TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE EQUIPES

Por:   •  28/1/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal Fluminense – UFF

Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino – LANTE

Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD - PIGEAD

Disciplina: Gestão de Curso a Distância – GCD

GESTÃO DE EQUIPES

ATIVIDADE 4

Aluno (a): ROBSON P. DE MACEDO.

Grupo: 02

Tutor: ALBERTO

Data 31/10/15

A partir das considerações do texto base e do material de apoio, responda as seguintes questões:

  1. Quais os principais desafios a serem superados na implantação efetiva de Núcleos ou Centros de Educação a Distância – NEAD’s ou CEAD’s nas Universidades Públicas brasileiras?

R: Para implementação é necessário ter: 1 um Professor com formação e/ou especialização na área de educação a distância, de livre designação e exoneração do Reitor; ter: Coordenador; Responsável Acadêmico-Pedagógico; Responsável Acadêmico-Administrativo; Professores; Tutores; Pessoal Técnico-Administrativo; Web Designer; Tutores presenciais e docentes; e Pessoal técnico de apoio.

O Decreto 5622/05 regulamenta o art. 80 da lei 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e em especial a Educação à Distância, nela estão contidas diversas normas dentre elas o art. 12 fala bastante sobre toda estrutura.

  1. Como se caracteriza uma equipe multidisciplinar na gestão de EAD, seus atores e funções?

R: Segundo Lícia Giesta em seu trabalho ilustrativo e explicativo no ambiente de acolhimento da página inicial do curso PIGEAD de cada cursista afirma ser assim no PIGEAD:

“Tutor Presencial (TP), que é uma referência administrativa dos cursos, é a ele que o aluno deverá remeter suas dúvidas de ordem estrutural e de apoio ao seu curso, tais como: avaliações presenciais, entrega de trabalhos, recebimento de material didático, tirar dúvidas sobre acesso à plataforma. Toda disciplina tem, pelo menos, um Coordenador de Tutoria (CT), que é o responsável pelo acompanhamento do trabalho dos tutores. (TD) e, se este não puder ajudar ao cursista, e deverá procurar Coordenador de Tutoria (CT) do seu grupo. A gestão dos cursos é feita pela Coordenação Operacional. A gestão dos tutores e coordenadores de tutoria é feita pela Coordenação Geral de Tutoria. A CGT está vinculada à COOP e acompanha todo o processo tutorial, em um trabalho colaborativo com os coordenadores de disciplina, com as coordenações dos Cursos e com os coordenadores de polo.”

Desta forma abaixo:

[pic 1]

A Dra. Vanessa Battestin Nunes e outros afirmam que são estes:

No modelo de educação a distância do curso PIE, temos como participantes do processo, entre outros, os seguintes profissionais: coordenador de curso; coordenador de tutoria; pedagogo; revisor de textos; designer instrucional; coordenador de TCC; professores conteudista e formadores; tutores a distância e presenciais; orientadores de TCC e, é claro, o aluno, foco central de todo o processo. Essas serão destacadas a seguir. A equipe de coordenação é responsável pelo planejamento e execução do curso, a qual é formada pelo coordenador de curso, o coordenador de tutoria, o pedagogo, o designer instrucional e o coordenador de TCC. Os professores conteudista são responsáveis pelo planejamento e preparação dos conteúdos e das salas de aulas virtuais no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), enquanto os professores formadores são responsáveis pela gestão da disciplina e pela adequação de atividades e avaliações. No curso PIE, normalmente estes papéis são realizados pela mesma pessoa. Os tutores presenciais e os tutores a distância realizam interações diretamente com os alunos. Enquanto os tutores presenciais encontram-se presencialmente nos polos de apoio presencial, para sanar dúvidas gerais do curso, da metodologia e das ferramentas utilizadas, os tutores a distância são responsáveis por orientá-los em seus estudos, além de avaliá-los e sanar dúvidas das disciplinas, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (198.6 Kb)   docx (123.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com