TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS (Importação e Exportação)

Por:   •  19/10/2016  •  Artigo  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. Resumo..................................................................................................... 4

2. Histórico do País....................................................................................... 5

3. Negócios Internacionais (Barreira tarifaria e não tarifarias)............. 6

4. Analise Macroeconômica.......................................................................... 6

5. Últimos 20 anos.......................................................................................... 7

6. Estratégias de Marketing........................................................................... 8

7. Logística de Distribuição........................................................................... 8

8. Referências Bibliográficas....................................................................... 9

1. Resumo

Realizado o estudo exploratório e uma breve discursão sobre exportação e importação, estaremos iniciando o desafio de desenvolver um processo de exportar o produto escolhido, neste caso o Vinho da Serra Gaúcha para o país escolhido a Alemanha. O estudo possibilitou analisar as oportunidades e dificuldades enfrentadas pelos empresários brasileiros na inserção internacional de um produto ainda não bem consolidado no mercado nacional.

Com analises feita de como funciona todo este processo, será apresentado às barreiras e os benefícios que contem neste fato em seu dia a dia.

Este desafio tem como objetivo promover o crescimento, desenvolvimento e mudanças na economia Brasileira.

2. Histórico do País

Alemanha

Geografia: Está localizada na Europa Central, possuí um clima temperado úmido, seu território está em terras férteis e cultiváveis, tem uma superfície de 357.000 Km2, que se estende de altas montanhas a cordilheiras médias e terras baixas. A Alemanha é um dos países mais frios da Europa na época do inverno. Nesta estação, os termômetros podem atingir até 15 graus negativos.

Características Culturais: Os alemães adoram carne suína, a carne de porco é a mais popular do país e serve de base para diversos pratos típicos da culinária alemã. Além desta carne, as batatas e as salsichas também são muito consumidas nos país. Existem várias receitas alemãs a base de cerveja e presunto e é muito um o hábito de misturar frutas aos alimentos.

Na rua os alemães nunca atravessam se o sinal não estiver verde, pode não haver um único carro num raio de um quilômetro que, mesmo assim, ninguém atravessa a estrada. A bebida alcoólica mais consumida na Alemanha é a cerveja, o povo alemão é um dos maiores consumidores mundiais desta bebida. No país, existe cerca de 1.200 cervejarias, a idade mínima para o consumo de bebidas alcoólicas é de 16 anos. O futebol é o esporte número um na preferência do povo alemão. Vale lembrar que a seleção alemã de futebol já foi três vezes campeã da Copa do Mundo FIFA de Futebol, a Federação Alemã de Futebol conta com mais de 26.000 clubes, maior número de associados do que qualquer outra federação esportiva do mundo. Características Populacionais: 82,9 milhões de habitantes, estrutura etária composta por 0 a 14 anos: 12,88%, 15 a 64 anos: 65,67% e 65 anos ou mais: 21,45%, dividida entre população urbana: 74% e população rural: 26%. Dados Econômicos: Alemanha é a economia mais rica da Europa, seus principais setores econômicos são a indústria (automóveis, química, medicamentos), tecnologia, finanças, construção civil, turismo e agricultura. A moeda de circulação é o Euro.

O crescimento do PIB (em 2015) foi de 1,7%, sua composição do PIB por setor da economia: serviços (69,1%), indústria (30,2%) e agricultura (0,7%) relativa no mesmo período.

Principais produtos exportados: máquinas, veículos, produtos químicos, metais e manufaturas, produtos alimentícios, têxteis.

Principais produtos importados: combustíveis e óleos minerais, máquinas e equipamentos elétrico /mecânicos e produtos farmacêuticos.

Principais parceiros econômicos (exportação): França, Estados Unidos, Holanda, ReinoUnido, Itália. Principais parceiros econômicos (importação): Holanda, China. França, Estados Unidos, Itália. Exportações (em2015): US$1,292trilhão.

Importações (em 2015): US$ 983,9 bilhões.

3. Negócios Internacionais (Barreira tarifaria e não tarifarias)

A Alemanha mostra-se mais uma vez atraente ao investimento, com muito poucas barreiras e pé requisitos à entrada, e com um quadro jurídico semelhante ao do nosso país, os investidores não necessitam de ter em conta formalidades especiais. É sim necessário registar a empresa no Registo Comercial, e se possível entregar os valores de investimento no Banco Central do Estado unicamente para fins estatísticos.

Para processar as importações de origem brasileira na Alemanha é necessário que

O exportador providencie a emissão de documentos como: romaneio de embarque

Registro de exportação, fatura comercial, conhecimento de embarque, fatura pro forma e certificado de origem.

As empresas que exportam podem utilizar mecanismos que contribuem para uma diminuição dos tributos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (571.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com