TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edith Stein

Por:   •  11/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Engenharia Mecânica

Ética, Política e Sociedade.

Trabalho sobre Edith Stein e a Fenomenologia

        Henrique Ortiz Varanda     RA 680329

Professor: Dom Theodoro

Votorantim

Maio, 2015

Introdução

No trabalho a seguir teremos conhecimento sobre Edith Stein e a Fenomenologia, sua busca pela composição humana, e as influências recebidas porEdmun Husserl.

Husserl se destacou com seu pensamento sobre a fundamentação científica da Filosofia. O método fenomenológico foi o caminho pelo qual Edith Stein realizou a sua formação fenomenológica. Se tornou assistente de Husserl, e pôde conhecer melhor direto do criador da fenomenologia.


Edith Stein e a Fenomenologia

Edith Stein nasceu em Breslávia, nascida em 12 de outubro de 1891, aBenjamindos onze filhos, pertencia a pais judeus que comercializavam madeira.  Dentre seus irmãos e irmãs, quatro morreram na infância, e seu pai morreu quando ainda tinha um ano de idade.

Desde pequena Edith Stein buscava intensamente a verdade.  Não quaisquer verdades, mas aquela que pudesse ser demonstrada.

Esse desejo de conhecer a composição humana levou a conhecer a fenomenologia husserliana, que foi criada pela figura marcante da história da filosofia contemporânea, Edmun Husserl que nasceu na Tchecoslováquia em 1859, o qual estudou em Berlim e em Viena, se dedicou primeiramente à matemática e depois aos estudos da Filosofia.

Husserl propôs um novo pensamento sobre a fundamentação científica da Filosofia, não sendo apenas de caráter especulativo, mas também prático, dando inicio ao método fenomenológico, na Alemanha, no final do século XIX e início do século XX.

A palavra “fenomenologia”, possui dois significados, que foram originadas do grego. Sendo que “fenômeno” significa aquilo que se mostra; esse termo não pode ser apenas compreendido como aquilo que aparece ou parece. “Logia” vem do termo logos, que para os gregos poderia definir pensamento, palavra, ou então capacidade de reflexão. Podemos entender que a fenomenologia é a reflexão que se faz de um fenômeno, ou seja, daquilo que é mostrado. Quando algo se mostra, esse se mostra ao homem, à pessoa humana. O homem é aquele que busca o sentido daquilo que se mostra.

Numa primeira impressão, imaginamos que as coisas que se mostram a nós sempre são coisas físicas, contudo existem aquelas que são abstratas. Podemos citar como exemplo a palavra “república”; nós a utilizamos para designar uma coisa pública, porém ela não se refere a nada físico, significando das coisas culturais, eventos, fatos, que não são de ordem estritamente física.

O método fenomenológico de idealizar o mundo permite ao ser humano voltar às próprias coisas, e ultrapassar a análise e a explicação científica. A inovação queHusserl trás permite a todos voltar ao mundo anterior ao conhecimento,do qual o conhecimento fala constantemente. A fenomenologia permite irmos diretamente às coisas, indagando assim elas mesmas o que dizem de si próprias, resultando em algumas certezas que certamente seriam diferentes das teorias pré-concebidas. Portanto, antes de se observar alguma coisa, devemos antes, extinguir todo prejulgamento que se tenha em relação àquele fenômeno, e depois de observá-lo sem nenhum preconceito, e assim buscar o seu sentido.

As coisas demonstradas ao homem só podem ser consideradas fenômenos se elas tiverem algum sentido. Para acharmos o sentido das coisas, é necessário, às vezes, de uma análise mais aprofundada, uma vez que nem tudo pode ser compreendido rapidamente. Isso consiste em achar o sentido das coisas, os fenômenos que se mostram a nós.

Para compreendermos os fenômenos, devemos trilhar uma direção, que para Husserl é formado através de dois momentos: a redução eidética (busca pelo sentido dos fenômenos) e a redução transcendental (como o sujeito busca esse sentido).

Através dessa busca pelo sentido dos fenômenos, é possível ao homem entender e encontrar o sentido das coisas. O homem necessita saber qual o sentido das coisas em sua vida habitual para que possa orientar-se em seus caminhos. Em algunscasos, ele possui a capacidade de identificar instantaneamente o sentido das coisas, todavia, em outras, ele pode deparar-se em certas dificuldades. O homem utiliza sua intuição para a captar o sentido das coisas, e por meio desse sentido, a essência das coisas. A intuição é digamos que a relação de consciência que nós temos com um objeto. O voltar a essa intuição originária é o verdadeiro passo do conhecimento. Quando um fato nos apresenta à consciência, através dele verificamos uma essência. As essências das coisas estão sempre presentes quando os fenômenos se mostram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (759.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com