TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Este texto acadêmico baseado na obra de Hunter

Por:   •  4/11/2017  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma Historia sobre a essência da liderança. 21 Ed. Tradução Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004,139p.

Este texto acadêmico baseado na obra de Hunter, consultor chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria na área de RH e treinamento. Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante com mais de 20 anos de experiência. Sua Proposta nesta obra é demonstrar ensinamentos e conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros.

Trazendo sete capítulos ordenados em, as definições, O velho paradigma, O modelo, O verbo, O ambiente, A escolha, A recompensa. Que trazem ideias, fundamentos e discussões sobre o mundo da liderança.

O livro “O Monge e o Executivo” conta a historia de John Daily, um homem de negócios bem sucedido, gerente geral de uma grande indústria, casado e pai de dois filhos. John percebe que está fracassado como chefe, marido e pai. Sendo incentivado por sua esposa e pelo pastor da igreja então toma a decisão de participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino comandado pelo frade Leonard Hoffman um renomado empresário famoso por suas conquistas e administrações e com o passar do tempo veio a ser chamado por Simeão, um nome que o persegue desde sua infância.

John entra no mosteiro não muito satisfeito com sua decisão, pois ira deixar sua indústria durante uma semana para conviver com frades e cinco alunos que demonstrava alguns problemas de liderança sendo eles, Lee o pregador, Greg jovem sargento do Exercito, Teresa a diretora de uma escola pública, Chis treinadora de time de basquete e Kim a enfermeira.

Ao decorrer dos dias Simeão e a convivência com os outros alunos faz com que John questione suas ações como líder, qual a sua influência no seu atual cargo e deseja se olhar de forma diferente sobre o mundo a sua volta e consciente do esforço e disciplina para se tornar um líder com autoridade e influência.

O autor traz uma narrativa bem sentimental e envolvente ao leitor, com questionamento da fé. Do credo em Jesus, que também é levado como um grande exemplo de líder, e citações bíblicas. Mostrando relatos que fácil se associa e traz o conhecimento do leitor com relação à vida empresarial e cotidiana.

O livro traz conceitos muito bons, experiência e ensinamentos que devemos levar para a vida toda, não só no âmbito empresarial, cargos ou papeis de liderança, mas no dia a dia na convivência social, sendo um livro para todos lerem independente do proposito, mas sim para enriquecimento pessoal. Para se tornar um bom líder à transformação tem que partir do interior do individuo, uma visão dos próprios valores e então modificar a sua vida empresarial e o ambiente que lhe cerca.

No atual mundo empresarial não se vê exemplos que se aproximem do líder que o livro apresenta, deve assim transformar “O Monge e o Executivo” em um livro de cabeceira leva-lo como tema em diálogos empresariais treinamentos destinados a donos e funcionários de empresas.

Indico e recomendo o livro para o tipo de público jovem, adulto, estudante e principalmente a administradores ou futuro, por ele trazer uma linguagem fácil, conhecimentos que podem ser aplicados em vários setores da vida social ou na construção de um líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com