4.  A empresa monitora seus concorrentes?

Sim, é feita uma pesquisa mensalmente, para avaliar valor, tipo de produto e quantidade de produtos vendidos pelos concorrentes, assim podendo reavaliar seus preços e aumentar seu fluxo de vendas.

5. A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

Sim a empresa realiza como seu maior foco de venda são as farmácias é encaminhada pelos representantes externos uma pesquisa com perguntas sobre seu atendimento, entrega dos produtos, prazos para pagamentos e premiações para aqueles que compram um valor X em mercadorias, essa pesquisa é encaminhada a cada três meses mantendo assim os responsáveis da empresa cientes de como está sendo realizado o serviço por todos.

6.  A empresa realiza outro tipo de Pesquisa de Mercado? Que tipo? Que resultados já obtiveram?

O maior foco da empresa é sempre manter seus preços atrativos para não perder a fidelidade de nenhum de seus clientes para a concorrência, então tudo que engloba pesquisa se trata de preços, sendo elas, a tabela de mercado e o preço dos concorrentes, obtendo sempre resultados positivos onde os ajustes dos preços sempre retornaram para a empresa em forma de lucro.

7.  Na empresa em que será realizado o diagnóstico, identifique uma situação de problema vivida atualmente e aponte as quatro questões estratégicas básicas necessárias para se formar um processo de análise de planejamento das decisões necessárias para a resolução deste problema.

Uma das situações vividas pela empresa foi à compra exagerada de um produto (medicamento) que não está obtendo saída, ou seja, um medicamento que não possuí grande saída nas farmácias, assim trazendo prejuízo para a empresa e ocupando lugar no seu estoque.

4 questões estratégicas:

- Campanha de marketing: utilizar de propaganda via televisão, rádio e outdoor para anunciar o produto.

- Diminuir o preço do produto: mesmo que possa parecer inviável para a empresa, diminuir o valor do produto pode ajudar a venda em si, assim diminuindo a superlotação de seu estoque.

- Campanha de venda: estimular a equipe de vendas oferecendo premiações para quem conseguir vender mais este produto.

- Foco no cliente: como as farmácias são seus maiores clientes, realizar um plano de venda dentro destas com descontos maiores, e prazos de pagamentos estendidos, deixando assim sua compra mais atraente.

8. Durante esta negociação normalmente surgem conflitos, esperados ou não, que precisam ser administrados. Das diferentes maneiras existentes para se administrar um conflito, qual seria a mais indicada nesta situação? Por quê?
                       

 Nesta situação a melhor maneira de resolver este problema é juntar as partes interessadas, setor de vendas, vendedores e setor administrativo para elaborar um planejamento de saída deste produto, neste caso acreditamos que seriam as alternativas citadas acima: campanha de marketing, diminuir o preço do produto, campanha de venda e foco no cliente, onde foram pesquisadas várias formas para a resolução deste problema.

ETAPA 2: 

Acreditamos que a empresa possui um setor de marketing bem organizado e estruturado, mantém uma relação boa e ativa com seus clientes como forma de fidelizados por prestar um bom atendimento, tratando todos de forma igual. Pesquisam muito os preços para não ficarem fora do “padrão de mercado”, possuem estratégias de venda oferecendo também diversos tipos de promoções para que a compra fique mais atrativa para o cliente.

 

ETAPA 3:

A partir da análise feita na etapa anterior, os grupos deverão apontar os principais problemas detectados na empresa.

O principal problema que podemos identificar em nossa visita foi a questão da compra de uma determinada mercadoria de forma exagerada, gerando transtorno para empresa, pois o medicamento não está obtendo muita saída nas farmácias, gerando prejuízo para a empresa pois o mesmo não se pagou e esta ocupando espeço no estoque, contudo a empresa esta buscando estratégias para a saída desta mercadoria.

 

ETAPA 4:

O plano de ação consiste em uma descrição de ações sugeridas pelo grupo para a resolução dos problemas identificados. Aponte, pelo menos, 5 ações para CADA EMPRESA

  1. Planejamento: em primeiro lugar para não acontecer mais situações como esta a empresa deve fazer um planejamento juntamente com o setor de logística e fazer uma analise sobre quais mercadorias saem mais, as que estão mais tempo no estoque e o que tem em maior volume estocado, assim o setor de compras pode ter maior tranqüilidade e certeza na hora fazer outra compra de mercadoria.
  2. Ação: mobilizar todos os envolvidos para que sejam aplicadas estratégias de vendas para aumentar a saída deste produto.
  3. Verificação: como a mercadoria está estocada em uma quantidade muito grande e se não tiver uma saída rapidamente poderão acabar perdendo tudo e o prejuízo será enorme, por se tratar de algo tão grande a empresa deveria deixar uma equipe focada somente neste problema, assim podendo acompanhar e verificar se o processo esta saindo conforme desejado e verificar o empenho de todas as partes envolvidas.
  4. Padronização: para não ocorrer mais este tipo de problema, acreditamos que a padronização dos serviços entre toda a empresa será a melhor forma de evitar tais situações.
  5. Conclusão dos processos: acreditamos que uma empresa bem estruturada e organizada atinge seus objetivos mais rapidamente, se todo o processo de compras, estoque, venda e pós venda for feita de forma correta o sucesso de toda operação em conjunto será retornado da forma que todos desejam um serviço com excelência e um retorno financeiro positivo.

Empresa 2 : Unimed Porto Alegre

Setor: Area da saúde

Porte: Grande

Cidade: Porto Alegre/ RS

ETAPA 1:

  1. A empresa possui um banco de dados de clientes?

Sim possuímos a ferramenta CRM como base de dados de clientes potenciais.

  1. Como a empresa determina os preços dos produtos?

Base de calculo atuarial para composição dos custos conforme o produto e o mercado.                

  1. Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

Interno: e-mail, Intranet, Mural, Palestras.

Externo: Radio, TV, Jornal, Internet, Outdoors.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com