TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DO BALANÇOPATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO EXERCICIO, ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL.

Por:   •  6/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O presente trabalho tem como finalidade cumprir, em equipe, todas as etapas do roteiro de Atividades Práticas Supervisionadas, analisando as diversas funções das estruturas de análise de demonstrações financeiras.

As atividades realizadas propõem a cada membro a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos desde as informações teóricas até a formação prática de fórmulas para obter cálculos horizontais e verticais dentro de uma organização.

ETAPA 1- ESTRUTURA DO BALANÇOPATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO EXERCICIO, ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL.

Estrutura das demonstrações financeiras

A estrutura das demonstrações financeiras, são relatórios contábeis que apoiam a tomada de decisão nas empresas. Um de seus principais objetivos é o de Fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.

 Dentro dessa demonstração estão as seguintes estruturas:

Estrutura do Ativo – Os ativos estão representados por todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários.

É a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados. Representa os benefícios presentes e futuros para a empresa. Essas tais contas devem ser dispostas em ordem crescente dos prazos esperados de realização, observando-se o mesmo procedimento para os grupos e subgrupos. As contas que compõem o Ativo devem ser agrupadas, segundo sua expressão qualitativa, em: circulante, ativo realizável ao longo prazo e ativo permanente (o mesmo que ativo não circulante).

- Ativo Circulante: refere se aos bens e entradas de capital que em um curto prazo terá um retorno positivo para entidade. As principais conta do ativo são: bancos, caixas, estoques, duplicatas a receber e aplicações financeiras.

- Ativo não circulante: é o conjunto de bens e direitos que irão realiza se em mais de um ano contábil.

- Ativo Permanente: são ativos que a empresa adquire, sem planos de venda imediata, que permanecem compondo o ativo da empresa por mais de um exercício social.

Dentro de um balanço, é mostrado as distribuição de cada ativo e também verifica o tempo em que o mesmo volta como dinheiro para entidade.

Estrutura do Passivo: representam todas as obrigações e dívidas contraídas pela entidade econômica com pessoas físicas ou jurídicas e também os serviços que devem ser prestados por já ter recebido pra isso.

- Passivo Circulante: são as obrigações que são pagas dentro de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores de mercadorias ou matérias-primas, e impostos a recolher (para o governo).

- passivo não circulante: são as dívidas de uma empresa que serão liquidadas com prazo superior a um ano, financiamentos, títulos a pagar, entre outros

Patrimônio líquido: refere se a diferença dos valores entre o Ativo (+) e o passivo (-) em um determinado momento de uma entidade.

Existem formas de financiar o passivo, são recursos de terceiros que está associado o quanto a empresa está dependendo dos mesmo, e o capital integralizado que os sócios disponibilizam.

DEMOSTRAÇÃO DE RESULTADOS

Essa estrutura apresenta grande utilidade aos investidores, aos bancos financiadores, ao governo e aos administradores das empresas, que podem avaliar através dela sua capacidade e, quando necessário, modificar a administração da empresa.

Por meio de um relatório contábil que é realizado juntamente com o balanço patrimonial, nesse relatório entra todas a s operações que a empresa ou entidade realizou em determinado período.

Seu principal objetivo é demostrar a formação do resultado, confrontando todos os dados receitas, despesas e resultados apurados, fazendo gerar um resultado significativo influenciando assim na tomada de decisão da empresa.

               

Fazem parte das análises financeiras, três tipos de capital que são os seguintes: o capital de giro que vem a ser uma parte do investimento reservado, que vai servir para suprir as necessidades da empresa ao longo do tempo. O mesmo vem a ser uma peça fundamental para tomada de decisões, pois estamos falando do dia a dia do operacional de uma empresa, que engloba aquisição de matéria-prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos.

O segundo tipo de capital e não menos importante é o capital de terceiros, que se origina a soma do passivo circulante e do passivo exigível a longo prazo, torna se uma obrigação que a empresa terá ao longo do tempo, obrigações estas originas através de um financiamentos, ou compra de mercadorias que entrará como estoque e pagamento a prazo vindos de fornecedores e por último o Capital Próprio que trata se de nada mais e nada menos que o capital dos sócios, entra na entidade como  Patrimônio liquido, lucros acumulados e reservas.

Ainda dentro dos itens de análise financeira, tem a liquidez que no ponto de vista dos empresários, torna se fator de suma importância que define o quanto que o produto ou o serviço está dando bons frutos ou não, pois se trata do tempo em que o ativo se tornara dinheiro, depois de quanto tempo a entidade terá um retorno e de preferência positivo. A parti do momento que um investidor, toma iniciativa de abrir um negócio o mesmo passa a correr risco, riscos este que envolve um planejamento de toda uma vida ou parte dela (dinheiro), então a preocupação e a ansiedade desse retorno se torna cada vez mais frequente. Os tipos de liquidez são as seguintes:

- Liquidez Corrente: O Índice de Liquidez Corrente indica a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo, a conta é feita da divisão do ativo circulante que a entidade pelo passivo circulante, mostrando se a empresa no curto prazo de um ano, os ativos irão ser suficientes para cobrir as obrigações da mesma nesse período.

- Liquidez seca: A Liquidez Seca se subtrai do ativo circulante o valor dos estoques. Desse modo, vê-se de um ponto de vista mais real e crítico a capacidade de cumprimento das obrigações da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com