TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Texto HIV-AIDS no Brasil - Provimento de prenvenção em um Sistema Descentralizado de saúde

Por:   •  3/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 2

HIV / AIDS no Brasil: Provimento de Prevenção em um Sistema Descentralizado de Saúde

SIMÃO, Mariângela Galvão e BASTOS, Francisco Inácio. HIV / AIDS no Brasil: Provimento de Prevenção em um Sistema Descentralizado de Saúde, 2011.

Trata-se de um texto de caráter informativo que retrata o histórico da HIV/AIDS no Brasil desde o primeiro caso de infecção, datado de 1982 no estado de São Paulo, passando pela decisão política de descentralizar as atribuições de tratamento aos entes municipais, haja vista serem esses aqueles que trabalham diretamente com os afetados pela doença, datada ente os anos 2001 e 2004, até a criação de um departamento dentro do Ministério da Saúde para cumprir as atribuições do Programa Nacional de DST e AIDS em 2009. Relatam-se ainda as dificuldades operacionais na execução das propostas orçamentárias e a consequente frustração dos executores dadas as disfunções burocráticas e políticas a emperrarem as aplicações dos recursos.

Verifica-se no texto a presença de dados, pesquisa datada de “2009 mostra que 97% do Brasileiros sabiam que o HIV podia ser transmitido sexualmente e que os preservativos podiam protege-los da transmissão”, que indicam o papel governamental fundamental

de disseminar os conhecimentos atinentes as causas da AIDS assim como as formas de transmissão aliados a conscientização que visava evitar preconceitos direcionados aos infectados.

Ademais, verifica-se a queda dos números de infectados e do alto poder governamental nas ações de apoio aos portadores do vírus apesar de os casos de morte refletiram as desigualdades sociais “o risco de óbito por um diagnóstico de AIDS no Norte e Nordeste era três vezes maior que no Sudeste”.

Dentre desta perspectiva cronológica, conforme ressaltado por mim no nosso fórum de discussão, percebe-se, atualmente, a dificuldade de se mantes a juventude conscientizada a respeito dos meio hábeis a evitar as infecções entre os jovens, seja pela crença da impossibilidade de se infectar seja pela crença na possibilidade de se tratar/curar a AIDS.

Local: Biblioteca da disciplina Políticas Públicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com