TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios

Por:   •  17/6/2015  •  Resenha  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  1.252 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

RACIOCÍNIO LÓGICO – 2015 A

Prof.ª Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Atividades Aula 1 (Problemas de raciocínio):[pic 2]

        1. a) Que figura completa a sequência?

[pic 3]

                                                                b) Que figura completa a sequência?

         2. a) Que número completa a sequência? Justifique.

                           1         1         2         3         5         8         13            21         ?[pic 4]

             b) Qual o próximo número na sequência? Justifique.

                           2    10    12    16    17    18    19    ?

        3. Movendo apenas dois palitos de fósforos da figura ao lado, forme uma figura que tenha quatro quadrados iguais. Todos os fósforos devem fazer parte do lado de um quadrado.

[pic 5]

        4. Onze cubinhos, todos de mesma aresta, foram colados conforme a figura ao lado. Qual é o menor número de cubinhos, iguais aos já utilizados, que devem ser agregados ao sólido formado pelos onze cubinhos para obtermos um cubo maciço?

        5. Pegue uma folha de papel que tenha a espessura de, digamos, 0,1milímetro(mm). Dobre-a ao meio e repita a operação. A folha agora tem uma espessura quatro vezes maior. Supondo que você dispõe de uma folha grande o suficiente para um número ilimitado de dobraduras, quantas dobraduras seriam necessárias para que o papel ficasse da altura do Pico da Neblina (3014metros)?[pic 6]

        6. Um cubo de madeira, pintado de vermelho, foi cerrado em 27 cubos menores iguais (ver imagem ao lado), e as faces destes cubos, ainda não pintadas, o foram de branco. Qual é a razão entre a área da superfície total pintada em vermelho e a área da superfície total pintada de branco?

[pic 7]

        7. O retângulo da figura ao lado está dividido em 7 quadrados. Se a área do menor quadrado é igual a 1ua, qual é a área do retângulo?[pic 8]

        8. A figura ao lado é composta por quadrados. Se os dois quadrados menores têm lado 1uc, então qual é a área total da figura?

[pic 9]

        9. No alto da estante, há uma coleção de três livros (como mostra o desenho ao lado). Tanto a capa quanto a contracapa de cada um dos livros têm a mesma medida: 2,5mm de espessura. O total de páginas de cada livro mede 4cm. Se a traça começar a comer da página um do primeiro volume e seguir comendo em linha reta até a última página do volume três, que distância ela terá percorrido?[pic 10]

        10. Um serralheiro tem 10 pedaços de 3 elos de ferro cada um, mostrados na figura ao lado. Ele quer fazer uma única corrente de 30 elos. Para abrir e depois soldar um elo o serralheiro leva 5 minutos. Quantos minutos no mínimo ele levará para fazer a corrente?

        11. Zé, Juca e João passaram a tarde pescando. Aí deu um sono danado e eles resolveram tirar uma soneca. Horas depois, Zé acordou e viu que já era tarde. Resolveu deixar Juca e João dormindo e dividir honestamente em três os peixes que tinham pescado. Como sobrou um peixe, ele devolveu para o lago. Pegou os peixes que eram seus e foi embora. Quando Juca acordou, não percebeu que Zé já tinha ido. Dividiu os peixes que encontrou em três pilhas com mesmo número, jogando fora o peixe que sobrou. Pegou os peixes que lhe pertenciam e foi embora. João acordou já muito escuro e achou que seus companheiros ainda dormiam. Muito honesto, contou os peixes que encontrou, dividiu por três, jogou fora o peixe que sobrava, pegou os peixes que eram seus e foi embora. Qual o mínimo de peixes que foram pescados naquela tarde?

        12. No Egito existem 3 grandes pirâmides - Quéops, Quéfren e Miquerinos. Quéfren tem mais 77 metros de altura que Miquerinos e esta menos 3 que Quéops. A pirâmide de Quéfren pesa mais 6000 toneladas que a Torre de Pisa na Itália que tem 54,5 metros de altura. A 550km de Pisa fica Stone Henge que apenas pesa 2695 toneladas, ou seja, menos 950 toneladas que a Torre de Pisa. Para ir de Quéfren a Quéops a pé gastam-se 20 minutos, mas vale a pena porque Quéops tem o dobro da massa de Quéfren e o triplo da de Miquerinos. Qual é a massa da pirâmide de Quéops?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (311 Kb)   docx (273.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com