TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.855 Palavras (16 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 16

ETAPA 1

ESTRUTURA DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ATIVO

O ativo representa os bens e direitos que a empresa possui.

CIRCULANTE

O Ativo Circulante agrupa dinheiro e tudo o que será transformado em dinheiro no exercício seguinte. São contas que estão constantemente em giro, movimento e circulação. Principais contas: Caixa e Bancos, Aplicações Financeiras, Duplicatas a Receber e Estoques.

REALIZÁVEL LONGO PRAZO

No Realizável a longo prazo são registrados os direitos que serão realizados (transformados em dinheiro) após o final do exercício seguinte.

PERMANENTE  (IMOBILIZADO)

No Imobilizado são classificados os bens e direitos de natureza permanente que serão utilizados para a manutenção das atividades normais da empresa, servindo a sua estrutura. Caracterizam-se por se apresentarem na forma tangível (bens corpóreos).Principais contas: Investimentos em Coligadas e Controladas, Imobilizado (Máquinas, Equipamentos, Veículos, Móveis, Terrenos, Edifícios, etc.).

PASSIVO

O Passivo representa as dividas e obrigações que a empresa possui com os sócios.

CIRCULANTE

O Passivo Circulante são dívidas (obrigações) que a empresa deve pagar no prazo do exercício seguinte. Principais contas: Fornecedores, Salários e Encargos, Impostos a Pagar, Empréstimos Bancários, Contas a Pagar, Adiantamentos de clientes e Imposto de Renda.

EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

O Exigível a logo prazo são dívidas (obrigações) que a empresa deve pagar no próximo exercício seguinte. Principais contas: Financiamentos, Impostos Parcelados, Dívidas de Concordata.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade, tendo recursos de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para seu uso próprio. Principais contas: Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucros e Lucros Acumulados.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

A Demonstração do Resultado do Exercício é um relatório contábil elaborado em conjunto com o Balanço Patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período.

Esta é feita com o objetivo de mostrar os resultados, lucro ou prejuízo. Para isto, as receitas e as despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que ocorreram, sempre simultaneamente quando se correlacionam, independente de recebimento ou pagamento. A informação importante da Demonstração é o resultado final.

CAPITAL DE GIRO

Em termos contábeis, o capital de giro representa o Ativo Circulante da empresa. São os bens da empresa que podem ser convertidos em capital dentro de um curto prazo. O fluxo de capital de giro não é constante. Ele varia ao longo dos meses do ano. Esta variação pode se dar em função dos volumes,  como também em função dos prazos. O capital de giro serve para pagar as contas de curto prazo, permitir a criação de riqueza na empresa em longo prazo, suprir a empresa para a realização de suas atividades operacionais, manter o equilíbrio adequado entre as contas do ativo e as contas do passivo da empresa e gerar caixa positivo para a empresa.

CAPITAL DE TERCEIROS

Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

Recursos Naturais ou Operacionais

São aqueles provenientes da atividade normal e operacional da empresa. Ex: fornecedores, salários,encargos sociais e impostos a pagar etc.

Recursos Não Operacionais

São recursos adicionais que a empresa busca para suprir suas necessidades de financiar ativos ou pagar despesas.Ex: empréstimos ou financiamentos bancários, empréstimos de coligadas ou sócios, etc. Os recursos não operacionais são chamados também de recursos onerosos.

LIQUIDEZ

Liquidez, em contabilidade, refere-se à velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa.

 Um ativo têm elevado grau de liquidez quando ele se transforma em dinheiro rapidamente. No Balanço, as contas do Ativo Circulante estão ordenadas pela ordem de liquidez.

CAPITAL PRÓPRIO

São os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. Corresponde ao patrimônio líquido. O capital pode ser aumentado com a Correção Monetária e com os lucros.

ESTRUTURA DE CAPITAL

A estrutura de capital refere-se à forma como uma empresa financia os seus ativos, através de uma combinação de capitais próprios, dívida (capitais alheios) e instrumentos híbridos.

LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA

É utilizado por todas as empresas Limitada (LTDA) e Sociedade anônima (S.A.) de Capital Fechado. Estas empresas apresentam seus Balanços com valores nominais de cada período do Balanço. Estas empresas publicam seus Balanços atualizando todos os valores para a moeda da data do último Balanço.

NENHUM TIPO

As Micro Empresas não são obrigadas a manter escrituração contábil normal. São consideradas Micro Empresas as que tenham auferido, no ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 120.000,00.As empresas com lucro presumido podem ou não apresentar Balanço. Caso não tenham Balanço são obrigadas a fazer fluxo de caixa mensal, onde é registrado também, o movimento bancário.

ANÁLISE VERTICAL

Determina a relevância de cada conta em relação a um valor total. Ela é alcançada determinando-se o que cada item da demonstração financeira representa como porcentagem de uma dada base. A base é geralmente o total dos ativos no caso do balanço patrimonial, e vendas líquidas, no caso de demonstração do resultado do exercício. A análise vertical é a técnica mais simples e também a mais completa para análise de Balanço. Ela mede proporções entre valores, ajudando-nos a determinar quais as contas de maior importância e relevância para a análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (196.7 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com