TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 8

Politicas públicas e sociedade

  1. O que é sociedade? O termo Sociedade pode ser entendido como referente de uma ordem, a qual pode ser comparada a uma “teia”, onde se dão interações entre indivíduos e/ou grupos. Estas interações são pautadas necessariamente pelas regras e instituições, e pelos papéis sociais. Estes modelam os comportamentos individuais e coletivos, indicando o que se pode e o que não se pode fazer, num dado contexto social.
  2. O que é política segundo Leo Maar (1885) A política pode ser dividida em três modalidade cite e descreva cada uma delas? A Política, portanto, é antes de tudo um conceito, que se refere especificamente a um conjunto particular de interações, diretamente relacionadas à distribuição do poder, nas relações sociais, atravessando diversas instituições. Segundo Leo Maar (1985) a política é dividida em três modalidades:

Política institucional – poder político concentra-se na esfera político-eleitoral, ou seja, no âmbito da relação governo/partido, eleito/eleitores.

Política de base – está nos movimentos socialmente organizados (MST- Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e sindicatos.)

Política individual – apresenta-se na esfera do cotidiano, nas relações sociais, na postura de cada indivíduo diante dos fatos, acontecimentos (em casa, na escola, na rua).

  1. Qual A concepção de Estado para Aristóteles? O Estado segundo Aristóteles é uma extensão da família; e suas funções são, basicamente, satisfazer as necessidades materiais dos indivíduos, como defesa, segurança e conservação da virtude e da felicidade.
  2. Defina estado Laico, e quem foi seu propulsor? Estado Laico é aquele no qual ocorre a separação entre Estado e Igreja/Religião. O precursor da ideia de independência do governo em relação à religião foi Nicolau Maquiavel.
  3. Qual a concepção de Estado para Hobbes? O Estado segundo Hobbes nasce de um contrato social em que os indivíduos concordam livremente em transferir o seu poder de se governar a um soberano, tendo em vista o medo da morte e o objetivo de viver em sociedade. Esse Estado é o Estado Absolutista; sua forma de governo, a monarquia absoluta. Assim os indivíduos recebem proteção, mas em troca abrem mão de sua liberdade.
  4. Qual a concepção de Estado para Locke? O Estado segundo Locke está baseado nos direitos naturais ou jusnaturalismo (direito à vida, à liberdade, à felicidade), direitos que nascem com os indivíduos e que limitam o poder do Estado, uma vez que se pode voltar contra o Estado caso esses direitos sejam transgredidos. 
  5. Quais as principais características do Estado Neoliberal? O Estado Neoliberal, prega a não interferência do Estado na sociedade, porém prevê sua máxima interferência na economia, financiando o setor privado por meio de subvenções fiscais, privatizações de estatais, transferências de verbas públicas a empresas privadas.
  6. Quais os principais elementos do liberalismo?

 Resumo dos principais elementos do liberalismo:

  • Predomínio do individualismo;
  • O bem-estar individual maximiza o bem-estar coletivo;
  • Predomínio da liberdade e da competitividade;
  • Naturalização da miséria;
  • Predomínio da lei da necessidade.;
  • Manutenção de um Estado mínimo;
  • As políticas sociais estimulam o ócio e o desperdício;
  • A política social deve ser um paliativo.
  1. Na concepção marxista, o Estado é um instrumento das classes dominantes que tem como objetivo manter essa situação de dominação sobre as demais classes da sociedade capitalista. A revolução proletária deve destruir o Estado, pois este se constitui, em primeira e última instância, no instrumento de dominação de uma classe (a burguesia) sobre outra (o proletariado).
  2. Defina Políticas Públicas? Política Pública é....  “O conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.”
  3. Qual a principal característica da administração Patrimonial? característica principal a condução dos negócios públicos como se estes fossem assuntos privados  dos governantes.
  4. Qual a principal característica da administração Burocrática? Sociedades capitalistas/Estado Moderno - impor a administração burocrática, cujos atos e procedimentos devem basear-se na legalidade; na impessoalidade e no profissionalismo dos agentes públicos.
  5. Diferencie esfera pública de esfera privada?   A esfera pública é, por excelência, a esfera de ação do Estado. Nesta os indivíduos desfrutam da condição de cidadãos, seja na posição de agente do poder público, isto é, de servidor do Estado; seja na condição de usuário ou beneficiário dos serviços públicos.

  A esfera privada é a de ação dos indivíduos na sociedade civil.

  1. Conceitue Estado de Bem-Estar Social? O Estado de Bem-Estar Social pode ser definido como aquele que assume a proteção social de todos os cidadãos, patrocinando ou regulando fortemente sistemas nacionais de Saúde, Educação, Habitação, Previdência e Assistência Social; normatizando relações de trabalho e salários.
  2. Conforme Esping-Andersen, qual são os três tipos de políticas do Estado de Bem-Estar Social? Universalistas – atendem a todos indiferenciadamente;

 Corporativas – restritos a corporações profissionais;

Residuais – Focalizado em alguns beneficiários os quais precisam comprovar sua necessidade.

  1. Conforme Esping-Andersen, quais são os três modelos de Estado de Bem-Estar Social?

Regime Social-Democrata – apresenta maiores índices de universalidade e desproletarização do trabalhador e maior participação do Estado no gasto com seguridade social.

Regime Conservador – cobertura de dá pela via corporativa e trabalhista.

Regime Liberal – assistência aos comprovadamente pobres;  Estado incentiva a privatização da seguridade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com