TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios ventilação

Por:   •  13/3/2016  •  Tese  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  8.298 Visualizações

Página 1 de 6

Ciclo Hidrológico

  • Ciclo da água: É o fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e à rotação terrestre.
  • O conceito de ciclo hidrológico está ligado ao movimento e à troca de água nos seus diferentes estados físicos, que ocorre na Hidrosfera esse movimento permanente deve-se ao Sol, que fornece a energia para elevar a água da superfície terrestre para a atmosfera (evaporação), e à gravidade, que faz com que a água condensada se caia (precipitação) e que, uma vez na superfície, circule através de linhas de água que se reúnem em rios até atingir os oceanos (escoamento superficial) ou se infiltre nos solos e nas rochas, através dos seus poros, fissuras e fraturas (escoamento subterrâneo).
  • Nem toda a água precipitada alcança a superfície terrestre uma parte pode ser interceptada pela vegetação e volta a evaporar-se. A água que se infiltra no solo é sujeita a evaporação direta para a atmosfera e é absorvida pela vegetação que a devolve à atmosfera pelo processo chamado evapotranspiração ocorre no topo da zona não saturada. A água que continua a infiltrar-se e atinge a zona saturada, entra na circulação subterrânea e contribui para um aumento da água armazenada (recargados aqüíferos). O topo da zona saturada corresponde ao nível freático. No entanto, a água subterrânea pode ressurgir à superfície (nascentes) e alimentar as linhas de água ou ser descarregada diretamente no oceano.
  • Fatores que influenciam na quantidade e velocidade que a água circula em casa fase são: a cobertura vegetal, altitude, topografia, temperatura, tipo de solo e geologia.

1) (Questão 19 Prova de Hidrologia Concurso CPRM 2002 - Certo ou Errado)

a) (item 2) o ciclo hidrológico é o fenômeno global de circulação fechada de água

entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionada exclusivamente pela

energia solar.

CERTO

b) (item 5) Os principais componentes associados ao ciclo hidrológico são a

precipitação (P), a infiltração (I), a evapotranspiração (ET) e o escoamento

superficial (ES). A equação do balanço hídrico para uma bacia hidrológica

qualquer pode ser expressa por P + I = ET + ES.

ERRADO

2) Como se pode explicar o fato de que uma região que não houve aumento populacional, os recursos hídricos se tornaram escassos; mesmo havendo a renovação de água por meio do Ciclo Hidrológico.

R: Pode se explicar porque a quantidade de água e a velocidade com que ela circula nas diferentes fases do ciclo hidrológico são influenciadas por diversos fatores como, por exemplo, a cobertura vegetal, altitude, topografia, temperatura, tipo de solo e geologia, e não apenas pela quantidade populacional.

 3) Qual a função da Engenharia com relação aos extremos do Ciclo Hidrológico.

R:A função é principal é a realização de projetos afim de proteger o ambiente contra esses extremos.

4) Explique o Ciclo Hidrológico, enfatizando cada um de seus componentes

R:O sol fornece energia fazendo com que a água da superfície se eleve por evaporação, ai a gravidade faz com que esse vapor d'água se condense e volte em forma de chuva, a precipitação, chegando na superfície, ela pode escoar superficialmente até os rios e depois oceanos, ou se infiltrar no solo por meio dos poros, fissuras e fraturas e ai ela tem 2 caminhos a seguir, ou é absorvida pelas plantas e retorna a atmosfera pela evapotranspiração, ou continuar se infiltrando até a zona saturada e fazer parte do lençol freático.      

5) Discuta a renovação da água pelo Ciclo Hidrológico e a velocidade de degradação ambiental.

R: O ciclo hidrológico é um ciclo fechado e em equilíbrio, porem o que influencia na quantidade de água e na velocidade com que ela passa por cada fase são fatores como a cobertura vegetal, a altitude, a temperatura, tipos de solo entre outros e com altos índices de degradação ambiental que vemos nos dias de hoje, como por exemplo, efeito estufa, urbanização desordenada, impermeabilização do solo, desmatamento e queimadas, este ciclo abada sendo prejudicado, por conta disso a renovação da água ciclo fica cada vem mais em desequilíbrio.  

