TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

Relatório de pesquisa: GESTÃO FINANCEIRA E NEGÓCIOS EMPRESARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Sabemos que o planejamento é o princípio mais importante da gestão empresarial para as pequenas e grandes empresas, corporações, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos ou simplesmente para a vida particular de cada pessoa. Com isso, pode-se dizer que todos os gestores fazem algum tipo de planejamento que, em algumas das vezes, nas pequenas organizações acabam que os planos não são formalizados. Com o crescimento das atividades empresariais os planejamentos informais deixam de ser suficientes e passam a ter necessidade de um planejamento formal, ou seja, é preciso planejar as diretrizes, as estratégias, as metas, os objetivos e as ações que garantam a continuidade e o aumento da riqueza dos acionistas ou proprietários. E é nesse sentido que o orçamento empresarial é o instrumento que contempla formalmente as metas e objetivos funcionando assim como meio para se comunicar e informar como a empresa esta caminhando. Dessa forma oorçamento empresarial não deve ser entendido como instrumento limitador e controlador de gastos e sim como uma proteção das atividades financeiras das organizações.

CONCEITOS DE GESTÃO FINANCEIRA

Podemos perceber também que a gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, podendo ser encontrada em qualquer organização e ás quais cabem às análises concretas incluindo decisões e atuações que estão relacionadas com os meios financeiros necessários a mesma atividade da organização. Dessa forma a função financeira integra todas as tarefas ligadas a obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a rentabilidade dos recursos nela aplicados. Os princípios financeiros sempre serão aplicados em algum momento seja em uma grande empresa ou em uma de pequeno porte. Um exemplo disso é os micro mercados, eles são um nicho que grande parte da população tem atuado. Deve-se ter o controle de tudo o que se passa na empresa sendo importante para o gestor e qualquer atitude tomada é preciso que a gestão financeira apresente bons resultados. Deve-se tomar muito cuidado e pensar bastante para que nada de errado.

GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

O gerenciamento das necessidades de caixa nas organizações nos dias atuais é de suma importância, visto que as mudanças são cada vez mais rápidas por causa da globalização e também muitas empresas vem perdendo a sua continuidade por falta da administração do caixa. Entende-se como fluxo de caixa, é um relatório que trabalha com informações atuais e não com dados passados, é dinâmico emostrando de forma transparente a verdadeira situação financeira da empresa. Com a nova conjuntura econômica mundial é indispensável que o administrador financeiro da empresa esteja preparado para novos desafios. Se for preciso administrar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa e o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável à boa gestão das organizações. A aplicação do fluxo de caixa nas empresas e a avaliação da capacidade informativa do fluxo de caixa, frente à demonstração do resultado do exercício, comparando as informações geradas por essa no que se importa para a gestão empresarial e reforçando ainda mais a ideia de que o fluxo de caixa é imprescindível à administração, pois é o mecanismo mais adequado para a obtenção das informações pertencentes aos seus ingressos e desembolsos por meio dos relatórios geridos por essa prática, servindo como ferramenta de gestão financeira e estratégica.

PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTOS

As decisões de investimentos dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para a aplicação de ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis em longo prazo e permanentes), considerando a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos. Com isso podem-se citar algumas das principais decisões de investimentos. Aplicações financeiras de longo e médio prazo, empréstimos concedidos, participação em controladas e coligadas participações em outras empresas, terrenos, obras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com