TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTO EPIDEMIOLÓGICO NO BRASIL - HIV / AIDS

Projeto de pesquisa: ASPECTO EPIDEMIOLÓGICO NO BRASIL - HIV / AIDS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 4

ASPECTO EPIDEMIOLOGICO NO BRASIL — HIV/AIDS

INDRODUÇÃO

AIDS e infecção pelo HIV no Brasil: Uma epidemia multifacetada.

A identificação, em 1981, da síndrome da imunodeficiência adquirida, habitualmente conhecida como AIDS, tornou-se um marco na história da humanidade. A epidemia da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e da AIDS representa fenômeno global, dinâmico e instável, cuja forma de ocorrência nas diferentes regiões do mundo depende, entre outros determinantes, do comportamento humano individual e coletivo.

As principais características da dinâmica epidemiológica da AIDS no mundo. A mais recente, e que melhor traduz o atual momento da epidemia, define três tipos:

Epidemia nascente (ou baixo nível) — corresponde a países onde a prevalência da infecção pelo HIV mostra-se menor do que 5% em todas as subpopulações com comportamento de alto risco à exposição ao vírus.

Epidemia concentrada — referente a países onde a prevalência da infecção pelo HIV é superior a 5% em uma ou mais subpopulações com comportamento de alto risco, mas a prevalência entre gestantes atendidas em clínicas de pré-natal revela-se menor do que 5%.

Epidemia generalizada - ocorrendo nos países onde a infecção pelo HIV deixou de ser restritas as subpopulações de comportamento de risco, que apresentam elevadas taxas de prevalência da infecção, e a prevalência entre gestantes atendidas em clínicas de pré-natal mostrou-se igual ou superior a 5%.

EVIDÊNCIAS

Como resultado das profundas desigualdades da sociedade brasileira, a propagação da infecção pelo HIV no País revela epidemia de múltiplas dimensões que vem, ao longo do tempo, sofrendo transformações significativas em seu perfil epidemiológico.

TENDÊNCIA ESPAÇO-TEMPORAL DA AIDS: A INTERIORIZAÇÃO

A partir do eixo Rio-São Paulo, os casos de AIDS disseminaram-se para as demais regiões, inicialmente às metrópoles regionais, a partir do final da década de oitenta.

Figura 1 - Distribuição espacial dos municípios com pelo menos

um caso de AIDS registrado, no Brasil, no período de 1980 a

1996 - Fonte: CN-DST/AIDS/SPS - Ministério da Saúde, 2000.

Em estudo recente, Célia Landmann Szwarcwald caracterizaram a evolução temporal da epidemia da AIDS no Brasil.

Figura 2 - Distribuição espacial dos municípios com pelo menos

um caso de AIDS registrado, no Brasil, no período de 1987 a

1993 - Fonte: CN-DST/AIDS/SPS - Ministério da Saúde, 2000.

Os dados de indivíduos com 15 anos ou mais de idade, a velocidade de crescimento da epidemia foi de aproximadamente 36% ao ano, no período de 1987-1989 a 1990-1992, decrescendo para 12%, de 1990-1992 para 1993-1996.

A análise da difusão da AIDS, segundo tamanho populacional dos municípios, mostra que a epidemia teve início nos grandes centros urbanos, mas esses detêm, atualmente, o menor aumento relativo. Constatou-se que, apesar de registrar as maiores taxas de incidência, a região Sudeste apresenta atualmente o menor ritmo de crescimento e a maior tendência à estabilidade.

As transformações no perfil da AIDS no Brasil, embora com dinâmicas regionais e populacionais distintas devam-se, sobretudo, a difusão geográfica da doença a partir dos grandes centros urbanos em direção aos municípios de médio e pequeno porte do interior do País, ao aumento da transmissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com