TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo, Planejamento Estratégico, Sistemas de Informações e Direito Empresarial

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.364 Palavras (18 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é apresentar sob vários aspectos diferentes as questões sobre Empreendedorismo, Planejamento Estratégico, Sistemas de Informações e Direito Empresarial.

Na área do Empreendedorismo, a busca foi referente a identificação e conhecimento das características do perfil empreendedor, mostrando os empreendedores de sucesso e também citando alguns que pelo caminho ficaram, ou que continuam tentando.

Quanto ao Planejamento estratégico foi pesquisado sobre a inter-relação entre as variáveis relativas ao comportamento do consumidor moderno e como que a Matriz SWOT pode ajuda nas decisões da empresa.

No plano dos Sistemas de Informações será apresentado formas de tecnologia que possuem um custo x benefício atraente às pequenas e médias empresas, que são a força motriz da economia brasileira.

Neste trabalho – o Direito Empresarial – será visto combinado à Dignidade da pessoa humana, que encontra fulcro em nossa Carta Magna, a Constituição Federal de 1988.

I – Empreendedorismo

O Empreendedorismo, normalmente é lembrado em duas situações, uma relativa à sociedade como um todo e outra a pessoa solitariamente.

Quando algo vai mal e todos precisam de uma revolução social para enfrentar as crises deixadas pelos sistemas econômicos cíclicos, o empreendedorismo entra fortemente em cena com o objetivo de aprimorar algo deixando mais barato e mais eficiente, ou simplesmente criando alguma coisa do zero.

Quando a ligação é inteiramente pessoal, o empreendedorismo se mostra como ferramenta para a obtenção de algum resultado específico, normalmente atrelado a situações como:

• Barateamento de algum produto ou serviço

Ex: Antigamente, para se ter alguma informação sobre algo, recorríamos às bibliotecas, normalmente em busca da Barsa mais próxima. Hoje, o Google faz o papel da Barsa de ontem com um preço infinitamente menor para não dizer de graça.

• Desenvolvimento de um produto mais eficaz

Ex: A Apple trouxe o Iphone, um telefone leve, que é possível se comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, inclusive por videoconferência. Quando os volumosos Motorolas foram lançados só se imaginava falar e ouvir a outra pessoa.

• Aumentar a acessibilidade ao produto ou serviço

Ex: Nesse quesito dou pleno destaque à concorrência que também tem um fator preponderante para que isso ocorra. Antes das privatizações das Teles, poucas pessoas possuíam telefones celulares por serem muito caros, hoje o número de telefones celulares passou duas unidades por habitante.

Podemos citar algumas características em comum de empreendedores de sucesso, entre elas:

Gosto pelo risco

O empreendedor deve estar disposto a correr riscos, diz Herica Righi, professora de inovação da Fundação Dom Cabral. É necessário ousadia porque as taxas de mortalidade são grandes entre empresas de pequeno porte, afirma. “O empreendedor vai investir em algo que geralmente é incerto e concorrer com grandes empresas.”

Boa comunicação

O bom empreendedor é aquele que se dedica pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes. E consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial. No caso de se investir em uma franquia, ele deve ter ações como conhecer franqueados da rede, por exemplo, sugere André Friedheim, diretor da consultoria Francap.

Olho bom para oportunidades

Quem empreende por oportunidade, ou seja, porque percebe um nicho no mercado, tem mais chances de sucesso do que quem empreende por necessidade (porque fica desempregado). São pessoas, diz o professor do Master em Empreendedorismo e Novos Negócios da Business School São Paulo (BSP), Alessandro Saade, “que não se deixam levar por modismos”.

Comprometimento

Para ter sucesso, o empreendedor muitas vezes terá de sacrificar grande parte de seu tempo. Estar presente na empresa é fundamental, mesmo que se trate de um negócio formatado, como uma franquia, lembra André Friedheim, da consultoria Francap. “É importante participar da gestão do negócio.” O foco deve ser sempre manter os clientes satisfeitos.

Liderança

O empreendedor de sucesso carece de talento para liderar equipes e tomar decisões, porque muitas vezes ele terá de fazer isso sozinho. É preciso ter autonomia e autoconfiança. Ele ainda deve saber usar estratégias para influenciar ou persuadir pessoas.

Planejamento financeiro

Antes de entrar em um novo negócio, o ideal é que o empreendedor tenha um capital para sobreviver até um ano sem o dinheiro da empresa. Este é o tempo médio de retorno que o negócio vai dar. Mas, neste ponto, os especialistas pedem atenção: em alguns setores, o prazo de retorno pode ser até maior.

Inovação

“As empresas que começaram pequenas e cresceram tinham um diferencial de mercado. O grande segredo para o sucesso é criar um novo conceito de produto ou serviço e inovar”, acredita Herica Righi, professora de inovação da Fundação Dom Cabral. Para que isso seja possível, o empreendedor deve ter bem claro o que irá entregar ao cliente e por que esse consumidor escolheria seus produtos e não os da concorrência.

Exemplos de Empreendedores de sucesso no Brasil:

1. Abílio Diniz

Esse é um dos empreendedores famosos tanto no Brasil como no mundo. Filho de imigrantes portugueses, começou sua caminhada abrindo uma doçaria chamada Pão de Açúcar. Ficou dividido durante sua juventude entre a prática de esportes e os estudos (se formou em administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo). Aos 20 anos continuou sua caminhada em busca de conhecimento ingressando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com