TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da gestão e ênfase nas tarefas 3

Trabalho acadêmico: Fundamentos da gestão e ênfase nas tarefas 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.982 Palavras (24 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 24

Introdução..........................................................................................2

Fundamentos da Administração e ênfase nas tarefas.........................3

Ênfase na Estrutura e Ênfase nas Pessoas...........................................3

Ênfase na Tecnologia e Ambiente......................................................11

Quadro Comparativo das Teorias.......................................................13

Conclusão.......................................................................................... 14

Bibliografia..........................................................................................15

Introdução

Com a descontinuidade do processo artesanal em surgimento a industrialização ocorreu a Revolução Industrial.

A Revolução causou mudanças na sociedade: desde o êxodo rural, quando a formação da cidade se deslocou em função da indústria, até o estilo de vida das pessoas.

As organizações cresceram e com elas também sua complexidade que acarretou em lentidão, e esse problema gerou o dilema: como produzir mais?

Essa busca em suprir o problema acarretado pelo boom industrial vem sendo solucionado pela Administração que, a princípio empregava-se na produção de forma tão mecanizada, mas que com o passar dos anos e aprofundamento de estudos para resolução dessa problemática hoje já tem uma amplitude de ângulos a se analisar e tantas formas de se solucionar e aprimorar o resultado almejado buscando a cada dia o equilíbrio entre homem e máquina; organização e sociedade; patrões e empregados,etc.

A Administração é uma ciência que acompanha a evolução humana e molda-se a necessidade dela.

Fundamentos da Administração e Ênfase nas tarefas

Administração Científica

O primeiro a procurar resposta aos problemas da produção desordenada na era industrial foi Taylor . Ele teve a idéia de buscar a solução através do estudo de tempos e movimentos, denominada Teoria Cientifica da administração .Seu método consistia em aprimorar o processo fabril no que se refere aos movimentos necessários para realização de tarefas e assim otimizar o tempo no processo.

Taylor implantou a racionalização do trabalho e buscou erradicar a vadiagem .O incentivo do trabalho era apenas monetário.A empresa era uma organização fechada movida por homens e maquinas que tinham igual tratamento.Para Taylor os princípios fundamentais eram: planejamento, seleção,controle e execução.

Ênfase na estrutura

Teoria Clássica

Pela necessidade de melhorar cada vez mais e solucionar problemas identificados como de ordem administrativa, Fayol implantou a Teoria Clássica. Fayol era regido por funções universais de administração como: prever, organizar,comandar,coordenar e controlar.

Fayol propunha eficiência na estrutura e implantação de lay-outs e estabeleceu funções básicas nas empresas como: comercial, financeiro, segurança,contabilidade, técnicas e administrativas. Estipulou princípios básicos como: divisão do trabalho, autoridade, disciplina, unidade de comando e unidade de direção,subordinação do interesse pessoal ao geral,centralização, hierarquia,ordem, equidade, iniciativa, emprego estável e espírito de equipe.

O precursor da próxima teoria, Max Weber, com a Teoria Burocrática baseada em regras e procedimentos explícitos e regularizados, tinha finalidade da divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.

Teoria Burocrática

A segunda estrutura organizacional nasceu em 1864-1920 feita pelo sociólogo Max Weber chamada teoria da Burocracia, burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais. Em princípio, o termo pode referir-se a qualquer tipo de organização - empresas privadas, públicas, sociais, com ou sem fins lucrativos. Popularmente, o termo é também usado com sentido pejorativo (humilhante/desagradável). Segundo essa teoria um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada, muito minuciosamente e, em hipótese alguma, permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho. A Sociologia da Burocracia propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplicá-los na prática em suas empresas. Segundo sociologo Max Weber os principios da organização Burocratica sao divididas em sete dimensões principais sendo elas:

Formalizaçao: O negócio oficial é conduzido em uma base contínua de conhecimneto empírico.

Divisão trabalho: O dever de cada funcionário ao fazer certo tipo de trabalho é delimitado em termos de critérios impessoais, os funcionário tem a autoridade necessária para realizar suas funções tal como definidas

Principio da hierarquia: A responsabilidade e autoridade de cada funcionário são partes de uma hierarquia de autoridade vertical, com respectivos direitos de supervisão e apelação.

Impessoalidade: Os funcionários não são proprietários dos recursos necessários para desempenho das funções a eles atribuídas mas são responsáveis pelo uso desses recursos.

Competência tecnica: A renda e os negócios privados são rigorosamente separados da renda e negócios oficiais.

Separação entre propriedade e administradores: O escritório não pode ser apropriado pelo seu encarregado (herdado, vendido, etc.).

Profissionalização do funcionário: O negócio oficial é conduzido na base de documentos escritos.

A pouco tempo Hall verificou que das setes dimensões apresentadas por Weber, cada grau de burocratização varia para cada empresa, algumas empresas podem ser extremamente burocratica e outras um pouco menos burocratizada, de um ponto de vista tecnico a burocracia representa uma eficiencia nos objtivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com