TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística descritiva

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos introdutórios de Estatística Descritiva.

O conceito de Estatística Descritiva compreende formas de organização e descrição de um Banco de Dados. É de suma importância a compreensão de Estatística Descritiva para a área da Administração, pois é a base para o conhecimento estatístico, com o objetivo de tornar os dados mais fáceis de serem compreendidos, disponibilizando métodos para a resolução de um problema cientifico, ou seja, a estatística descritiva tem por objetivo efetuar, posteriormente, a descrição dos dados coletados através de planilhas e gráficos, sem, no entanto, propor qualquer tipo de conclusão.

Dentre os métodos para resolução de um problema cientifico temos medidas descritivas, tabelas diagramas ou distribuições de freqüência, para que a informação seja compreendida facilmente.

Com a utilização de tabelas, gráficos, diagramas e medidas descritivas, é possível examinar o formato geral de distribuição de dados, analisar a ocorrência de valores que informa sobre o centro da distribuição e verificar a variação presente nestes dados.

Para um método ser compreendido corretamente é necessário que a idéia de distribuição que fique absolutamente clara.

Medida descritiva, ou Estatística Descritiva que é o resumo de informações presente nos dados, sendo grande parte realizada por valores numéricos obtidos por uma ou mais variáveis.

Para se compreender melhor o conceito de medida Descritiva, vejamos um exemplo bem atual, uma pesquisa eleitoral informa somente o percentual de eleitoral informa somente no percentual de eleitores consultados que prefere cada candidato e não informa a opinião individual de cada eleitor.

A Estatística Descritiva compreende as medidas de localização, também chamadas de medidas de tendência central que indicam onde estão às maiorias das informações por meio de sinais, desenhos, etc. Para a Estatística são utilizados os gráficos de função e os gráficos Estatísticos, ou seja, o uso dos gráficos é de extrema importância, pois, uma analise estatística envolve, no mínimo, um tipo de gráfico.

Dentro da área administrativa a estatística descritiva nos possibilita analisar, tendências ou padrões a partir de coleta de dado bruto. Para se obter uma boa descrição de um conjunto de dados, deve-se ter como base uma medida do centro de dados e uma medida de variabilidade dos dados.

Quando fazemos leituras de relatórios preparados por outras pessoas, não recebemos os dados brutos usados no estudo e sim vemos gráficos, medidas de tendência central de medidas de variação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com