Importância da água

  • Indispensável para sobrevivência do homem, dos demais seres vivos e dos ecossistemas da natureza, influencia no clima de cada região e está presente em +/- 3/4 do nosso corpo. Porém está cada vez mais limitado por conta da ação do homem nas bacias hidrográficas, degradando a qualidade e prejudicando o ecossistema.
  • É fator limitante para desenvolvimento de países.  Israel, Líbia, México, EUA, sofrem com falta de água (ideal é que se tenha 2000m3.habitantes-1.ano-1)
  • Apenas 2,7% da água do planeta é doce, e deste valor apenas 0,63% está em estado líquido, porém não totalmente aproveitada por inviabilidades técnicas, financeiras e de sustentabilidade ambiental.
  • A demanda de água é cada vez maior devido ao aumento populacional e elevação do nível de vida. Essa demanda tem um crescimento exponencial, quando a população triplicou o consumo de água aumentou 6 vezes.
  • Se continuar assim estima-se que em 2025 metade da população mundial não terá acesso a água limpa, e hoje isso ocorre com 20% da população. É preciso ampliar as disponibilidades hídricas e para isso é necessário investimentos em pesquisas e desenvolvimento tecnológico para exploração viável e racional da água.
  • Brasil: muita disponibilidade de recursos hídricos porém distribuição irregular. Quantidade enorme de águas subterrâneas não exploradas pelo alto custo, e por depender de tecnologia avançada em estudos hidro-geológicos
  • Agricultura é o maior consumidor de água (70% de rios, lagos e aquíferos) é necessário o controle e a administração adequado e confiável dela para se ter uma agricultura sustentável. Na industria 20% e os outros 10% uso doméstico.    
  • Velocidade de degradação de recursos hídricos, 85% do esgoto é lançado em corpos d'água sem qualquer tipo de tratamento - prejuízos financeiros, alta taxa de mortalidade. Saneamento básico ajuda a diminuir tamanha degradação e problemas, cada 1 litro de esgoto inutiliza 10 de água limpa, e cada R$1,00 investido em saneamento se economiza R$10,00 em saúde.
  • Ranking de saúde hídrica (quantidade de água doce por habitante; parcela da população com água limpa e esgoto tratado; renda, saúde, educação e desigualdade social; desperdício de água domestica, industrial e agrícola; e poluição da água e preservação ambiental) 1º lugar: Finlândia, 2º Canadá, 3º Guiana, 50º Brasil.

Bacia Hidrográfica

  • Bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada por um curso d'água ou por sistemas conectados a cursos d'água, tal que toda a vazão efluente seja descarregada por uma simples saída. Elas tem simplicidade de aplicação do balanço de água que podem ser desenvolvidos estudos para avaliar componentes do ciclo hidrológico de uma região.
  • Microbacia é a área de formação natural, drenada por um curso d'água e seus afluentes, a montante de uma seção transversal considerada, para onde converge toda a água da área considerada. Essa área depende do objetivo do trabalho que se pretende realizar (não tem tamanho ideal)  - para verificar efeitos de praticas agrícolas na perda de solos, água e nutriente, a área não deve exceder 50ha; para estudo hídrico e o efeito do uso do solo na vazão, não deve passar de 10000ha; já estudos que requer apenas medição de volume e distribuição de vazão, as bacias representativas devem tem áreas entre 10 e 50 mil ha.
  • A resposta hidrológica de uma bacia hidrográfica é transformar uma entrada de volume concentrada no tempo (precipitação) em uma saída de água(escoamento) de forma mais distribuída no tempo.
  • Divisores de água: divisor superficial (topográfico) e o divisor freático (subterrâneo). O divisor subterrâneo é mais difícil de ser localizado e varia com o tempo. À medida que o lençol freático sobe, ele tende ao divisor superficial. O subterrâneo só é utilizado em estudos mais complexos de hidrologia e estabelece, portanto, os limites dos reservatórios de água subterrânea de onde é derivado o deflúvio básico da bacia. Na prática, assume-se por facilidade que o superficial também é o subterrâneo.
  • Cursos d'água: Perenes: contém água durante todo o tempo. O lençol freático mantém uma alimentação contínua e não desce nunca abaixo do leito do curso d’água, mesmo durante as secas mais severas. Intermitentes: em geral, escoam durante as estações de chuvas e secam na estiagem. Durante as estações chuvosas, transportam todos os tipos de deflúvio, pois o lençol d’água subterrâneo conserva-se acima do leito fluvial e alimentando o curso d’água, o que não ocorre na época de estiagem, quando o lençol freático se encontra em um nível inferior ao do leito. Efêmeros: existem apenas durante ou imediatamente após os períodos de precipitação e só transportam escoamento superficial. A superfície freática se encontra sempre a um nível inferior ao do leito fluvial, não havendo a possibilidade de escoamento de deflúvio subterrâneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com