TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  3/6/2018  •  Artigo  •  4.152 Palavras (17 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 17

1        INTRODUÇÃO

Esta atividade tem como objetivo realizar a coleta de informações contábeis da Natura S/A.

Nestas duas primeiras etapas foram coletados os Balanços Patrimoniais dos anos de 2011 e 2012, bem como a Demonstração de Resultados dos mesmos períodos, serão realizadas as Análises Verticais e Horizontais destes Demonstrativos Contábeis, bem como as Análises por Índices.

Apresentaremos ao final a análise destes demonstrativos com base nos resultados obtidos.

        

2        ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

2.1        Estrutura do Ativo

O Ativo representa os Bens e Direitos da Empresa possui e que podem ser avaliados monetariamente.

A Legislação Brasileira define que as contas do Ativo devem estar divididas em 3 grupos: Ativo Circulante, Realizável a Longo Prazo e Permante (Investimentos, Imobilizado,  Intangível).

A Estrutura do Ativo contemplará em primeiro lugar as contas que possuem maior grau de liquidez ás contas com menor grau de liquidez, ou seja as primeiras contas do ativo são aquelas que são facilmente convertidas em dinheiro até chegarem ás contas que são podem ser convertidas em dinheiro mas que exigem um maior tempo para que sejam realizadas.

Ativo Circulante – As principais contas do Ativo Circulante são: Caixa, Bancos, Duplicatas á Receber e Estoques. São contas que possuem uma movimentação muito grande e alto grau de liquidez e que são realizadas dentro do prazo máximo de 1 ano após a realização do último Balanço Patrimonial.

Ativo Realizável a Longo Prazo – São contas do Ativo que somente serão realizadas após o prazo de 1 ano depois que foi realizado o último Balanço Patrimonial, possuem um grau médio de liquidez, pois sua realização é mais demorada que a do Ativo Circulante. São contas como Duplicatas a Receber cujo pagamento será efetuado após um ano.

Permanente: As contas do Ativo Permanente tem uma realização muito demorada e por este motivo fica abaixo do Circulante e Realizável e Longo Prazo.

Os bens do Ativo Permanente não estão à venda mais possuem valor monetário.

As contas do Ativo Permanente também possui seus grupos que estão divididos entre os que possuem maior grau de liquidez para os que possuem menor grau de liquidez, que são eles:

Investimentos: A Conta de Investimento se refere ao capital da empresa que está aplicado.

Mobilizado: Se refere aos bens que a empresa possui para seu funcionamento: Veículos, Edíficios, Máquinas e Equipamentos são exemplos de ativos imobilizados

2.1.1        Ativo – Aplicação de Recursos

No Balanço Patrimonial o Ativo representa onde foram realizadas as aplicações de recursos provenientes do Passivo, como veremos mais adiante.

Através da análise da Estrutura do Ativo é possível desprender informações de onde foram aplicados recursos, o quanto que a empresa tem de capital aplicado em  cada grupo de contas: Circulante, Realizável a Longo Prazo e Permanente.

A Análise da Estrutura do Ativo também nos mostra também o grau de liquidez de suas contas, e de forma ainda mais aprofundada apresenta o quanto de recursos á curto prazo estão investidos em estoques ou duplicatas á receber, ou seja de uma única análise de pode auferir grande quantidade de informações.

Porém somente as respostas apresentadas pela  Análise do Ativo não servem como base para sabermos como de fato anda a saúde patrimonial da empresa, pois precisaremos também da Análise da Estrutura do Passivo.

2.2        Estrutura do Passivo

O Passivo representa as obrigações que a empresa possui.

Assim como o Ativo a estrutura do Passivo está dividida em 3 grupos de contas, porém desta vez as contas não serão contempladas das com maior grau de liquidez para as de menor grau de liquidez, mas sim os grupos são definidos por prazos diferentes para realização de pagamento, sendo que as que serão pagas primeiro têm prioridade .

Além da divisão em 3 grupos de contas há também ,para efeito de Análise de Estrutura, a divisão do Passivo em Capital de Terceiros e Capital Próprio.

O Capital ou Recursos de Terceiros são as dívidas efetivamente, contraída com terceiros como:fornecedores, bancos etc.

O Capital ou Recurso Próprio se refere ao capital integralizado ou reinvestido pelos sócios.

A Estrutura do Passivo é a seguinte.

Passivo Circulante – Se refere ás obrigações  que serão  quitadas no prazo máximo de 1 ano a contar do último Balanço Patrimonial. Suas principais contas são fornecedores, salários a pagar, impostos a pagar, Empréstimos a pagar, Dividendos a pagar.

Exigível a Longo Prazo – Se refere ás obrigações que serão pagas a partir de 1 ano após o último balanço patrimonial.As principais contas deste grupo são: Financiamentos, Impostos Parcelados.

Patrimônio Liquido – Se refere ao capital dos sócios e que estão sendo aplicados na empresa. As principais contas são: Capital Social, Reserva de Lucros, Lucros Acumulados e Reserva de Capital.

2.2.1        Passivo – Origem de Recursos

A Análise da Estrutura do Passivo nos apresenta de onde saíram os recursos que foram aplicados no Ativo.

Todos recursos do Ativo foram financiados pelo Passivo seja através de Capital de Terceiros por meio de financiamentos e outras dívidas adquiridas, ou através do Capital Próprio  injetado na empresa através dos sócios.

O fato do Passivo financiar o ativo justifica o por que do balanço ter o mesmo resultado no ativo e passivo.

Através da relação entre Capital de Terceiros e Capital Próprio é possível auferir o quanto que a empresa depende de terceiros, pois o ideal é a que empresa não dependa tanto do capital de fora para se financiar, e que tenha condições suficientes para ela própria aplicar seus recursos.

O Capital de Terceiros está compreendido nos grupos do Passivo Circulante e Exigível em Longo Prazo.

O Capital Próprio compreende o Patrimônio Líquido.

2.3        Natureza do Ativo e do Passivo

É importante ressaltar que:

Ativo: Possui natureza devedora,  é fácil de compreender este conceito pois o ativo está sempre devendo algo ao passivo, que o financiou.

Passivo: Possui natureza credora, pois está sempre financiando o ativo.

3        ESTRUTURA DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADOS

A demonstração de resultado nos apresenta as Despesas e Receitas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (278.7 Kb)   docx (104.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com