TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.204 Palavras (17 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 17

                        [pic 1]

                         UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

383035 – ANYE ELIZA DOS SANTOS PRADO

369315 – CLAUDIO MARCIO CORREA SAMPAIO

383108 - JUSSARA DE SOUZA DA ROCHA

365478 - THAIS VIVIAN LIMA DE CARVALHO

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS, sob orientação do tutor Eliezer Grillo.

CAMPO GRANDE

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO3

A EMPRESA4

OS PRODUTOS4

MISSÃO E VALORES 5

OPORTUNIDADES DE EXPORTAÇÃO 6

MERCADO ALVO : CHINA7

ESTRATÉGIA DE VENDA9

INTERNACIONALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS 9

FORMA DE DISTRIBUIÇÃO 9

DOCUMENTOS PARA EXPORTAÇÃO.12

CÁLCULO DO PREÇO DE EXPORTAÇÃO14

CONCLUSÃO17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS18

INTRODUÇÃO

Esta Atividade Pratica Supervisionada tem como objetivo principal a realização de estudos do mercado lácteo chinês, assunto este que ainda é pouco mencionado entre os veículos de comunicação.

Possui o intuito de análise da situação, em função das boas oportunidades identificadas na China, proporcionadas pelo aumento do poder de consumo de sua população. Buscou-se, através da pesquisa exploratória, conhecer sobre as particularidades do mercado, de forma a fornecer às empresas de laticínios informações relevantes para a tomada de decisão, no que julgue, exportar ou não para esse mercado. Foi identificado, através do levantamento de seus hábitos alimentares, o produto mais adequado à exportação aos chineses, bem como o potencial importador desse produto, e a participação do Brasil nas exportações do segmento ao país observado.

Verificou-se que o Brasil não possui grande representatividade no mercado chinês de produtos lácteos, em virtude da alta competitividade de países produtores como Austrália e Nova Zelândia, que são os principais fornecedores da China.

O projeto realizou-se através da evidência à realidade do mercado leiteiro chinês, onde possuiu, como dados fundamentais para o desenvolvimento do projeto,  coleta de informações, tais como: consumo chinês de leite ou lácteos, projeções para o mercado leiteiro chinês e principais países exportadores para a China. Os dados foram obtidos através de portais eletrônicos, inerentes a comércio exterior, e também informações fornecidas pela SECOM (Secretaria de Comércio Exterior) em contato prévio, onde forneceram um estudo completo do mercado leiteiro chinês, com projeções de demanda para até 2022

A EMPRESA

  • JCA’T Comercio distribuição e logística internacional.
  • Com Sede em Campo Grande /MS
  • Filial em Santos /SP
  • 15 funcionários em CGR e 10 em Santos

JCAT é uma Distribuidora de leite e derivados de leite, tem sede em Campo Grande – MS onde tem como principal função o comercia e a distribuição de leite e derivados de leite. A Filial de Santos/SP fica próximo ao Porto de Santos, pois é o filial responsável pela exportação dos produtos para o Comercio Exterior.

Sua localização é estratégica, pois com a demanda recebida, diminuem-se os custos logísticos, porque os produtos são negociados primeiramente e regiões próximas a São Paulo em grandes cooperativas de leite e laticínios próximos a região de São Paulo e Paraná.

OS PRODUTOS

Os  principais produtos comercializados pela JCAT são :

Achocolatado

Bebida Láctea Fermentada

Coalhada

Composto Lácteo

Creme de Leite

Doce de Leite

Iogurtes

Bebida Láctea UHT com Sabor

Leite Condensado

Leite em Pó

Leite Fermentado

Leite Pasteurizado

Leites Especiais

Leite UHT

Manteiga

Requeijão


Os produtos são todos distribuídos no Comercio Local de Campo Grande, em Pequenos comércios, sorveterias, padarias e grandes redes de Mercados e Hipermercados.

A filial de Santos é responsável pela Exportação de Leite Longa Vida personalizada para o comercio exterior.

O Produto exportado pela JCAT é o Leite Líquido longa Vida.  Após levantamento dos produtos foi verificado que o melhor produto a ser exportado é o Leite Longa Vida tendo em vista a procura no mercado alvo e sua fácil logística. Foi ainda detectado que este é o único produto licenciado para exportação na empresa, segundo o SIF (Serviço de Inspeção Federal). As características do produto para exportação sofrerão poucas alterações. Esse produto é preparado no Laticinio. Possui shelf life de seis meses e é acondicionado em embalagem Tetra Pak.

- Caixa de embarque: 12 unidades de 1 litro;

- Tipo de embalagem: Tetra Pak;

- Paletização: 6 camadas x 12 caixas;

- Validade/Shelf Life: 6 meses.

MISSÃO E VALORES

Missão

 Nosso compromisso é comercializar e distribuir produtos de origem láctea e garantir a qualidade do produto para o consumidor final.

Valores

 “Ser uma empresa de excelência na área Distribuição e exportação, contribuindo para o bem-estar da sociedade, dos funcionários, dos sócios e todos os participantes da cadeia produtiva, agindo com sustentabilidade e proteção do meio ambiente”.

OPORTUNIDADES DE EXPORTAÇÃO.

Após pesquisas executas foram levantados vários fatores que identificam e justificam as oportunidades para exportação do produto.

  • Receio de lançar-se no mercado externo, devido pouco conhecimento operacional.

Existem inúmeros laticínios no Brasil, porem a maioria deles desiste da importação devido a grandes burocracias e exigências para exportação do produto.

  • Preço dos Produtos em Baixa, mas exportação em Alta.

A oferta do produto é bastante ampla e no brasil há até excedentes de produção, em pesquisa realizada pelo MAPA , demostra que até 2020 haverá um excedente na produção de leite de 4,48 Bilhões de litros, isto torna o produto barato dentro do mercado interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (567.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com