TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendodorismo

Por:   •  20/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 8

2. DESENVOLVIMENTO

Fale sobre suas origens, sua família, existe algum empreendedor em sua família? Tem alguém como modelo? O que seus pais faziam?

Minha família é do interior de Santa Catarina, meus eram humildes, ambos trabalhavam na zona rural, nunca tiveram empresa, meu pai é aposentado, trabalhou 30 anos na mesma empresa, meu irmão hoje é empreendedor, possui uma fabrica de colchões magnéticos em Santa Catarina. Basicamente, a estrutura da minha família é humilde, simples, de uma cultura financeira sem muitas condições.

Fale sobre sua formação? O que você aprendeu fora da faculdade que você considera importante?

Sou formado em engenharia elétrica, iniciei os estudos em 2001 em Blumenau, Santa Catarina, e me formei em 2007.

O que você aprendeu fora da faculdade que você considera importante?

Eu costumo dizer sempre pra minha equipe de trabalho, de nada adianta você estar em uma faculdade somente estudando se você não tem o contato com o mercado de trabalho, a maioria dos alunos hoje somente estuda, sai da faculdade e pensa que um diploma é a porta de entrada para o mercado de trabalho, se você estuda e ao mesmo tempo trabalha e consegue inserir no seu trabalho o que vem conhecendo na teoria, você tem uma combinação perfeita, você vai vivenciando durante a faculdade as dificuldades, os problemas que você tem, não significa que você saindo da faculdade com um diploma você vai ser um profissional de sucesso, ao contrario, o importante é linkar o trabalho com o estudo. No meu caso eu comecei a faculdade com 17 anos e já trabalhava desde os 15 anos, o período inteiro de faculdade eu fui aplicando meu conhecimento da teoria na pratica da empresa, isso é um diferencial.

Como você se vê como pessoa? Quais suas características pessoais você considera mais importantes para sua empresa?

Uma das minhas características é apostar em outras pessoas, não desistir, poder de persuasão, ter a equipe nas mãos e não desistir no primeiro ato falho ou na primeira dificuldade, só assim nos formamos uma equipe, aprendendo com ela, dentro das dificuldades e apostando nas pessoas, principalmente na cultura das pessoas. Venho de uma cultura europeia de Santa Catarina, e aqui em minas é diferente, temos que apostar muito em treinamento, em conversas, hoje é um caminho sem volta, você realmente tem que esta ao lado de seus profissionais ajudando eles a entender o processo, pois eles não estão prontos, temos que formar uma equipe de base, meu diferencial é que eu me preocupo em formar minha equipe, não esperar que do nada todos vão aprender a fazer acontecer, temos que ter um pouco de paciência, para que as pessoas possam no tempo delas poder aprender.

Como você aprendeu coisas novas hoje? Tem algum método próprio para relacionar com um novo cliente numa situação de adaptar algum produto para atender a necessidade do cliente.

Cada cliente tem uma particularidade, quem paga nossos salários não são os donos dessa empresa, mas sim nossos clientes, essa é a pessoa que nos devemos dar nossa total atenção, trata-los bem, afinal se você perde um cliente, você perde parte de um grupo de pessoas que pagam seu salário. É interessante um contato próximo ao cliente, entendendo a necessidade de cada um, para poder atendê-lo da primeira vez bem e sempre, isso é intrínseco aqui na empresa, atender a necessidade da empresa, indo visita-lo, conhecendo sua aplicação, sugerir as melhorias dentro do processo para podermos ter um relacionamento muito junto, pois nesse mercado competitivo, preço por preço, existem muitas empresas que fazem o mesmo produto, então temos que ganhar o cliente pelo diferencial, e esse diferencial é sua qualidade, o atendimento que você da a ele.

Como você e a sua empresa lidam com o fracasso, quando um projeto não da certo?

Eu costumo sempre falar pra minha equipe, o meu sucesso é o sucesso da equipe, o sucesso da equipe é o sucesso de outra equipe, o fracasso de uma pessoa, de um profissional ou de um processo deve ser encarado como o fracasso da equipe, enquanto nos pensarmos que nos temos que ter méritos individualizados, não pensando no globo, no meio, deixando de pensar na equipe, não terá carreira longa dentro de uma empresa. Todas as decisões e tudo que se faz tem que ser pensando na equipe, nunca levar os méritos por si só, distribuir o mérito para a equipe, assim quando seu fracasso ocorrer, e vai ocorrer, pois todo fracasso é uma oportunidade de melhoria, você saberá o que não deve cometer, pois tanto o fracasso como o sucesso deve fazer parte da equipe, é assim que tratamos todos os problemas aqui na empresa.

Como você obtém informações sobre o que esta acontecendo na sua empresa? Como você controla essas informações?

Hoje uma empresa é como um governo, no governo você utiliza indicadores de economia para tomar as decisões perante aos 200 milhões de habitantes que temos no Brasil, numa empresa não é diferente, você tem indicadores dentro do processo que indicam como este determinado setor, determinado processo, se esta bom ou ruim, esse indicador que hoje nos temos, nos leva a tomar a decisão, pois não podemos sair tomando decisão porque achamos que esta bom ou que esta mal, temos que tomar decisões como base em resultados, números e isso quem mostra pra você são os indicadores da empresa, que estão em diversos níveis da empresa.

Quantas horas você trabalha por dia? Você trabalha aos sábados e domingos? Tira as férias? Você pensa em se aposentar?

Hoje um profissional de sucesso trabalha 8 horas por dia, 8 horas por dia ele tem que se descansar e as outras 8 horas que é o diferencial de profissional. Muitas pessoas trabalham o dia inteiro, dormem a noite e não usam o tempo vago para seu beneficio, para agregar valor, seja estudando ou fazendo um curso, estudando outra língua, esse diferencial das horas depois do trabalho é o diferencial do futuro desse profissional, não pense que só trabalhar 8 horas por dia já é o diferencial.

Não trabalho sábados e nem domingos, nem a noite, obviamente que problemas que surgem na empresa nesses horários são delegados a mim via celular ou internet para podermos tomar as decisões junto com a equipe, tiro apenas coletivas, pois durante o ano é complicado, quando tem férias durante o ano vencendo, eu não consigo tirar, a pessoa para crescer numa empresa deve ter um substituto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com