TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.693 Palavras (11 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 11

                                UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

NOME

ARYANE TENÓRIO LIMS

RA

9496550465

KAIQUE ASSIS DE SOUZA

RA

9363292574

MOISES DA SILVA F. JUNIOR

RA

RANDARA DA C. VIEIRA

        

Desafio Profissional 5º Semestre

Disciplinas Norteadoras:

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ANÁLISES DE INVESTIMENTO, CONTABILIDADE DE CUSTOS, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

PROFESSORES EAD:

TUTOR: THYEGO LOUZADA DUARTE

DATA DE PUBLICAÇÃO:

TUCURUI- PA

2016

                        UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Desafio Profissional 5º bimestre

Disciplinas Norteadoras:

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ANÁLISES DE INVESTIMENTO, CONTABILIDADE DE CUSTOS, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Tutor: THYEGO LOUZADA DUARTE

Trabalho desenvolvido para o curso de Ciências Contábeis disciplinas norteadoras Processos Contabilidade Intermediária e Estatística, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 1º bimestre 2016/01, sob orientação do Tutor   THYEGO LOUZADA DUARTE.                   .

Tucuruí-PA

2016

INTRODUÇÃO

A realização deste trabalho permite ao discente o encontro com um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que favorece a aprendizagem estimulando a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

O Desafio Profissional tem a finalidade de promover o estudo dirigido a distância desenvolvendo os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado oferecendo vários ambientes de aprendizagem. Desta forma,  tem como objetivo   auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, promovendo a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão direcionando o discente  para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

O trabalho consiste em um estudo de CASO REAL da Empresa

Para atingir o objetivo principal, que é apresentar um parecer contábil sobre a saude patrimonial da empresa através dos demonstrativos contábeis, nesse Desafio Profissional, o aluno deverá seguir as instruções para elaboração desenvolvendo os passos sugeridos de 01 a 08, considerando as disciplinas norteadoras: ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, ANÁLISES DE INVESTIMENTO, CONTABILIDADE DE CUSTOS, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, assim como, as orientações pedagógicas descritas no próprio arquivo de instruções.

PASSO 1

Neste passo você deve apresentar conceitos teóricos sobre a importância das demonstrações contábeis. Para isso, será necessário realizar leituras de algumas obras (livros, sites, periódicos) sobre o assunto e elaborar uma resenha de uma página, utilizando referencial teórico (citações). (1 página).

        Apresentar conceitos teóricos sobre a importância das demonstrações contábeis se faz necessária para a constituição da gestão financeira, contábil e de resultados, pois, em qualquer tempo essas demonstrações contábeis e suas respectivas análises são peculiares a excelência em gestão de empresas.

Pois, as demonstrações contábeis através de suas análises permitem subsídios de dados reais ao gestor de empresa para a tomada de decisão. Assim, sobre o anseio de eliminar as ideias de dificuldades e complexidades em torno das análises vale citar Sérgio de IUDÍCIBUS (1995, p.67):

"É muito mais útil calcular um certo número selecionado de índices e quocientes, de forma consistente, de período para período, e compará-los com padrões preestabelecidos e tentar, a partir daí, tirar uma ideia de quais problemas merecem uma investigação maior, do que apurar dezenas e dezenas de índices, sem correlação entre si, sem comparações e, ainda, pretender dar um enfoque e uma significação absolutos a tais índices e quocientes".

Contudo, pode-se dizer que a análise das demonstrações contábeis é uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos financeiros da empresa visando extrair informações para obter um diagnóstico sobre a situação econômica e financeira da empresa em determinado tempo e em comparação com os concorrentes.


As demonstrações contábeis permite através de suas  análises:

  1. -  se bem manuseada, pode se constituir num excelente e poderoso "painel de controle" da administração;
  2. Se não for feita a partir de uma contabilidade "manipuladora" ou "normatizante", pode trazer resultados bastante precisos;
  3. É uma poderosa ferramenta à disposição das pessoas que se relacionam ou pretendem relacionar-se com a empresa, ou seja, os usuários da informação contábil ou financeira, sejam eles internos ou externos;
  4. Permite diagnosticar o empreendimento, revelando os pontos críticos e permitindo apresentar um esboço das prioridades para a solução dos problemas;
  5. Permite uma visão estratégica dos planos da empresa, bem como estima o seu futuro, suas limitações e suas potencialidades.

Desta forma afirma-se que quando são analisadas, as demonstrações contábeis e financeiras de uma empresa passam a ter valor como informação e deixam de ser apenas uma reunião de dados. Portanto, devido à importância das informações extraídas destas análises, muitos estudos vêm sendo realizados com as demonstrações contábeis divulgadas pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (236.9 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com