TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIO DE ORÇAMENTO

Por:   •  14/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.792 Palavras (24 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 24

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Programa de Graduação em Administração

                Ronara Borges de Bessas        

GESTÃO DE CUSTOS

Estudo de caso: como a gestão de custo subsidia a tomada de decisões em uma indústria farmacêutica do interior de Minas Gerais.

Arcos

2015

Ronara Borges de Bessas

GESTÃO DE CUSTOS

Estudo de caso: como a gestão de custo subsidia a tomada de decisões em uma indústria farmacêutica do interior de Minas Gerais.

        

Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao curso de graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais como requisito para obtenção do título de bacharel em Administração.

Orientador: Prof. Késia Silva

Arcos
2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1.        Problema        

1.2.        Objetivos        

1.2.1.        Objetivo Geral        

1.2.2.        Objetivos Específicos        

1.3.        Justificativa        

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1.        Custos        

2.1.1.        Conceitos        

2.1.2.        Tipos de Custos        

2.1.2.        Departamentalização e centro de custos        

2.1.3.        Métodos de custeio        

2.2.        Contabilidade de Custos        

2.2.1.        Margem de contribuição        

2.2.2.        Ponto de Equilíbrio        

2.2.3.        Tomada de Decisões        

3.        METODOLOGIA        

3.1.        Abordagem da Pesquisa        

3.2.        Tipos de pesquisa        

3.3.        Objeto e sujeito da pesquisa        

3.4.        Método de coleta de dados        

3.5.        Método de análise de dados        

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

As empresas, de maneira geral, especialmente nas últimas décadas, respondendo às necessidades dos consumidores, têm voltado sua atenção para a qualidade dos produtos, otimização de processos, melhorias de políticas de gestão de pessoas e otimização dos custos. Sendo assim, percebe-se a necessidade de uma rede de informações eficientes que auxilie os fins gerenciais.

Para que uma organização funcione integralmente, ela necessita de apoio de todas as partes que a compõe, todos os setores precisam se encontrar em sintonia e dos gestores é exigido um conhecimento extremo dos acontecimentos internos, o que influencia diretamente no processo da tomada de decisões.

Neste contexto, o conhecimento e o domínio das técnicas de apuração de custos são fundamentais para um gerenciamento eficiente que vise à ascensão e principalmente a manutenção de uma empresa no mercado. Dentro dessa proposta tem-se a gestão de custos, uma forma de gestão que vem se destacando nos tempos contemporâneos e que possibilita aos superiores uma capacidade maior de discernimento, no momento da decisão.

Como definição pode-se dizer que gestão de custos é um conjunto de técnicas e métodos para planejamento, avaliação e aperfeiçoamento dos produtos de uma empresa e, tem três finalidades principais com o mesmo grau de relevância. A primeira é fornecer informações relacionadas ao desempenho e rentabilidade das atividades da empresa para que seja conhecida e, portanto ter a facilidade de seu controle; outra é auxiliar no planejamento e desenvolvimento das operações de forma a fornecer dados de custos para medir os lucros e avaliar os estoques; e ainda criar um ambiente com informações para direcionar na tomada de decisões.

Diante do mercado competitivo, no qual as organizações estão inseridas, elas contam como uma imprescindível forma de se destacar e sobreviver à estipulação do preço, o valor que o cliente pagará por seus serviços e/ou produtos.

A presente pesquisa busca avaliar os impactos que a gestão de custos proporciona em uma indústria farmacêutica do interior de Minas Gerais, como ela influencia no modo de gestão dos supervisores, de diversas áreas.


  1. Problema

À medida que as atividades gerenciais se tornam mais complexas e indispensáveis, necessitam de informações mais claras e objetivas. Considerando que a gestão de custos seja o centro das informações financeiras, principalmente se tratando do corpo administrativo – os gestores internos da organização, as informações da gestão de custos vão auxiliar aquelas utilizadas pelos gestores na tarefa de decidir. São utilizadas geralmente como complemento de análises e se apresentam de forma eficaz no momento que precede a tomada de decisão demandada pela rotina dos gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (279.1 Kb)   docx (56.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com