TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Distribuidora de Medicamentos Panarello

Por:   •  3/2/2022  •  Tese  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de caso – Distribuidora de medicamentos

Panarello

Questões:

1- Por que as empresas abrem centros de distribuição no interior dos estados?

R: São instaladas pois funcionam como centros avançados de distribuição, ou seja, sem estoque, fazendo apenas o transbordo das mercadorias das carretas até os veículos de entrega, levando os produtos com mais rapidez à todo mundo. Como a mão de obra é barata, os impostos também são bem inferiores, tem menos concorrentes, até em alguns casos tem empresa que ganha um certo tempo em ficar isento e chega a não pagar impostos.

2- È possível prosperar em um país que possua inflação alta?

R: Sim é possível, mesmo com a inflação alta da país, porque eles conseguem sim comprar a prazo e vendem à vista, aplicando o seu capital de giro no mercado financeiro, auferindo altos juros e formando grandes estoques. Desse modo, uma empresa acaba tendo uma abundância no crescimento financeiro quando ela tem uma admirável administração e um bom controle de seus gastos e lucros.

3- Quais são as vantagens competitivas da Panarello em

relação às farmácias?

R: A distribuidora Panarello não é apenas uma organização de marketing, mas sim uma organização logística. A maioria das inovações trazidas pelo Panarello é de dignidade logística e envolve processos de movimentação de produtos, vendas a baixo custo, distribuição e controle. Além disso, a Panarello banca os financiamentos e concede prazos maiores de pagamento são 35 dias contra os 25 praticados em média no setor. Contudo, adaptando-se às circunstâncias de cada época e inovando para servir melhor os laboratórios representados e atender com mais eficiência as farmácias.

4- Por que os laboratórios dão preferência para o Panarello?

R: Na empresa, os medicamentos já recebem um selo de segurança que avaria a embalagem caso se tente retirá-lo, isso os identifica como sendo da Panarello. Todos os lotes são registrados em computador, assim é possível saber quando e para quem foram vendidos. Seus caminhões e peruas de entrega são monitorados por satélite e rádio e são seguidos por escoltas armadas. “A capacidade de bem informar será essencial ao

relacionamento com os fabricantes de medicamentos”, diz Fernando Cabral, presidente da Genexis, de São Paulo, empresa que fornece informações de mercado aos laboratórios. “Hoje, a Panarello é a que melhor informa.”

5- Como a Panarello poderá manter-se na liderança de mercado de distribuição de remédios?

R: Por duas principais razões:

1- Este mercado é pulverizado, isto é, os maiores laboratórios têm participações entre 3% e 4% no total de medicamentos vendidos. Assim, manter forças de vendas próprias torna-se muito oneroso.

2- As farmácias são muito numerosas (há cerca de 50.000) e as grandes redes varejistas só agora começam a crescer no mercado (as redes como a Drogasil, Droga Raia, Drogaria São Paulo, etc., têm uma participação de cerca de 50% no mercado total). Percebe-se, portanto, que as grandes redes varejistas são os maiores inimigos dos distribuidores independentes, como a Panarello. As grandes redes têm maior presença nos grandes centros, enquanto os distribuidores atuam mais nas cidades menores e na periferia dos grandes centros. Servem milhares de clientes e o seu sucesso depende de sua capacidade de realizar essas vendas (e fazer as entregas) a custos muito baixos. De certa forma, uma distribuidora como a Panarello é uma organização logística,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com