TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica profissional slide

Por:   •  22/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

-Como surgiu a ideia de criar a Rozini ?

O senhor José Roberto era representante comercial de instrumentos de áudio e nisso ele conheceu dois Luthier que faziam cavaquinho, isso há 22 anos atrás, em conversa com esses Luthiers ele começou a vender os instrumentos que eles faziam. E aí os Luthier não queriam aumentar a produtividade, só faziam aquela quantidade limitada e o senhor Rozini queria aumentar a produção pois estava tendo uma ótima saída. Foi aí que eles decidiram então que ele ia comprar máquinas, contratar ajudantes, colocar esses dois senhores que são Luthier (que é o senhor Zé Pereira e o senhor Pifani ) para começar a fazer os instrumentos para ele. E foi crescendo e não parou mais.

*o ano da fundação da empresa foi em 1995.

-Quais os principais concorrentes da Rozini?

Sempre foram a Gianini, a di Giorgio , e a Del vechio. A Delvechio fechou alguns anos atrás, hoje a gianini e a  di Giorgio só trabalham com produtos importados, continua sendo concorrência por causa que é mesmo mercado, só que mudou um pouco seguimento por ser importado.

-A única brasileira é a Rozini?

Tem agora a Sonora, que é uma empresa no interior de São Paulo que também está fabricando, ela pertence ao ex diretor da antiga Tonante. Ele montou essa nova fábrica e já está com uma produção boa.

-Qual a maior dificuldade que a marca enfrenta atualmente?

Atualmente é a crise no país país, onde muitas lojas estão fechando. Existiam clientes com 5, 6 lojas e atualmente tem apenas 1. Temos exemplo da rua carioca no Rio de Janeiro que praticamente não tem mais lojas de instrumentos, que antes era referência, outra rua é a Teodoro Sampaio, Tem poucas lojas e antes só tinha loja de instrumentos. A crise está bem difícil para o lado dos lojistas.

-A Rozini tem novas ideias para o futuro? Se sim pode dizer quais?

A Rozini está concentrando mais na parte de percussão. No ano de 2017 estão com planos de entrar na Europa para expor em Frankfurt na Alemanha seus instrumentos desta linha.

Quais os principais artistas que usam a marca?

Atualmente na parte do Cavaco está o Amilton de Olanda, Ademir Fogaça, e o falecido Mário Sérgio do fundo de quintal . Na parte da viola tem Marcelo viola,  Michel Teló, Gustavo Lima, Bruna viola, César menotti e Fabiano, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, e desde o começo da carreira até sua morte, o Tiao Carreiro.

A empresa fabrica dois modelos de violas que são réplicas das quais ele usava e gostava muito.

Quais instrumentos que vendem pouco e porque? E os que vendem mais?

Os instrumentos mais caros, por conta do mercado, instrumento mais caro é mais difícil de ser vendido, quem compra geralmente é quem já sabe tocar, quem já tem curso,  quem já estuda musica e trabalha no ramo.

* Iniciante sempre vai pelo preço, levam os instrumentos mais baratos não dando muita importância pra qualidade do produto.

* A três anos o produto que está tendo uma boa saída é o violao. A Rozini sempre foi muito forte em cavaquinho e viola, mas nos últimos anos o violão deles tá ganhando um bom espaço no mercado, a produção hoje está 50 a 50 com o violão. Este ano foi ótima a saída dele, pelo aumento do dólar tudo que é importado ficou mais caro, nisto os lojistas estão procurando outros caminhos, nessa procura conheceram o violão da marca deles e gostaram, dando assim uma ótima saída do produto.

*

* As vendas também são por tendência. Exemplo, há 10 anos atrás o pagode era muito forte, vendeu muito mais Cavaco, depois disso começou a época do sertanejo que foi vendida muita viola, hoje o cavaquinho caiu não só para a Rozini mas para todos. O número de Luthier tem crescido muito, praticamente toda esquina tem um. O número de cavaquinho caiu, mas em compensação o violão ganhou espaço no mercado. As vendas do violão ao ano cresceram 10%.

-Qual foi o melhor e o pior ano de vendas da Rozini?

Não teve um ano ruim por assim dizer, teve sempre um crescimento em constante, não pararam de crescer desde quando foi fundada.

O senhor José teve apenas uma crise em 2003, que foi quando ele deixou de ser "simples" pra ser "limitada", houve uma dificuldade, não nas vendas por que continuou crescendo, mas foram os impostos que quase quebraram ele.

A "simples " o imposto era de 13,5, a "limitada" era 36. Quase sendo o triplo de diferença. Ele ficou um ano como limitado, e foi quando quase quebrou. Depois voltou para simples com o crescimento sempre constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com